Dúvidas Frequentes


  • Como cadastrar um projeto de pesquisa, extensão e inovação?

Desde 2020, todos os projetos desenvolvidos no IFPR devem ser cadastrados no SisCOPE.

A plataforma contém alguns vídeos explicativos para o cadastro de usuários, projetos e submissão para editais, confira AQUI.


  • Por que não é contabilizada a carga horária do meu projeto no Planif ou no Dashboard do SisCOPE?

Há várias razões para que isso ocorra:

– Primeiro, verifique o período cadastrado. Se a data final está vencida, o sistema considera que o projeto não está mais em execução. Alterar a data final.

– O projeto não está no status “Em execução”. Somente projetos que passaram por análise entram nesse status.

– Não foi cadastrada a carga horária na área de participantes do projeto.

Por fim, se a carga horária é contabilizada no SisCOPE, mas não no Planif, verifique se foi cadastrado o SIAPE correto em ambos os sistemas.


  • Não encontro o nome do colaborador para incluí-lo como participante no meu projeto

O cadastro deve ser feito por cada servidor no SisCOPE. Se você não localizou o nome na lista é porque este servidor ainda não realizou o cadastro no SisCOPE.


  • Posso participar de projetos em outros campi? Contabilizará à minha carga horária?

Sim, é possível. A carga horária será contabilizada normalmente. Nesse caso o servidor terá dois acessos ao SisCOPE podendo gerenciar seus projetos em mais de um campus.


  • Posso inserir como colaborador servidores de outros campi?

É necessário solicitar à DPEI, que solicitará à PROEPPI, que seja criado vínculo no SisCOPE em outro campi para que o proponente tenha acesso aos servidores do mesmo.


  • Como e quando devo cadastrar um relatório de projeto?

Os relatórios devem ser cadastrados no SisCOPE: página de relatórios.

O relatório anual deve ser cadastrado sempre na data de aniversário do projeto. Ou seja, o projeto foi cadastrado em 01/01/2021, o relatório anual deverá ser apresentado em 01/01/2022.

O relatório semestral pode ser substituído pela apresentação do oral na SEMPEI (Semana de Pesquisa, Extensão e Inovação), conforme cronograma divulgado pela DPEI.


  • Como renovo meu projeto no SisCOPE?

O projeto é renovado a partir do envio do relatório anual do projeto. O coordenador do projeto deve selecionar o modelo de relatório “Parcial”.


  • Como editar informações de um projeto?

Os projetos podem ser editados em sua tela de projetos no SisCOPE, clicando no botão “Alterar” .

Se o projeto está no status “em execução”, o projeto fica travado para edições. Assim, deverá solicitar à DPEI a liberação para edição do projeto.


  • Como inserir colaboradores externos?

É necessário solicitar à DPEI a inclusão do colaborador externo enviando os seguintes dados: nome, email, CPF, telefone, Titulação, endereço lattes,  e depois inseri-lo na aba Participantes.


  • Como fazer o cadastro de alunos em um projeto?

Você pode cadastrar os estudantes vinculados aos seus projetos em https://cope.ifpr.edu.br/telapesquisadoraluno.php

É possível inclusive realizar o cadastro de voluntários. Os alunos voluntários podem ser certificados pela DPEI conforme solicitação do coordenador do projeto.


  • Como ser avaliador de editais do IFPR?

Para ser avaliador, o interessado deve se cadastrar no SisCOPE e, quando acessar o sistema como usuário, selecionar a opção que surgirá na aba superior “Desejo participar como avaliador”. É importante que o cadastro seja realizado de forma completa e que o currículo Lattes esteja atualizado.


  • Em quanto tempo meu projeto será avaliado?

O parecerista recebe um prazo de 30 dias para avaliação do projeto.


  • Em quanto tempo devo devolver/justificar as correções indicadas no parecer?

Caso o parecer do seu projeto indique pendências, elas deverão ser sanadas ou justificadas no prazo de 30 dias. No SisCOPE o proponente reenvia o projeto com as correções solicitadas.


  • No que consiste a declaração de ausência de pendências perante o COPE?

A declaração pode ser emitida em caso de regularidade quanto ao cadastros de projetos, entregas de relatórios parciais ou finais, total de carga horária destinada à pesquisa e extensão, comprovação de realização de atividades de pesquisa e extensão fora do campus ou ausência de outras pendências, de acordo com a regulamentação do Comitê de Pesquisa e Extensão.

Essa declaração é exigida para participar de editais institucionais de bolsas e também pode ser utilizada para instruir o processo de progressão docente.


  • Como participar dos editais de pesquisa, extensão e inovação do IFPR?

Os editais são publicados e gerenciados pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Os projetos devem ser submetidos pelo SisCOPE.

Você pode acompanhar os editais abertos, em andamento e encerrados pela página da pró-reitoria: Editais PROEPPI


  • Qual a carga horária que deve ser disponibilizada para pesquisa, extensão ou inovação?

Devem ser cumpridas 16 horas semanais pelos docentes em regime integral e DE, conforme art. 12 da Resolução 02/2009:

Art. 12. Os docentes em regime de tempo integral de 40 (quarenta) horas e dedicação exclusiva, exceto os docentes afastados na forma da lei, estão obrigados ao cumprimento de 16 (dezesseis) horas em atividades de pesquisa e/ou extensão.Parágrafo único. Os docentes em regime de tempo integral de 40 (quarenta) horas e dedicação exclusiva que não desenvolvem atividades de pesquisa e extensão terão a carga horária automaticamente destinada às atividades de apoio ao ensino e para aula.


  • Quando devo submeter um projeto ao CEP?

Os projetos que realizam pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo. Junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), forma um sistema com a finalidade de: defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, garantindo sua proteção; contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, observadas a política, as diretrizes e as normas para a pesquisa no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Para maiores informações, consulte a Página CEP IFPR.


  • Quando devo submeter um projeto ao CEUA?

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto Federal do Paraná é uma instância colegiada com abrangência institucional que tem por finalidade cumprir e fazer cumprir no âmbito de suas atribuições, de acordo com os Princípios Éticos na Experimentação Animal.

Todo projeto, aula prática ou atividade de extensão, desenvolvido por profissional de nível superior, graduado ou pós-graduado, vinculado ao IFPR, seja ensino ou pesquisa que envolva animais do Filo Chordata, subfilo Vertebrata, deve obrigatoriamente ter aprovação do CEUA, conforme Lei Federal Nº11.794 de outubro de 2008.

Para maiores informações, consulte a Página CEUA IFPR.


  • Quando um projeto deve ser cadastrado no SisGEN?

Todo pesquisador que, para execução de sua pesquisa, realiza acesso a patrimônio genético e/ou conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético deve obrigatoriamente realizar o cadastro de sua pesquisa no SisGEN.

O SisGEN é o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado. É um sistema eletrônico criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGen – na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado.

Para mais informações, confira a Nota Técnica 01/2018 – PROEPPI IFPR.


  • Onde posso consultar os projetos desenvolvidos no IFPR?

Você pode consultar no portal de transparência do SisCOPE: https://cope.ifpr.edu.br/transparencia.php


  • Preciso proteger a propriedade intelectual do meu projeto, como proceder?

Inicialmente, consulte o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Campus Curitiba para avaliar a viabilidade de proteção do seu projeto. O responsável atual pelo NIT é o professor Luis Lima.

Aqui você poderá consultar um fluxo resumido para o pedido de proteção da propriedade intelectual: Fluxo PI.

R. João Negrão, 1285 – Rebouças, Curitiba – PR, 80230-150.

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