Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Curitiba
Início notícias Principal Dia Mundial da Dança será celebrado com oficinas gratuitas e apresentações artísticas pelo IFPR Campus Curitiba

Dia Mundial da Dança será celebrado com oficinas gratuitas e apresentações artísticas pelo IFPR Campus Curitiba

Publicado em

O “Dia da Dança IFPR” será no dia 29 de abril e é uma ação dos projetos de extensão DancIF e Dançart/Caleidoscópio do Campus Curitiba. A ação é aberta e gratuita para estudantes, servidores e colaboradores, além da comunidade externa. 

Oficinas e apresentações gratuitas de dança. Essa é a preciosa oferta dos projetos DancIF e Dançart/Caleidoscópio do IFPR Campus Curitiba neste momento em que movimentar o corpo e desligar a mente podem ser aliados para lidar com a tensão. A ação também conta o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPR Campus Curitiba. 

São sete oficinas ofertadas em três turnos (manhã, tarde e noite) com duração de 50 minutos e que servem como uma primeira experiência ou ao menos para matar as saudades das festas, aulas ou mesmo dos salões de baile por aí. Todas as oficinas serão transmitidas via plataforma Google Meet e terão inscrições antecipadas. 

Confira abaixo a programação completa das oficinas. 

Apresentações em vídeo também são parte da programação

Outra forma de participação é a gravação de vídeos de sua performance na dança. Os interessados devem preencher a inscrição e enviar até dia 25 de abril. Os vídeos serão  organizados por estilo de dança e agrupados com o uso de uma vinheta entre as apresentações. 

Para quem não se atreve a dar seus passos, mas admira a dança e quer respirar um pouco de arte, também há opção de assistir às apresentações. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do NAC IFPR Curitiba, no Youtube, no dia 29 de abril, às 18h30. O momento contará com a mediação das participantes do projeto Dançart para agitar e também interagir com o público. 

A ideia é trazer a sensação daqueles momentos artísticos presenciais de volta, mesmo que de uma forma diferente, e disponibilizar um espaço para que dançarinas e dançarinos da comunidade interna e externa do IFPR possam expressar e divulgar sua arte após um ano tão difícil.

O que a dança pode trazer pra você?

Ed Carlos da Silva, coordenador do projeto DancIF, é um apaixonado pela dança e, por isso, proponente da ação do Dia da Dança do IFPR. “A dança contribui e pode transformar vidas e eu sou exemplo disso. Iniciei na dança de salão há 11 anos para melhorar a timidez. Os primeiros locais que busquei foram escolas específicas e a minha surpresa foi descobrir que no próprio IFPR, onde eu trabalho, havia um professor que ministrava aulas de dança de salão para os estudantes e servidores”, conta Ed Carlos, que será um dos oficineiros. “Um dos objetivos do evento é que ele seja um primeiro acesso para as pessoas, ou uma continuação para quem já iniciou e devido a pandemia teve que parar de dançar, mas acreditamos que é possível dançar mesmo nestas condições em que estamos”. 

“A dança de salão abre espaço para a construção de novas e múltiplas leituras de mundo”, destaca o professor de educação física do IFPR Campus Curitiba, Rodrigo Tramutolo Navarro, que também é vice-coordenador do projeto DancIF. “É uma manifestação da cultura que possibilita explorar e desenvolver formas elaboradas de expressão e comunicação corporal. Assim como a apropriação da linguagem oral amplia as possibilidades de inserção e de participação social, de modo semelhante, o desenvolvimento da linguagem corporal potencializa e permite ao ser humano estar presente no mundo e se comunicar de modo mais completo e complexo”, explica. 

Para a estudante Maria Luiza, do curso de Processos Fotográficos do IFPR Campus Curitiba, a dança no ambiente escolar dá a estudantes, professores e servidores técnicos uma nova forma de liberdade de expressão em que é possível se reinventar e contar histórias por meio de movimentos, expressão corporal e criatividade. “Estou muito animada para o evento do Dia da Dança IFPR, pois quero muito ver a criatividade dos participantes rolar solta durante as apresentações”. 

Para Juliana Waszak Lima, egressa do curso Técnico Integrado em Administração do IFPR Campus Curitiba, o “Dançart tem a missão de levar a dança para todos e abrir um espaço para a dança ser mais valorizada no campus”. Ela ressalta que a dança no âmbito escolar tem um papel fundamental de descontração e expressão e também “colabora para a saúde física e emocional, sendo uma excelente aliada para aqueles que estão passando por um momento difícil ou apenas precisam se expressar além de palavras”. Para Juliana é exatamente aí que está a importância do Dia da Dança IFPR: “homenagear essa forma de arte e cultura que nos ajuda a superar todo tipo de dificuldade e liberar a criatividade”. 

E aí, vem dançar com a gente?

Serviço:

Dia da Dança IFPR: 29 de abril

Confira a programação completa das oficinas e os links de inscrições. 

Oficina 01 – “Ritmo e percussão corporal no Flamenco”: conceitos básicos com Máriam Trierveiler Pereira, 10h – Link de Inscrição: https://bit.ly/3rLbJ6E 

Oficina 02 – “Forró fácil de dançar” com Letícia Leandro e Rodrigo Tramutolo Navarro, 11h – Link de Inscrição: https://bit.ly/3fETQDN 

Oficina 03 – “Artes Marciais para dança” com André Sarturi, 14h – Link de Inscrição: https://bit.ly/3uiamhd 

Oficina 04 – “Tango” com Ed Carlos da Silva e Cristina Sarturi , 15h  – Link de Inscrição: https://bit.ly/3miT5BH 

Oficina 05 – “Ziriguidum – um convite do samba pro seu corpo” com Thaísa Marques , 16h – Link de Inscrição: https://bit.ly/3woNezt 

Oficina 06 – “Iniciação ao balé clássico” com Alexandra Rudakoff, 17h – Link de Inscrição: https://bit.ly/3wjxiyn 

Oficina 07 – “Linguagem da Alma, como expressar sentimentos através da dança” com Beatriz Skalinski, 20h – Link de Inscrição: https://bit.ly/3dKRiBR 

Formulário para envio do vídeo para o Momento ao Vivo, no dia 29 de abril, às 18h30, no Canal do NAC IFPR Curitiba, no Youtube,: Link de Inscrição: https://bit.ly/2QInqOm 

 


Texto: Profa. Patrícia Meyer

 

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo