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Perguntas frequentes sobre o momento de Pandemia


1. Como entrar em contato com o campus?

Por gentileza, sempre que enviar um e-mail, identifique seu nome, nome do estudante, curso e ano. Nos ajuda a agilizar a solução. Atendimento telefônico não está sendo realizado pois o campus está fechado e todos os técnicos e professores estão trabalhando em casa, no modelo de teletrabalho. Portanto, toda a comunicação é feita através do nosso site e e-mails. Assuntos específicos dos cursos devem ser encaminhados para a coordenação de curso ou para a Seção Pedagógica. Não esqueça de consultar o Site do Campus Curitiba com frequência: https://curitiba.ifpr.edu.br/

Coordenações de curso e docentes

https://curitiba.ifpr.edu.br/menu-academico/docentes/

Coordenações de Ensino

Médio Integrado – Giancarlo de França Aguiar – giancarlo.aguiar@ifpr.edu.br 

Subsequente/Superior/Pós – Luiz Ailil Vianna Martins – luiz.martins@ifpr.edu.br 

Seção Pedagógica

Página: https://curitiba.ifpr.edu.br/menu-academico/secaopedagogica/

E-mail: secao.pedagogica.curitiba@ifpr.edu.br

Seção de Assuntos Estudantis

Informações sobre bolsas e auxílios.

E-mail: assuntos.estudantis.curitiba@ifpr.edu.br 

Direção de Ensino

Larissa Lopes Mellinger – direcao.ensino.curitiba@ifpr.edu.br 

Direção de Pesquisa e Extensão

Vilmar Fernandes – dpei.curitiba@ifpr.edu.br 

Direção Geral

Adriano Willian da Silva Viana Pereira – direcao.geral.curitiba@ifpr.edu.br 

Biblioteca: consultar e-books (livros online)

Página: https://biblioteca.ifpr.edu.br/pergamum_ifpr/biblioteca/index.php

Não sabe como fazer? Tutorial para acesso à biblioteca virtual

Dúvidas, entrar em contato: biblioteca.ctba@ifpr.edu.br 

Secretaria Acadêmica

Assuntos relacionados à Secretaria Acadêmica (tais como certificação, declaração de matrícula, histórico escolar, trancamento de curso, etc), acesse o protocolo online ou o e-mail do Setor:

Página: http://protocolo.ifprcuritiba.com/ 

E-mail: secretariaacademica.curitiba@ifpr.edu.br 


2. Sobre o funcionamento do Campus

O Campus Curitiba está aberto, funcionando?

O Campus Curitiba continua aberto somente para atividades essenciais, como a fabricação de EPIs e pesquisas diretamente ligadas à pandemia, atividades de limpeza e preservação do patrimônio. O funcionamento administrativo e pedagógico tem sido realizado de forma remota, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Posso ir ao campus?

Neste momento, somente para retirar atividades, cesta básica (se foi contemplado) ou o kit frutas (mediante cadastro junto à Seção de Assuntos Estudantis). Seu acesso fica limitado à portaria. Não é permitido passar as catracas nem circular em qualquer ambiente do campus. É preciso garantir a segurança de todos frente à COVID. Nesse momento você deve evitar ir ao campus.  #fiqueemcasa

E se eu precisar de algum atendimento presencial?

Você pode enviar sua dúvida para o e-mail dos setores competentes. Preferencialmente, as situações serão atendidas por meio virtual. Na impossibilidade de resolução por esse meio, idas ao campus devem ser agendadas.


3. Calendário Acadêmico

Até quando vai durar a suspensão das aulas presenciais no campus?

O campus Curitiba segue as normas estabelecidas pela Reitoria do IFPR, a princípio, a suspensão do calendário está definida para até 30 de setembro de 2020. 

A data de retorno será definida, a depender do desenvolvimento da pandemia e das orientações dos órgãos de saúde federal, estadual e municipais. Além disso, o IFPR conta com uma Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da COVID-19 no IFPR, composta por diversos profissionais que avaliam a situação sanitária e fazem recomendação ao reitor sobre a manutenção ou, quando for o caso retorno, das atividades presenciais.

Quando vai acabar o ano letivo? Existe alguma proposta de calendário?

Ainda não existe uma nova proposta de calendário, mas ela está sendo estudada e construída. O ano letivo de 2020 certamente se estenderá para 2021.

Há possibilidade de cancelamento do ano letivo de 2020? 

Não há previsão de cancelamento do ano letivo. Embora o calendário tenha sido suspenso, as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) têm sido oferecidas e serão computadas na carga-horária do ano letivo. Além disso um novo regime de oferta está sendo planejado para depois das APNP.

Há possibilidade de refazer o ano letivo, sem contar como reprovação, se for o desejo do aluno ou de seu responsável?

A reprovação constará no histórico. Caso o estudante seja menor de idade, essa deverá ser uma decisão dos responsáveis legais conjuntamente com o estudante, considerando a realidade de cada família. 

É possível trancar o curso?

Depende. Estudantes dos cursos de ensino médio técnico integrado não podem trancar o curso porque precisam estar obrigatoriamente matriculados conforme art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Estudantes dos demais níveis de ensino (subsequentes e superiores)  devem entrar em contato com a Secretaria Acadêmica (ver item 1) e ver os procedimentos necessários, quando o calendário acadêmico for retomado.


4. O que são as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP)?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) são esse modelo de ensino não presencial adotado pelo IFPR que durará até o final de setembro de 2020. As atividades se chamam não presenciais pois elas não acontecem no campus. No entanto, não necessariamente elas ocorrem de forma online síncrona (por videoconferência, por exemplo). Não se trata de ensino à distância (EAD). Atividades podem ser enviadas e devolvidas por e-mail ou por plataformas de estudo. O tempo aproximado que o estudante levará para fazer as leituras e as tarefas serão considerados pelo professor como carga horária, assim como no ensino presencial as aulas usadas para trabalho em grupo, apresentações, etc, são contadas como carga horária dada. Pedimos aos professores que possibilitassem mais momentos assíncronos (envio de tarefas, leituras, etc) em razão de que muitos estudantes não têm celular ou computador para acessar vídeos com qualidade. Como sabemos disso? Fizemos uma pesquisa com os estudantes assim que as aulas foram suspensas.

4.1 CONDIÇÕES DE ACESSO

E os alunos que não têm acesso à internet de qualidade e/ou acesso a computador ou celular?

Antes de iniciarmos as APNP, os coordenadores verificaram a situação de acesso à internet por parte dos estudantes em situações de vulnerabilidade. Nestes casos, foi solicitado aos professores que adaptassem suas aulas e atividades para serem impressas. Desta forma, o estudante pode retirar o material no campus ou em caso de muita dificuldade podemos, com a ajuda e disponibilidade do motorista do Campus, entregar nas residências. O intuito é que nenhum estudante seja prejudicado em função de não ter acesso ao ensino remoto. O IFPR tem o compromisso com a inclusão de todos os estudantes. Nesse sentido, aos estudantes que não puderam participar das Atividades Pedagógicas Não Presenciais por quaisquer motivos, serão ofertadas outras formas de acesso aos conteúdos e entrega de atividades posteriormente.

Serão aceitas tarefas em atraso? Moramos muito longe e nem sempre a internet funciona.

Nesse caso, é de extrema importância comunicar à Coordenação do Curso do seu filho(a), bem como aos professores que solicitaram as tarefas. Considerando o compromisso do IFPR com a inclusão de todos os estudantes, as atividades poderão ser entregues posteriormente.

4.2 ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES

Como saber sobre as atividades da turma? Dá para divulgar com antecedência para os pais?

Você pode ter acesso aos dias e atividades não presenciais ofertadas aos estudantes por meio do sistema PLANIF. Algumas Coordenações de curso têm feito um cronograma das disciplinas (com dia e horário) já no início de cada ciclo (período de 15 dias) de ofertas de atividades não presenciais. Além disso, você poderá entrar em contato com a coordenação do curso sempre que preciso para maiores informações. Acesse: http://200.17.98.12:8080/planif/index.planif

Como posso ter acesso ao rendimento escolar do meu filho?

Enquanto o calendário estiver suspenso não é possível registrar os conceitos no sistema, portanto não é possível acessar boletim ou histórico. Quando isso puder ser feito, peça ao seu filho o login e senha para acesso ao sistema. Além disso, o responsável poderá solicitar à Secretaria Acadêmica (contato no item 1).

O registro ocorrerá posteriormente em várias datas, pois cada estudante está em um nível de aproveitamento do ensino não presencial e alguns não estão podendo acompanhar (por motivos diversos). Lembre-se que neste momento atípico a avaliação processual e contínua se torna ainda mais importante, já que garantirá novas oportunidades de reposição de conteúdo e conceito (caso tenha havido avaliação). Você também pode acompanhar o desenvolvimento escolar do seu filho, entrando em contato com o coordenador de curso e este com o professor. 

Caso tenha alguma dúvida sobre como funciona a avaliação da aprendizagem no IFPR, consulta a Resolução n. 50 de 2017.

Como está sendo feito o controle de frequência?

Não estão sendo computadas presenças nas aulas, as cargas horárias e frequências serão validadas a partir da entrega das atividades propostas pelos professores de cada componente.

4.3 VALIDAÇÃO DE HORAS E AVALIAÇÕES

O que foram atividades complementares? Elas contarão como carga horária de aula?

Foram atividades que os professores e coordenadores enviaram aos estudantes para manter o vínculo com os estudos e também como forma de atender aos pedidos de alguns estudantes por atividades para ocupar o tempo. As videoconferências de manutenção de vínculo com os estudantes também foram consideradas atividades complementares. Elas não contarão como carga horária, não compondo carga-horária de componentes curriculares. 

Serão validadas como carga-horária letiva somente as aulas e/ou atividades realizadas a partir do início das APNP, a partir de 29/05/2020.

As aulas online vão contar como carga horária?

Sim, as atividades pedagógicas realizadas em cada período de suspensão do calendário (de junho a setembro) serão consideradas para a carga horária letiva do componente ofertado naquele período. Não sendo computadas presenças nas aulas, as cargas horárias serão validadas a partir da entrega das atividades propostas pelos professores de cada componente. Esse modelo vai funcionar até o final de setembro. Neste momento, a Reitoria está estudando e planejando uma nova forma de oferta de ensino.

As avaliações que estão sendo feitas serão válidas? As demais serão aplicadas quando?

A avaliação é um processo contínuo, que considera todo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, a todo momento sendo discutido, revisto, melhorado.

As avaliações podem ser muito variadas neste momento e não somente no modelo “prova”. São possíveis outros instrumentos avaliativos também, conforme nossa Resolução 50 de 2017, como resumos, resenhas, pesquisa, listas de exercícios, etc, que podem ser realizados online, no ambiente virtual que o professor utiliza, ou podem ser feitos sem a internet (offline) e depois enviados por e-mail ou para o ambiente virtual.

No retorno presencial poderão ser dadas outras oportunidades de entrega das atividades avaliativas, bem como outras formas de avaliação poderão ser utilizadas: seminários, trabalhos, técnicas em laboratório, dramatização, portfólios além da continuidade das atividades online.

Este modelo não presencial é suficiente para a aprendizagem do meu filho? Haverá revisão ou reposição dos conteúdos?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais compreendem apenas os conteúdos viáveis para esse momento. Verificaremos outras estratégias, a partir dos cenários que forem se apresentando, em relação a um possível ensino híbrido (ensino presencial + ensino remoto) e reorganização das matrizes curriculares para que conteúdos centrais que não possam ser vistos neste momento, possam ser reorganizados para serem propostos em outros cenários mais estáveis. 

O avanço para a série seguinte depende da frequência e da realização das atividades de forma satisfatória, indicando a aprendizagem, conforme prevê a Resolução nº 50 de 2017, que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR; Resolução nº 10, de 11 de maio de 2020, que orienta o início das Atividades Pedagógicas Não Presenciais – APNP no âmbito do IFPR; Portaria nº 19, de 15 de maio de 2020 que normatiza os procedimentos internos para a proposição e desenvolvimento de Atividades Pedagógicas Não Presenciais nos cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação.

Como está sendo avaliado o desempenho dos estudantes?

O desempenho dos estudantes está sendo avaliado pelos professores conforme as atividades de ensino e de avaliação previstas no plano de ensino das APNP. Em caso de dúvidas, contate a coordenação do curso ou o(a) professor(a) responsável pelo componente curricular.

Existe a possibilidade de ter mais aulas com horários e encontros virtuais, não somente gravadas em vídeos?

Ainda não, em função das limitações de acesso de alguns estudantes. Um novo modelo está sendo planejado para substituir as  APNP que terminarão no fim do mês de setembro.

Por que nem todas as disciplinas foram ofertadas online?

Cada professor(a) teve a possibilidade de analisar a viabilidade de ofertar APNP de seus componentes curriculares. Há conteúdos complexos em que o estudante teria dificuldades em compreender por meio do ensino remoto. Há, também, as disciplinas técnicas/ práticas, que necessitam de material ou equipamento específicos para aprendizagem.

Por que tem dias que não tem aula ou tem pouca aula?

As APNP foram divididas em, no máximo, duas aulas por dia, de segunda a sexta, respeitando o turno do curso, com o intuito de não sobrecarregar os estudantes. Essas atividades podem ocorrer de forma síncrona (professor interagindo com os estudantes em tempo real) ou assíncrona (o estudante tem acesso à atividade no momento mais favorável a ele). Alguns professores encaminham textos para que os estudantes realizem leituras ou façam atividades para posterior discussão. Nesses casos, esses tipos de atividades são consideradas como um dia de encontro (assíncrono). 

O por quê da sobrecarga dos alunos?

Cada professor(a) teve a possibilidade de analisar a viabilidade de ofertar APNP de suas disciplinas, atendendo às normativas institucionais sobre carga horária e volume de atividades, sob monitoramento contínuo do coordenador do respectivo curso. 

Ao mesmo tempo, considerando a diversidade de realidades da nossa comunidade estudantil, os estudantes puderam optar por participar ou não dessas atividades ofertadas por quaisquer justificativas que pudessem interferir em seu desempenho escolar nesse momento. 

Dessa forma, houve uma tentativa de atender tanto ao público que teria possibilidades de acompanhar as aulas como aqueles que não. Assim, ao perceber sobrecarga de atividades e conteúdos, recomenda-se que a coordenação de curso seja contactada.

O que estão fazendo em relação às faltas dos professores nas aulas? 

A direção de ensino está analisando cada caso com o intuito de não haver prejuízo aos estudantes. Caso tenha alguma dúvida ou reclamação, contate a direção por e-mail (direcao.ensino.curitiba@ifpr.edu.br).

É possível colocar legendas nas vídeo-aulas? 

Podemos conversar com os professores para vermos quais são as possibilidades.


5. Reposição de aulas e conteúdos

Como ficarão as aulas práticas ou em laboratórios?

Elas acontecerão na volta das aulas presenciais, com rodízio de estudantes para evitar aglomeração e com todos os cuidados de higiene para evitar contaminação, conforme orientação do Protocolo de Cuidados para a Prevenção da COVID-19 no IFPR.


6. Estudantes que estão encerrando sua jornada acadêmica

Existe a possibilidade de um plano de aulas intensivas e de uma atenção redobrada aos estudantes que se formariam em 2020?

Estamos analisando todas as possibilidades a partir dos cenários da pandemia e da realidade socioeconômica, emocional/mental, educacional de nossos estudantes. Qualquer estratégia será estruturada a partir das normativas institucionais, diálogo com a comissão local de enfrentamento a COVID-19, com o Conselho Gestor Pedagógico do campus e o Colégio de Dirigentes do campus.

A respeito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): como fazer com os trabalhos que exigem experimentos práticos?

Para trabalhos práticos deve-se aguardar se haverá possibilidade de uma retomada presencial. Contato com professores orientadores pode ser dado neste momento por e-mail, videoconferências individuais. Verificar com os orientadores o que pode ser encaminhado como leituras específicas e organização do projeto.

Os estudantes do 3º ano do ensino médio integrado conseguirão concluir a tempo de participar do ENEM e vestibulares?

O calendário letivo de 2020 do IFPR certamente avançará para 2021, não finalizaremos em 31/12/2020. Nossa Instituição está com o processo seletivo (vestibular) suspenso temporariamente em respeito a toda esta situação. Não temos controle sobre os vestibulares de outras instituições. No entanto, acreditamos que novos adiamentos podem acontecer conforme a evolução da pandemia.

De qualquer forma o IFPR poderá fornecer, a partir de análise do histórico escolar do estudante, Declaração de Provável Formando para que levem nas universidades, caso sejam aprovados em vestibular.

O IFPR acredita que será possível completar a carga horária exigida com ensino remoto ou será necessário retomar a aula presencial no próximo ano para concluir?

São questões que ainda estão sendo discutidas institucionalmente. Estamos verificando a possibilidade de um Regime Didático Especial, a partir de outubro, que trará as especificidades de cada curso e estratégias para além das APNP. Ainda está em discussão e elaboração junto à Reitoria do IFPR.


7. Cuidados agora e na volta presencial

7.1 CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

O que está sendo feito em relação ao bem-estar físico e emocional de alunos e servidores?

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, servidores e estudantes devem cumprir distanciamento físico e por isso foram liberados das atividades presenciais. Os setores ligados à Direção de Ensino têm trabalhado intensamente na produção de materiais orientativos, campanhas e momentos de diálogo com a comunidade a fim de colaborar com estratégias para lidar com esse momento. Alguns dos materiais orientativos produzidos:

Além dos materiais produzidos, foi estabelecida, a Parceria com o Projeto Você Importa, da UFPR Convida, que oferta diversas ações de orientação e suporte emocional durante a pandemia. As atividades são divulgadas pelo site e redes sociais do programa UFPR Convida e também do Campus Curitiba.

Além disso, os setores de ensino estão em discussão constante com a Pró-reitoria de Ensino, o Conselho Gestor Pedagógico do Campus (CGPC) e os Colegiados de curso para o planejamento de atividades pedagógicas não-presenciais e seu acompanhamento, bem como rodas de conversa com os estudantes, orientações e encaminhamentos pontuais para serviços de atenção psicossocial. 

7.2 PREVENÇÃO AO CONTÁGIO

O que o IFPR está fazendo em relação à COVID  para uma volta segura dos estudantes, servidores e colaboradores?

Desde o início da pandemia, foi instituída a Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do COVID-19, composta por docentes, técnicos, médicos e enfermeiros do IFPR. Entre suas tarefas, a Comissão estuda protocolos de higiene e limpeza para a prevenção do contágio e enfrentamento da pandemia, a fim de que o retorno às aulas presenciais seja feito de forma segura. Consulte o Protocolo de Cuidados para a Prevenção da COVID-19 no IFPR para saber mais.

Como os alunos irão retornar às aulas presenciais sem vacina prevista?

Em um cenário ideal, a vacina protegeria muitas pessoas, com toda certeza, como por exemplo a vacina da gripe. Mas, temos de pensar na possibilidade de não haver uma vacina eficaz e nos adaptarmos a realidade que está posta e prepararmos nosso ambiente com muito cuidado para continuidade das atividades não presenciais ou retomada das presenciais.

Com a volta das aulas presenciais, quais serão os cuidados que a instituição irá tomar em relação aos alunos? 

É importante saber que o retorno às atividades presenciais depende do avanço da doença no estado do Paraná e que ainda não há uma informação definitiva sobre quando isso acontecerá. Além disso, os cuidados que serão tomados no retorno às aulas dependem também de regras e orientações das autoridades de saúde do estado e município.

Sobre a preparação para a volta às aulas, desde março foi criada a Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação COVID-19 no IFPR, que monitora a evolução da pandemia no estado do Paraná e aponta direcionamentos para a proteção da comunidade do IFPR. Essa comissão desenvolveu um Protocolo de Cuidados para a Prevenção da COVID-19 no IFPR com rotinas comportamentais, de promoção à saúde, administrativas, de ensino, pesquisa e extensão e de saúde mental e atenção psicossocial para a preparação da comunidade, tais como: reorganização do layout das salas, mudança nos horários das turmas e sinalização de distanciamento para evitar aglomeração, uso de EPIs, suspensão de atividades desportivas, entre outros. 

A partir dessas diretrizes gerais, os campus estão instituindo também comissões locais para realizar planejamentos mais específicos, como rotinas de limpeza e compras de materiais. Além disso, estuda-se a possibilidade de que o retorno das atividades presenciais seja por revezamento e ensino híbrido, para reduzir a lotação da unidade; dando também prioridade aos estudantes concluintes dos cursos.

E em relação aos alunos do grupo de risco?

Na ocasião do retorno, será estimulado o desenvolvimento de um plano de trabalho domiciliar ou remoto para os estudantes do grupo de risco.

Como serão organizados os horários de aula, visto que muitos alunos dependem de ônibus para se locomoverem? Alguns residem longe do campus, tendo que pegar ônibus muito cedo e lotado, em horário de pico.

Nem tudo pode ser controlado pela instituição de ensino. Se achar que o aluno está em risco, poderemos desenvolver um plano de trabalho domiciliar ou remoto para os estudantes.


8. Sobre a Biblioteca

A biblioteca irá cobrar multa pelos livros que não foram entregues após o início da suspensão das aulas? 

Não, a biblioteca não aplicará multas, pois o seu funcionamento foi suspenso junto com o calendário. Não se preocupe.

Poderemos utilizar a biblioteca durante as Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNP)?

Não, para segurança de todos. A Biblioteca do Campus não será aberta porque os livros podem servir como meio de contágio da COVID. Recomendamos o uso da Biblioteca Virtual Pearson. Veja o Tutorial para acesso à biblioteca virtual. Basta fazer seu cadastro e acessar. Não precisa emprestar nem devolver.

Página: ttps://biblioteca.ifpr.edu.br/pergamum_ifpr/biblioteca/index.php

Não sabe como fazer? Dúvidas, entrar em contato: biblioteca.ctba@ifpr.edu.br 


9. Ações solidárias e projetos de pesquisa

Foram feitas ações solidárias neste momento de pandemia?

O Campus Curitiba fez campanhas para arrecadar cestas básicas que foram entregues aos alunos de maior vulnerabilidade que não conseguiram o auxílio PACE. Alguns professores do Campus estão envolvidos numa grande ação solidária, envolvendo empresas e instituições de ensino, para a fabricação de máscaras escudo (face shield) destinadas à hospitais.

Pesquisa dos professor e premiações

Alguns dos professores do Campus Curitiba se uniram a um grande grupo de instituições de ensino e empresas para a fabricação de máscaras escudo modelo Face-shield que foram fornecidas à hospitais.

O professor Gustavo Theodoro Laskoski desenvolveu o Monitor COVID-19, que está monitorando a situação da COVID-19 no Estado do Paraná e na cidade de Curitiba. Veja mais informações e acompanhe o monitoramento em: https://sites.google.com/a/ifpr.edu.br/gustavothl/gestao/covid-19. O Programa Monitor COVID-19 recebeu certificado do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Veja notícia.

Os professores Carlos Eduardo de Araújo e Rogério Gomes foram finalistas em um desafio internacional de design chamado “Code Life Ventilator Challenge” por projetar/desenvolver um ventilador/respirador mecânico de baixo custo. Veja notícia. Assista o vídeo.


10. Outros

Haverá processo seletivo para ingresso em 2021?

O processo seletivo está temporariamente suspenso. Não há data prevista ainda.

Falta de professores e novas contratações

Consulte o coordenador de curso ou a direção de ensino sempre que estiver com dúvida sobre esta questão.

Este ano letivo vai influenciar no currículo do estudante que planeja fazer graduação fora do país?

Acreditamos que não, visto que a pandemia ocorre no mundo todo e portanto as universidades estrangeiras também sofreram neste período. Considerando que esta é uma situação externa que não podemos controlar, sugerimos  entrar em contato diretamente com a instituição estrangeira.

Os editais relacionados à Pesquisa e Extensão como ficam?

Os editais e as vagas para estudantes bolsistas, quando ocorrem, sempre são publicizados na página do campus Curitiba.

Acesse o arquivo em PDF aqui.

 

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