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Perguntas frequentes sobre o momento de Pandemia


O Campus Curitiba está funcionando?

O Campus Curitiba continua aberto para atividades essenciais, como a fabricação de EPIs e pesquisas diretamente ligadas à pandemia, atividades de limpeza e preservação do patrimônio. O funcionamento administrativo e pedagógico tem sido realizado de forma remota, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Posso ir ao campus?

Somente para retirar atividades ou cesta básica (se foi contemplado). Seu acesso fica limitada à portaria. Não é permitido passar as catracas nem circular em qualquer ambiente do campus. É preciso garantir a segurança de todos frente à COVID.

Nesse momento você deve evitar ir ao campus.  #fiqueemcasa

E se eu precisar de algum atendimento presencial?

Você pode enviar sua dúvida para o e-mail dos setores competentes. Preferencialmente, as situações serão atendidas por meio virtual. Na impossibilidade de resolução por esse meio, idas ao campus devem ser agendadas. 


Até quando vai durar a suspensão das aulas presenciais no campus?

O campus Curitiba segue as normatizações estabelecidas pela Reitoria sobre esse assunto. A partir dos estudos e indicações feitos pela  Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Covid-19 e pelas recomendações de autoridades sanitárias, a Reitoria analisa mês a mês a viabilidade de retorno, que depende de mudanças no cenário de contágio. Dessa forma, não é possível informar uma data limite para a suspensão das atividades presenciais. O que sabemos até agora é que a suspensão das aulas no campus está prevista para até 31 de julho de 2020.

Vamos ter aula online?

Não necessariamente. Serão ofertadas atividades pedagógicas não-presenciais (APNP), que podem incluir momentos online com o professor ou não, dependendo do Plano de Ensino de cada docente. Preferencialmente, os professores farão uso de métodos assíncronos, como vídeos, textos, etc. 

 Como posso saber sobre essas atividades no meu curso?

Através do Planif . Lá estarão todos os planos de ensino com os detalhes sobre as atividades. Além disso, você poderá entrar em contato com a coordenação do seu curso para maiores informações.

E os alunos que não têm acesso à internet e/ou acesso a computador ou celular?

Os colegiados fizeram estudos iniciais para verificar situação de acesso à internet para os estudantes e situações de vulnerabilidade. Nestes casos, estamos estudando a possibilidade de enviar as atividades por correio ou entregar na casa dos estudantes com ajuda do motorista do Campus. 

O que foram atividades complementares?

Foram atividades que os professores e coordenadores enviaram aos estudantes para manter o vínculo com os estudos e também como forma de atender aos pedidos de alguns estudantes por atividades para ocupar o tempo. As videoconferências de manutenção de vínculo com os estudantes também foram consideradas atividades complementares.

As atividades complementares contarão como carga horária de aula?

Não. Essas atividades foram enviadas em período de suspensão do calendário e com o objetivo de manter contato com a escola, não compondo carga-horária de componentes curriculares. Serão validadas as aulas e/ou atividades a partir do momento que for implementado o ensino à distância (APNP), ou seja, a partir de 29/05/2020.

Quando serão as formaturas que estavam agendadas para maio?

Em princípio, será no dia 27 de setembro, na Ópera de Arame, mas temos que aguardar como o cenário da pandemia estará próximo a essa data. Caso não seja possível, essas poderão ser online.


O que o IFPR está fazendo em relação à COVID  para uma volta segura dos estudantes, servidores e colaboradores?

Desde o início da pandemia, foi instituída a Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Covid-19, composta por docentes, técnicos, médicos e enfermeiros do IFPR. Entre suas tarefas, a Comissão estuda protocolos de higiene e limpeza para a prevenção do contágio e enfrentamento da pandemia, a fim de que o retorno às aulas presenciais seja feito de forma segura. 

O que está sendo feito em relação ao bem-estar físico e emocional de alunos e servidores?

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, servidores e estudantes devem cumprir distanciamento social e por isso foram liberados das atividades presenciais. Os setores ligados à Direção de Ensino tem trabalhado intensamente na produção de materiais orientativos, campanhas e momentos de diálogo com a comunidade a fim de colaborar com estratégias para lidar com esse momento. Alguns dos materiais orientativos produzidos:

Mantenha sua saúde mental em dia! Material elaborado pela Seção Pedagógica, Direção de Ensino e Projeto Loucos pela Vida do Campus Curitiba.

Serviços de Apoio Psicológico e Social, a fim de orientar a comunidade sobre serviços de atendimento psicossocial durante a pandemia. 

Fique bem, desenvolvido pelo Coletivo de Psicólogos do IFPR, com dicas de cuidado à saúde mental. 

Estou com sintomas de gripe. O que devo fazer? Orientações de saúde desenvolvido pelos enfermeiros do campus

O que fazer em casa neste período de pandemia? Sugestões de atividades para passar o tempo de forma saudável.

Além disso, os setores estão em discussão constante com Pró-reitoria de Ensino, CGPC e Colegiados para o planejamento de atividades pedagógicas não-presenciais e seu acompanhamento, bem como rodas de conversa com os estudantes.


A biblioteca irá cobrar multa pelos livros que não foram entregues após o início da suspensão das aulas? 

Não, a biblioteca não aplicará multas, pois o seu funcionamento foi suspenso junto com o calendário. Não se preocupe.

Poderemos utilizar a biblioteca durante as Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNP)?

Não, para segurança de todos. A Biblioteca do Campus não será aberta porque os livros podem servir como meio de contágio da COVID. Recomendamos o uso da Biblioteca Virtual Pearson. Veja o Tutorial para acesso. Basta fazer seu cadastro e acessar. Não precisa emprestar nem devolver.


Como ficam os programas das Assistência Estudantil durante o período das aulas online?

Os programas PBIS, PEA e Monitoria foram cancelados a partir de 24 de junho de 2020 e foram divulgados novos editais com novas normativas :

  • Edital nº 107 de 24/06/20 (Monitoria 2020)

https://sei.ifpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=847314&id_orgao_publicacao=0

  • Edital nº 108 de 24/06/20  (Programa de Bolsas de Inclusão Social – PBIS 2020)

https://sei.ifpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=847325&id_orgao_publicacao=0

  • Edital nº 109 de 24/06/20 (Programa Estudante Atleta – PEA 2020)

https://sei.ifpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=847314&id_orgao_publicacao=0

Qualquer dúvida entrar em contato com a Seção de Assuntos Estudantis:

PACE Veteranos e PACE Calouros  estão suspensos, porém os estudantes destes programas foram contemplados com o PRASE (Programa de Auxílio a Situações Emergenciais). Todos estes programas terão novos cronogramas, que serão notificados pela CAES, a partir da normalização das atividades.

Posso me inscrever para o PRASE (Programa de Auxílio a Situações Emergenciais)?

Não, este auxílio é para os estudantes que já estão contemplados com o Pace Veteranos e Pace Calouros.


Foram feitas ações solidárias neste momento de pandemia?

O campus Curitiba fez uma campanha para arrecadar cestas básicas que foram entregues aos alunos de maior vulnerabilidade que não conseguiram o auxílio PACE. Alguns professores do Campus estão envolvidos numa grande ação solidária, envolvendo empresas e instituições de ensino, para a fabricação de máscaras escudo (face shield) destinadas à hospitais. 

 

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