Início notícias Principal Estudantes do IFPR Campus Curitiba conquistam medalha da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. A 1ª edição da Olimpíada ocorreu em 2009.

De acordo com Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, a Olimpíada tem como objetivos valorizar o ensino de História e celebrar a relevância de professores e estudantes na construção coletiva do conhecimento.

Na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) a competição iniciou a 1ª fase, em maio, com 28,1 mil estudantes divididos em 9,3 mil equipes. O Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba contou inicialmente com a participação de 12 equipes, sendo que duas delas chegaram à 6ª fase e à etapa final da competição. Ao todo 415 equipes distribuídas por vários estados brasileiros chegaram à final.

No dia 12 de setembro foi realizada a cerimônia de divulgação do resultado final desta edição. Sob a orientação do Professor Denilson Schena (medalhista pelo segundo ano consecutivo), a equipe Montenegro, formada pelos estudantes Giovanna Guilherme Iancoski Maria Júlia Biesemeyer e Mayumi Addad Ishida, todas estudantes do curso de Petróleo e Gás 2, do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, conquistou a medalha de bronze.

A equipe Montenegro passou por 6 fases, de 03 de maio até 12 de junho, o que a permitiu chegar à final da competição. Ao longo deste período a equipe dedicou-se intensamente à resolução das questões e das atividades propostas pela Olimpíada de História. Esse ano as reuniões de orientação também envolveram várias equipes e respectivos professores e professoras orientadoras, do Instituto Federal do Paraná, dos Campi de Astorga, Capanema e Curitiba. Além dos professores orientadores contamos ainda com a participação de professores de outras instituições de ensino que prestaram grande contribuição para as equipes participantes da Olimpíada de História.

A conquista alcançada pelas estudantes Giovanna, Maria Júlia e Mayumi só foi possível devido ao comprometimento e dedicação que a equipe teve ao longo da competição.  Certamente esta experiência de participar de uma olimpíada científica tão competitiva como é a Olimpíada de História, chegar à fase final conquistando medalha é muito significativa para as estudantes. Muitas horas dedicadas ao estudo, análise e resolução das questões, disciplina, determinação e foco, foram alguns dos elementos responsáveis pelo êxito da equipe. Todo esforço e dedicação de cada uma das estudantes valeram à pena. Pela primeira vez, em mais de dez anos, o Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, representado pela equipe Montenegro, foi premiado com a medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil. Giovanna, Maria Júlia e Mayumi fizeram história e deixaram também um importante legado para os futuros olímpicos se espelharem nesse grande exemplo.

No dia 14 de dezembro as integrantes da Equipe Montenegro e o Professor Denilson Schena, receberam das mãos do Professor Adriano William, as medalhas de bronze e as camisetas alusivas à 13ª Olimpíada de História.

Texto: Prof. Denilson Schena