Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Curitiba
Início notícias Campus Curitiba estabelece parceria com o Programa Institucional UFPR ConVida para promoção de ações de suporte emocional

Campus Curitiba estabelece parceria com o Programa Institucional UFPR ConVida para promoção de ações de suporte emocional

Publicado em

É com alegria imensa que comunicamos o encaminhamento da parceria institucional do IFPR – Campus Curitiba com o Projeto Você Importa, da Universidade Federal do Paraná, o qual é uma iniciativa do  Programa Institucional UFPR ConVIDA, coordenado pela Prof. Dra. Lis Andrea Pereira Soboll, vinculado ao gabinete da Reitoria. Por meio de canais não-presenciais e remotos, de forma acessível, interativa e dinâmica, este projeto objetiva oferecer à comunidade interna e externa, ações preventivas e de suporte emocional neste sensível momento que estamos vivendo.

Profa. Lis explica que “O UFPR ConVida surgiu em meados de 2019 para valorizar a vida e aproximar pessoas, práticas e saberes, encorajando e fortalecendo o que já existe na nossa realidade. A parceria com o IFPR enriquece, valoriza e renova o sentido do trabalho já realizado em relação à vida e à saúde emocional, tanto na UFPR como no IFPR. Quem ganha são os que participam da programação oferecida, recebendo o acolhimento de uma equipe preparada e muito envolvida, que é enriquecida nesta troca também institucional. Participam da Equipe do  “Você Importa” mais de 30 pessoas, entre alunos, técnicos, professores e parceiros externos, de diversas áreas do conhecimento. É um espaço de troca e encorajamento para todos, buscando valorizar o que importa. A contribuição já realizada pelos profissionais do IFPR tem sido de grande profissionalismo e troca com todos da equipe.” 

Dados apontam que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode experimentar sofrimento psíquico neste contexto de distanciamento físico. Isso indica a importância de ações de cuidado emocional e de psicoeducação como estratégicas na prevenção e promoção de saúde mental

Nesse sentido, o campus do IFPR de Curitiba tem desenvolvido, desde o início da suspensão do calendário, materiais e atividades de suporte e orientação. A parceria amplia esse cuidado no que se refere ao enfrentamento dos impactos da pandemia pelo COVID-19 no âmbito da promoção de saúde mental e atenção psicossocial.

“Com a consolidação desta parceria, pretendemos articular as ações que já vêm sendo desenvolvidas em ambas as instituições com a atuação integrada entre os profissionais e voluntários, a fim de potencializar os recursos humanos, informacionais e principalmente, o alcance da comunidade entendendo sua forma plural” explica a psicóloga Camilla Corso Silveira, que também é chefe da Seção Pedagógica do Campus Curitiba.

As ações em parceria terão início oficialmente em setembro e contarão com rodas de conversa, lives, capacitações, vídeos curtos e oficinas. Confira a programação na galeria de imagens.

O diretor geral do Campus, prof. Adriano Willian, considera que “esta parceria é mais uma ação que a Seção Pedagógica do Campus viabiliza para o apoio à saúde emocional e mental dos nossos estudantes. Certamente, será de grande proveito para toda a comunidade acadêmica do Campus Curitiba”. 

A educação não pode ser descolada da vida e, a união dessas duas instituições federais de ensino na realização de um projeto desta importância, ilustra o potencial de contribuição da escola para a sociedade também neste âmbito de saúde mental. 

Fique atento(a) à programação nas redes sociais do projeto @ufprconvida e nas notícias do IFPR – Campus Curitiba! 

Texto: Seção Pedagógica do Campus Curitiba

 

Galeria de Fotos

Topo