Orientações Formatura – Campus Curitiba
CPAE Privado: Alunos Formaturas Orientações Formatura

Orientações Formatura

Atualizado em

Copiado!

animatedarrow.gifCLIQUE AQUI (arquivo em PDF): Orientação Formaturas

 

 

ORIENTAÇÕES :

Alunos deverão verificar com antecedência no Sistema SIGAA os boletins escolares anuais para detectar caso haja alguma pendência de nota ou carga horária para comprovação de conclusão de curso para colação.

Os formandos deverão consultar no site do Câmpus Curitiba do IFPR a lista de alunos aptos a colarem grau, que será publicada até 48hrs antes do evento.

 

 ** Alunos com pendências não poderão colar grau.

AUTORIDADES:

 

  • 1 Paraninfo (obrigatório e preferível 1 único Professor no caso de mais de uma turma por cerimônia) – O Paraninfo deverá ser algum servidor do IFPR. (Discursa) A turma deverá Eleger:
  • 1 Patrono (opcional) – o Patrono poderá ser um convidado externo, alguém por quem a turma possui grande admiração ou simpatia. (não discursa)
  • Professores Homenageados (opcional – máx 3(três) por turma). (não discursa)
  • 1 Orador (obrigatório e preferível 1 único formando no caso de mais de uma turma por cerimônia). (Discursa)
  • 1 Juramentista (no caso de mais de uma turma deverão definir 1 (um) único formando para realizar um único juramento durante a cerimônia).

Juramento Universal:


 

INVOCANDO O TESTEMUNHO DE TODOS AQUI PRESENTES, PROMETO EXERCER COM DIGNIDADE, AMOR E RESPEITO À LEI E AOS PRINCÍPIOS ÉTICOS, A PROFISSÃO QUE ESCOLHI, DEDICANDOME INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DO MEU PAÍS E DA HUMANIDADE. ASSIM PROMETO.

Caso a turma queira criar um novo juramento, este deve ser aprovado pelo coordenador de curso e enviado para o professor responsável pelo cerimonial, caso contrário, deverá ser usado o modelo de juramento universal.

A turma poderá contratar um fotógrafo profissional, porém este não terá exclusividade no evento, todos poderão trazer suas próprias câmeras. A contratação de serviços terceirizados é de responsabilidade dos formandos contratantes.

Ensaio será no dia da formatura, às 17:30h no auditório da João Negrão.

Discursos:

Tempo máximo de cada discurso – 10 (dez) minutos no máximo, mas no caso  de 2(duas)  turmas se formando na mesma data, esse tempo deverá ser dividido, reduzido para 5(cinco) minutos no máximo para cada discurso.

*Discurso do orador deverá ser encaminhado para seu respectivo coordenador para verificação e aprovação com 5(cinco) dias de antecedência.

Não serão incluídos homenagens e discursos sem prévia aprovação no dia do evento, tais solicitações deverão ser informadas com no mínimo 15(quinze) dias de antecedência.

Todas informações deverão ser encaminhadas para seus respectivos  Coordenadores.

 

Coordenadores:

Os coordenadores deverão repassar ao responsável pelo evento e à Secretaria Acadêmica, a lista com nome dos formandos aptos* para formatura a fim de que sejam organizados os documentos necessários para a colação de grau e para elaboração do roteiro do Cerimonial.

Formandos Aptos: Alunos que cumpriram todos os créditos e obrigações do curso.

O Coordenador deverá prestar atenção especial nas matrículas dos alunos finalistas, para garantir que os mesmos possam colar grau ao final do período.

Para isso devem ser verificados os boletins escolares anuais para detectar alguma pendência. Na data solicitada pela Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus.  Prazo estipulado consta calendário das datas Solenes.

*Deverá impreterivelmente confirmar a lista de alunos formando, no dia da cerimônia não serão incluídos alunos que não constam na Ata.

Informar comissão de formatura e/ou aos alunos as orientações e divulgação que constam no site do Câmpus Curitiba do IFPR.

-Canudos ou mensagem  deverão ser  entregue  no auditório até as 18:30 do dia do evento.Os coordenadores deverão providenciar uma mensagem simples impressa em papel A4 enrolada com uma fita ou durex na quantidade dos alunos do seu curso, caso da turma não tenha confeccionado os canudos.

O  Coordenador do curso que tenha interesse em discursar deverá solicitar previamente a inclusão de discurso no roteiro da cerimônia.

Discurso do orador deverá ser verificado e aprovado pelo coordenador de curso.

O convite e confirmação das presença  dos homenageados, oradores e juramentistas  deverão ser realizados pelos coordenadores  de curso, no caso de ausência  deverá ser  informado o nome completo  do  representante do convidado ausente no evento.

Coordenadores deverão encaminhar indicações e demais informações com pelo menos 2 semanas de antecedência do evento para cerimonial.curitiba@ifpr.edu.br

 

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.