Procure documentos institucionais no SEI!
As ações de extensão constituem um processo educativo, cultural, científico e político que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar uma relação transformadora entre o Instituto Federal e a sociedade. Para tanto as ações de extensão envolvem necessariamente a comunidade externa, sendo fundamental a participação de discentes.
O Plano Nacional de Extensão define diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão:
Impacto e transformação: estabelecimento de uma relação entre o IF e outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas.
Interação dialógica: desenvolvimento de relações entre o IF e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela troca de saberes, superando o discurso da hegemonia acadêmica – que ainda marca uma concepção ultrapassada de extensão – substituindo-o pela idéia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais.
Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade: as intervenções sociais, devido a sua complexidade, requerem a interação de conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como a construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais.
Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão: reafirmando a extensão como processo acadêmico em que toda ação de extensão deverá estar vinculada ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento, tendo o aluno como protagonista de sua formação técnico-científica e de sua formação cidadã.
O eixo pedagógico clássico ‘estudante – professor’ é substituído pelo eixo ‘estudante – professor – comunidade’. O estudante, assim como a comunidade com a qual se desenvolve a ação de Extensão, deixa de ser mero receptáculo de um conhecimento validado pelo professor para se tornar participante do processo.
Visando à produção de conhecimento, a Extensão sustenta-se principalmente em metodologias participativas, no formato investigação-ação (ou pesquisa-ação), que priorizam métodos de análise inovadores, a participação dos atores sociais e o diálogo.
As ações de extensão são classificadas em projeto, programa, curso, evento e prestação de serviços, e obedecem às seguintes definições:
Para conhecer mais sobre as Políticas e Ações de Extensão consulte:
Coordenadoria de Extensão na PROEPI/IFPR:
http://reitoria.ifpr.edu.br/menu-institucional/pro-reitorias/proepi-2/extensao/coordenadorias/
Documentos da Rede Nacional de Extensão – RENEX
http://www.renex.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=20