Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Curitiba
Início notícias Principal Estudantes do IFPR Campus Curitiba conquistam medalha da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estudantes do IFPR Campus Curitiba conquistam medalha da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado em

A Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. A 1ª edição da Olimpíada ocorreu em 2009.

De acordo com Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, a Olimpíada tem como objetivos valorizar o ensino de História e celebrar a relevância de professores e estudantes na construção coletiva do conhecimento.

Na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) a competição iniciou a 1ª fase, em maio, com 28,1 mil estudantes divididos em 9,3 mil equipes. O Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba contou inicialmente com a participação de 12 equipes, sendo que duas delas chegaram à 6ª fase e à etapa final da competição. Ao todo 415 equipes distribuídas por vários estados brasileiros chegaram à final.

No dia 12 de setembro foi realizada a cerimônia de divulgação do resultado final desta edição. Sob a orientação do Professor Denilson Schena (medalhista pelo segundo ano consecutivo), a equipe Montenegro, formada pelos estudantes Giovanna Guilherme Iancoski Maria Júlia Biesemeyer e Mayumi Addad Ishida, todas estudantes do curso de Petróleo e Gás 2, do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, conquistou a medalha de bronze.

A equipe Montenegro passou por 6 fases, de 03 de maio até 12 de junho, o que a permitiu chegar à final da competição. Ao longo deste período a equipe dedicou-se intensamente à resolução das questões e das atividades propostas pela Olimpíada de História. Esse ano as reuniões de orientação também envolveram várias equipes e respectivos professores e professoras orientadoras, do Instituto Federal do Paraná, dos Campi de Astorga, Capanema e Curitiba. Além dos professores orientadores contamos ainda com a participação de professores de outras instituições de ensino que prestaram grande contribuição para as equipes participantes da Olimpíada de História.

A conquista alcançada pelas estudantes Giovanna, Maria Júlia e Mayumi só foi possível devido ao comprometimento e dedicação que a equipe teve ao longo da competição.  Certamente esta experiência de participar de uma olimpíada científica tão competitiva como é a Olimpíada de História, chegar à fase final conquistando medalha é muito significativa para as estudantes. Muitas horas dedicadas ao estudo, análise e resolução das questões, disciplina, determinação e foco, foram alguns dos elementos responsáveis pelo êxito da equipe. Todo esforço e dedicação de cada uma das estudantes valeram à pena. Pela primeira vez, em mais de dez anos, o Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, representado pela equipe Montenegro, foi premiado com a medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil. Giovanna, Maria Júlia e Mayumi fizeram história e deixaram também um importante legado para os futuros olímpicos se espelharem nesse grande exemplo.

No dia 14 de dezembro as integrantes da Equipe Montenegro e o Professor Denilson Schena, receberam das mãos do Professor Adriano William, as medalhas de bronze e as camisetas alusivas à 13ª Olimpíada de História.


Texto: Prof. Denilson Schena

 

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo