Vídeos – Campus Curitiba
Vídeos

Vídeos

Atualizado em

Copiado!

YutubeEduPlataforma que seleciona e agrega vídeos de educação feitos por professores brasileiros

A Khan Academy oferece exercícios de matemática, química, biologia, física e o grande diferencial é que o professor pode criar turmas e atribuir tarefas que podem ser avaliadas. Para o estudante, após realizar um cadastro tem acesso aos conteúdos como aulas e exercícios.

Recursos para Videoaulas:

 ApowerREC é uma ferramenta gratuita que permite que você grave a tela, webcam e microfone do seu computador, e salve o vídeo no seu disco local ou faça o upload em nuvem. Tem versões para Windows e Mac OS, além de um app para Android.

Activepresenter, tem uma grande vantagem, além de exportar no formatos mais comuns, como PNG, JPEG, AVI, entre outros, disponibiliza o SCORM, especialmente desenvolvido para ambientes online.

aTube é uma suite com uma série de ferramentas de vídeo, que além de captura de tela, também tem funcionalidades como versão de vídeos para outros formatos, extração do áudio, etc. A ferramenta de captura permite que você grave apenas o áudio, mas não a webcam.

CamStudio é um software que permite que você grave sua tela, microfone e webcam, e exporte definindo diferentes formatos e qualidade. Não tem uma ferramenta integrada para edição, e é compatível com Windows.

iMovie Fácil e prático de usar o iMove tem um pouco mais de recursos que o Windows Movie Maker, o programa para gravar vídeos da Microsoft. Apesar de ser da Apple e voltado para Mac, existe a versão PC deste programa para gravar aulas online.

Lightworks é um programa para gravar aulas online pago, mas conta com uma excelente versão gratuita, considerada uma das melhores.

É prático de usar e conta com aplicação de filtros, exportação para formatos online, uso de filtros e outras funcionalidades.

Loom é uma extensão para Google Chrome que permite que você grave sua tela, microfone e webcam. Você pode optar entre somente câmera, somente tela ou os dois. Após finalizada a gravação, seu vídeo é enviado para sua conta no Loom, de onde você pode cortar, baixar ou compartilhar o link para acesso.

OBS Studio (mais profissional) (Open Broadcaster Software) é um programa gratuito utilizado para a gravação e transmissão de vídeos pela internet. Ele permite que você adicione sua webcam lado a lado com a imagem da sua tela, e tem versões para Windows, Linux e Mac OS. Este post traz um tutorial detalhado de como instalar e utilizá-lo para gravar sua videoaula.

Screenflow é um software que além de possibilitar ao criador de conteúdo gravar e editar os vídeos, tem um grande diferencial se comparado com as outras ferramentas. O Screenflow proporciona que o usuário faça captura de tela. Esse recurso é ótimo para quem precisa transmitir algum material gráfico durante sua aula. Por exemplo, se você tem como auxílio alguns slides e precisa passá-los durante sua aula, esse software consegue fazer isso por você.

Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho

 

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.