Aplicativos – Campus Curitiba
Aplicativos

Aplicativos

Atualizado em

Copiado!

Socratic:  Utiliza inteligência artificial para auxiliar no aprendizado de diversos assuntos como ciências, biologia, química, história, inglês, entre outros. Além disso, auxilia na realização de lições de casa. Foi avaliado pelo Google como o melhor de sua plataforma, sendo um aplicativo bem concebido e extremamente útil.

Coursera: Oferece cursos online de 115 universidades por todo o mundo, que vão desde programação, passando por empreendedorismo, nutrição, marketing, psicologia e outros.

Semper: Criado com o objetivo de treinar o raciocínio lógico e a velocidade de pensamento. Disponibiliza questões de matemática, idiomas e conhecimentos gerais e tem dinâmica para manter o usuário atento às atividades toda vez que desbloqueia o smartphone.

Ortografa! :  App para estudar o português, sendo útil para estudos e cotidiano. Permite aos usuários verificar frases e sentenças, não como um corretor automático, mas um orientador sobre o uso do português.

Gabaritar:  Tem objetivo de ajudar na organização dos estudos e ainda inclui questões e editais. Permite ao usuário acompanhar por meio de gráficos sua evolução na resolução de questões.

Elevate:  App para quem deseja treinar habilidades relacionadas à memória, expressão, concentração. Permite ainda escanear textos e fazer cálculos.

Karbon é um aplicativo de desenho vetorial com uma interface de usuário que é fácil de usar, altamente personalizável e extensível. Isso torna Karbon um ótimo aplicativo para usuários que começam a explorar o mundo dos gráficos vetoriais, bem como para os artistas que desejam criar arte. OBJETIVO(S): Possibilitar a criação de imagens em forma de vetor.

TED:  Permite que os usuários assistam a palestras desenvolvidas pelo mundo, diretamente no celular ou tablet.

Tinkercad é um aplicativo gratuito e fácil de usar para projetos 3D, componentes eletrônicos e codificação. É usado por professores, crianças, amadores e projetistas para imaginar, projetar e fabricar qualquer coisa

Fonte:  https://www.simi.org.br/noticia/Conheca-10-aplicativos-voltados-para-a-educacao

Tayasui Sketches School (disponível para iOS e Android): Atividades como desenhar estimulam os alunos a terem um olhar mais atento ao mundo à sua volta e às correlações entre as coisas. Ainda, esse tipo de ação estimula sua capacidade de tangibilizar conceitos abstratos, além do desenvolver a criatividade – uma das habilidades mais importantes para a preparação dos jovens para os desafios do século 21, conforme levantamento, e o traço principal dos líderes do futuro, segundo outro estudo.

Nesse contexto, aplicativos como o Sketches possibilitam o desenvolvimento de projetos bastante diversificados em sala de aula. Ele possui recursos versáteis e realistas que permitem o trabalho com técnicas envolvendo pintura, desenho e ilustrações e conceitos como simetria, cor, textura, noções espaciais, entre outros. Ainda, permitem que o aluno se expresse visualmente, criando projetos como mapas visuais ou mesmo seu próprio livro de ilustrações.

Numbers (disponível para iOS):  Para trabalhar e potencializar a compreensão sobre cálculo, noções de estatística e demonstrar como números também contam histórias, o app Numbers pode ser um aliado.

Ele permite que os alunos, com poucos toques, traduzam números em elementos visuais, criem planilhas criativas e apliquem, na prática, conceitos trabalhados em sala de aula, otimizando seu aprendizado.

Keynote (disponível para iOS): Entre os aplicativos para desenvolvimento e apresentação de slides, este é rico em possibilidades de recursos criativos para instrumentalizar os estudantes a inovar e explorar novos caminhos em seus projetos.

Pages (disponível para iOS): O Pages tem as funcionalidades de um processador de texto. Seus recursos intuitivos permitem que os estudantes criem trabalhos, relatórios, projetos, publicações e diversos outros conteúdos muito facilmente, sem limitar sua criatividade.

Câmera (disponível para iOS e Android): Ao tirar fotos, o aluno exercita de modo único sua capacidade de observação, sua criatividade e habilidades como a paciência. Com o app Câmera aliado a outros recursos pedagógicos, os estudantes poderão aprender sobre luz e sombra, enquadramento de cena, simetria, entre outras coisas. O aplicativo também permite a captação de vídeos de modo bastante prático.

Fotos (disponível para iOS): Este app organiza vídeos e fotos de forma automática e de fácil compartilhamento para a realização de projetos criativos.

Clips (disponível para iOS):  O Clips também está entre os melhores aplicativos para educação voltados a vídeos. Ele possibilita a captação e o compartilhamento de imagens e vídeos que podem ser editados com efeitos, filtros, legendas, adesivos animados, entre outros recursos divertidos.  Ele pode ser utilizado, por exemplo, para os alunos criarem seus próprios memes a partir de tópicos trabalhados em sala de aula.

iMovie (disponível para iOS): Aplicativos para vídeos são importantes para possibilitar que o estudante expresse seu poder criativo e aprenda, na prática, a aplicar conceitos envolvendo iluminação, ângulos de câmeras e ritmo. Esse é um recurso poderoso para que eles compreendam o que é uma narrativa e aprendam técnicas importantes como a de storytelling.  O storytelling (técnica de contar histórias) é uma habilidade que permite desenvolver empatia, criar conexões, ajudar o aluno a defender um ponto de vista, a construir argumentos, a criar hipóteses. E o iMovie é uma ferramenta valiosa para tudo isso, apresentando uma usabilidade bastante intuitiva para facilitar essas experiências em sala de aula.

GarageBand (disponível para iOS): A música é um elemento fundamental para a construção social e cultural dos cidadãos, que favorece o desenvolvimento do raciocínio (sobretudo aquele relativo a questões reflexivas, mas também em outras áreas, como a matemática) e que ajuda no desenvolvimento de habilidades de expressão, improvisação, entre outras.  Com este app, poderão ser trabalhadas de modo envolvente tarefas sobre versos, metáforas, rimas, interpretação de texto e outras. As atividades também poderão ajudar o aluno a se expressar melhor e contribuir para sua desenvoltura em momentos envolvendo apresentações em público.  O GarageBand permite, ainda, que os alunos tenham contato com uma ampla variedade de instrumentos e sons e possam gravar e compartilhar suas canções.

CodeSpark Academy (disponível para iOS e Android): A tecnologia tem uma linguagem: o código. E aprender a compreender esses códigos e a programá-los deverá ser algo cada vez mais requerido para estudar e trabalhar. De fato, especialistas apontam a programação como a “linguagem do século 21”.

Na escola, atividades que envolvem programação auxiliam ainda em outras capacidades, como a resolução de problemas e a colaboração criativa com outras pessoas.  Nesse contexto, o CodeSpark Academy é a solução número 1 de aprendizado de programação para crianças de 4 a 9 anos, já que trabalha diversos conceitos sem utilizar textos, apenas com linguagem visual. O app permite que se realizem diversos tipos de tarefas interativas, incluindo a criação de design de games.

Tynker (disponível para iOS e Android): Outro app voltado à programação. Ele pode ser utilizado especialmente em atividades envolvendo metodologias ativas de aprendizagem por contar, entre outras coisas, com enigmas visuais de programação e outros desafios práticos que estimulam o interesse e a curiosidade dos alunos para a resolução de problemas e a proposição de soluções criativas.  O Tynker, voltado a alunos de 5 a 11 anos, permite que os alunos criem e desenvolvam seus próprios jogos, controlem robôs e drones, entre outras atividades estimulantes.

Swift Playgrounds (disponível para iOS): Outro dos aplicativos voltados para estimular o desenvolvimento da habilidade de programação. O Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela própria Apple, que foi utilizada para criar alguns dos apps de maior sucesso para seus dispositivos. E o Swift Playgrounds possibilita que, desde cedo, as crianças tenham contato com essa linguagem poderosa e que será útil para se destacarem no mercado de trabalho.

Fonte: https://www.fazeducacao.com.br/post/melhores-aplicativos-para-educacao-em-2020

Aprovado: Se você busca por um aplicativo de estudo grátis e de fácil usabilidade, o Aprovado é um gerenciador de estudos que irá lhe ajudar a passar em concursos, vestibulares e até mesmo aprovações como o ENEM e a OAB.

No APP você tem a possibilidade de registrar seus estudos, analisar gráficos e ainda deixar registrado o seu histórico, para que você tenha um controle de seu desempenho e de sua dedicação aos estudos.

  • Gerencie seu tempo de aprendizado: Você coloca quando começou e quando finalizou, podendo assim contabilizar com exatidão o quanto se dedicou;
  • Crie alarmes: Programe o seu tempo e saiba quando deve finalizar as atividades;
  • Compartilhe: Mostre aos seus amigos e familiares que você está se esforçando e apresente seus resultados;
  • Sincronize: Acompanhe suas atividades onde você quiser. Pois você pode sincronizar seu celular, seu tablet e seu computador, para assim estudar em casa ou na rua. O APP permite ainda que você estude no modo offline e assim ao conectar com a internet basta sincronizar o que você já fez;
  • Integração: Utilizando a mesma senha e e-mail você acessa sua conta em qualquer dispositivo;
  • Backup: Ao sincronizar seus dados, automaticamente é feito um backup. Assim se você trocar de aparelho não precisa se preocupar;

PhotoMath: Agora, se você está em busca de um aplicativo para aprender matemática, apresentamos o PhotoMath. Nele você não irá apenas aprender, mas também compreender as equações e resolver problemas de maneira simples.

Ele ajuda você a resolver equações e lhe ajuda a estudar e responder as suas lições de casa, além de te preparar para testes e exames, ou até mesmo concursos nacionais.

Para simplificar ainda mais a rotina de seus usuários o PhotoMath é um aplicativo gratuito e que funciona mesmo que não esteja conectado a rede wi-fi.

Digitaliza textos impressos e questões de matemática que você tenha escrito a mão, basta utilizar a câmera do seu smartphone, ou você pode ainda usar a calculadora científica do app. Ele simplifica os problemas de matemática o máximo possível, para que você compreenda e aprenda de maneira simples e rápida.

  • Funcionalidade
  • Digitaliza questões;
  • Calculadora Científica;
  • Explicação de cada problema com passo a passo simplificado;
  • Um leque de métodos de resolução;
  • Não precisa estar conectado a internet;
  • Gráficos simples de serem compreendidos;

PhotoMath, conta desde a matemática simples a avançada, com passos simples a serem seguidos, permitindo assim que você aprenda de maneira divertida e diferenciada.

AppBlock: Um aplicativo que bloqueia aplicativos para estudar, pode parecer até meio estranho ele estar em nossa lista, mas como mencionamos acima, foco e organização são fatores fundamentais para o bom desempenho de seus estudos.  Com isso o AppBlock, irá ajudar você a manter o foco em seus estudos, pois o mesmo é responsável por bloquear temporariamente alguns aplicativos e sites que podem lhe distrair, assim você controla seu vício e se dedica mais aos estudos.  Você escolhe por quanto tempo deseja manter o app ativo e pode até mesmo definir as datas do mesmo, assim ao iniciar o seu horário escolhido, você não tem mais acesso aos aplicativos que estão bloqueados e ao finalizar o horário que está contabilizado, os mesmos ficam liberados.

  • Mantenha as notificações desativadas;
  • Acesse apenas material de estudo;
  • Ajuda você a ter autocontrole;

Um aplicativo completo e perfeito para você que busca por uma vasta especialização. Não importa qual sua especialização, se está cursando ou não, aqui você tem conhecimento na ponta dos dedos.

Passeio Direto: Melhore suas notas estudando com o Passei Direto.

  • Graduação;
  • ENEM;
  • Concurso;
  • Pós-Graduação;
  • Vestibular;
  • OAB;
  • Línguas estrangeiras;
  • Instrumentos;
  • Materiais técnicos e muito mais;

O APP conta com conteúdos exclusivos de especialistas em suas respectivas áreas;

Poupe o seu tempo e estude sempre que quiser em qualquer lugar;

Aplicativo gratuito que ajuda você a se dar bem naquela prova que você achou que não iria conseguir;

WhatsApp O whatsApp tem sido uma ferramenta exaustivamente usada na pandemia, mas o que eu quero destacar aqui é que, na minha opinião, é a ferramenta mais fácil para videoconferências com pessoas mais próximas. Não necessita de link, nem de acesso por e-mail. É só discar videochamada e pronto, você está pronto para além de conversar, ver seus pais, sua avó, sua irmã. Então, apesar das inúmeras opções, o bom e nem tão velho Whats ainda é uma excelente opção.

 

 

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.