/ notícias / Principal / Professor Adriano William recebe Prêmio João Crisóstomo Arns na Câmara Municipal de Curitiba

Professor Adriano William recebe Prêmio João Crisóstomo Arns na Câmara Municipal de Curitiba

Publicado em

Na última quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene para a entrega do Prêmio João Crisóstomo Arns 2022. A cerimônia foi presidida pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da Casa, que lembrou que a honraria, criada pela lei municipal 8.457/1994 e regulamentada recentemente pela lei complementar 109/2018, destina-se “ao reconhecimento do trabalho dos profissionais das áreas de educação e cultura“. Este ano, a Câmara homenageou 23 profissionais, elencados no decreto municipal 09/2022.

Dentre os homenageados, tivemos a honra de ter o professor Adriano William da Silva Viana Pereira, Diretor Geral do Campus Curitiba, que foi o primeiro a ser homenageado pelo vereador Denian Couto (Pode), representado pelo vereador Jornalista Márcio Barros.

Além de Leprevost, compuseram a mesa os vereadores Flávia Francischini (União), primeira-secretária da Mesa Diretora; Professor Euler (MDB), terceiro-secretário da Mesa; Mauro Ignácio (União), quarto-secretário da Mesa; Osias Moraes (Republicanos), presidente da Comissão de Constituição e Justiça; Noemia Rocha (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte; Jornalista Márcio Barros (PSD), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública; Dalton Borba (PDT), presidente do Conselho de Ética da Câmara Municipal; e Sidnei Toaldo (Patriota). Também estavam presentes os vereadores Hernani (PSB), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Carol Dartora (PT) Leonidas Dias (Solidariedade), Nori Seto (PP), Zezinho Sabará (União) e Oscalino do Povo (PP) e o ex-vereador Ângelo Batista, o Ângelo da Farmácia. A solenidade também teve a apresentação do Coletivo Negro Não Nego.

Agradecimento


Em nome dos homenageados, falou o professor Adriano William da Silva. Ele saudou os agraciados com o prêmio João Crisóstomo Arns, seus familiares e amigos e destacou a alegria pelo reconhecimento do trabalho realizado. “Muito interessante observar a diversidade de áreas profissionais representadas pelos homenageados. Direito, psicologia, letras, educação física e outras mais que se somam de forma multidisciplinar para compor a educação dos indivíduos, em especial a educação básica”. De acordo com o educador, “são tais ramos do conhecimento que permitem ao indivíduo refletir e compreender sobre a formação do povo brasileiro e que somente a escola disponibiliza o ambiente adequado para que essa compreensão, que é fundamental para um completo exercício diário da cidadania, se realize”. 
Silva esclareceu que nem todas as escolas do Brasil apresentam condições estruturais, ou mesmo capacitação humana, para que educadores consigam desenvolver de forma digna suas atividades. “Mesmo diante dessas dificuldades, os profissionais continuam acreditando”, disse ele. Para o educador, é importante que essa homenagem seja realizada pela Câmara, entidade administrativa que legisla, fiscaliza e também reconhece o valor dos profissionais. Ele ainda frisou a importância do educador João Crisóstomo Arns dar nome à premiação, pois foi um professor que teve na caridade o seu lema profissional, sua razão de ser como educador.
Ele destacou ser professor há 24 anos e que atualmente leciona no Instituto Federal do Paraná (IFPR), instituição que compartilha o mesmo espaço com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Observando meus colegas e todos os profissionais que lá trabalham, sinto-me animado a continuar por muitos anos me dedicando ao que faço, pois há muito entusiasmo e uma verdadeira crença num Brasil com justiça social para todos”. 

Homenageados

Adriano William da Silva Viana Pereira, homenageado pelo vereador Denian Couto (Pode), representado pelo vereador Jornalista Márcio Barros. Graduado e pós-graduado em Física pela UFPR, tecnólogo em Gestão Pública, dirige o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Aldo Nelson Bona, homenageado pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). Graduado em Filosofia, mestre em Educação e doutor em História. Foi reitor e vice-reitor da Unicentro. Atuou como presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Membro do Conselho de Governo do Instituto Internacional para a Educação na América Latina e Caribe, vinculado à ONU. Atualmente é o diretor da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná.

Anderson Catapan, homenageado do vereador Leonidas Dias (Solidariedade). Possui pós-doutorado em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. CEO do Future Publishers Group, maior grupo empresarial do Brasil especializado em publicações científicas. Atua como professor na UTFPR.

Aurélio Alfieri Neto, homenageado pelo vereador Professor Euler (MDB). Profissional de Educação Física e professor. Possui um dos maiores canais de exercício no YouTube, com mais de um milhão de inscritos. Democratizou a atividade física e a promoção da saúde, divulgando exercícios que podem ser praticados em casa pela população idosa.

Benedito Izidoro Diniz, homenageado pelo vereador Hernani (PSB). Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Paraná e em Gestão Pública pela Facinter. Possui carreira artística de mais de 40 anos. Ganhador de mais de 30 premiações relativas às suas produções artísticas, Diniz é Presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas do Paraná.

Gislaine Coimbra Budel, indicada pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Graduada em Pedagogia pela PUC-PR. Mestre em Educação pela PUC-PR, coautora do livro “Mediação de aprendizagem em educação especial”, finalista do prêmio Jabuti de 2013. Atualmente dirige o Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado.

Glayson Cintra, indicado pela vereadora Carol Dartora (PT). Pedagogo e coordenador pedagógico na Cena Hum – Academia de Artes Cênicas. Fundador e idealizador do coletivo Negro Não Nego, que circula há cinco anos pelo estado do Paraná com um espetáculo de mesmo nome.

Isabel Cristina Hierro Parolin, indicada pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Formada em Pedagogia pela PUC-PR e mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Destaca-se nas áreas relacionadas à educação e à cultura. Autora de 15 livros, atuou como conselheira e pesquisadora de diversos órgãos.

Liana de Camargo Leão, homenageada pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), foi representada pela doutora Sílvia Camargo. Jornalista, mestre em Comunicação Social, mestre em Literaturas de Língua Inglesa, doutora em Teoria Literária, pós-doutora em Letras e titular de Literatura Inglesa da Universidade Federal do Paraná. Há cinco anos atua como diretora cultural do Graciosa Country Club. Pesquisadora especializada na obra de Shakespeare, possui 17 livros publicados e contribui com artigos para diversas publicações na área.

Maria Helena Jansen de Mello Keinert, homenageada pela vereadora Flávia Francischini (União). Diretora e psicóloga na clínica Self Center. Especialista no tratamento de pessoas com deficiência, realiza palestras para professores de escolas particulares e privadas pelo país sobre temas relativos à educação e ao desenvolvimento infantil.

Milene Luise Hecke Martins, homenageada pelo vereador Ezequias Barros (PMB). Formada em Pedagogia pela PUC-PR, dedica-se a formar estudantes autônomos, questionadores e cidadãos. Atuou na educação privada por 11 anos e há 9 contribui na rede municipal de ensino de Curitiba. Também atua com o ensino bíblico.

Mônica Andréa Jonsson, homenageada pela vereadora Noemia Rocha (MDB). Graduada em Letras, possui especializações em Direito Educacional, Didática do Ensino Superior, Gestão e Administração Escolar, Liderança e Neuropsicopedagogia Clínica. Trabalhou como professora de Inglês em escolas privadas e públicas por 24 anos. Atua desde 2015 como gestora do colégio Bom Jesus Água Verde.

Nair Rodrigues de Carvalho, homenageada pelo vereador Tito Zeglin (PDT), neste ato representado pelo vereador Mauro Ignácio. Exerceu por mais de 40 anos a profissão de estilista e é poetisa. Grande parte de sua poesia foi dedicada a venerar a cidade de Curitiba. Autora de 3 livros, aos 88 anos vive em plena atividade cultural. 

Neiva Pini Rabone, homenageada pelo vereador Oscalino do Povo (PP). Atuou em Curitiba por mais de 40 anos como professora de Português e Inglês, organizando diversas atividades sociais. Ao lado de cinco outras professoras, foi autora do projeto Cidades Sustentáveis, que ganhou projeção internacional ao ser apresentado em Manchester na Inglaterra.

Patrícia Ono, homenageada pelo vereador Nori Seto (PP). Mosaicista há 22 anos. Atual diretora do Núcleo de Mosaico da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná. 

Roosevelt Arraes, indicado por Dalton Borba (PDT). Advogado eleitoralista, mestre e doutor em Filosofia Política pela PUC-PR. Pesquisador e professor do Centro Universitário Curitiba, fundador e presidente do Instituto Mais Cidadania, cujo objetivo é aumentar a qualidade do debate sobre temas de interesse público por meio da educação.

Suzana Andreia Galeazzi, indicada pelo vereador Zezinho Sabará (União). Graduou-se em Artes Visuais com ênfase em computação gráfica pela UTP e em Pedagogia pela Uninter, além de ser mestra em Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é secretária-geral do Conselho Municipal de Educação. 

Viviane Magali Bajerski, homenageada por Mauro Ignácio (União). Graduada em Matemática pela UFPR, pós-graduada em Gestão Escolar com ênfase em Administração Escolar pela Faculdade São Braz. Dedicou-se 29 anos ao magistério, sempre priorizando o trabalho coletivo. Atualmente exerce a função de direção auxiliar e professora do Ensino Fundamental.

Wilma Fontana de Souza Alvares, homenageada pelo vereador Osias Moraes (Republicanos). Graduada em História pela Universidade Tuiuti do Paraná e mestre em Educação pela UFPR, também possui outras especializações. Atua como professora no Colégio Estadual João Bettega desde 2006. Em 2016 assumiu a direção do colégio. Possui forte atuação em questões culturais e sociais em Curitiba. 

Fotos da solenidade

Vídeo da solenidade

Sessão Solene – Prêmio João Crisóstomo Arns – 16/11/2022 – YouTube

Fonte: CMC

R. João Negrão, 1285 – Rebouças, Curitiba – PR, 80230-150.

Topo