Início notícias Professor do Campus Curitiba participa do II Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais (FORDHIFs)

O professor de História do Campus Curitiba,  Thiago Augusto Divardim de Oliveira, participou II Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais (FORDHIFs). O Fórum fez parte da programação do 30º Simpósio Nacional de História da ANPUH, que ocorreu no dia 18 de julho no Instituto Federal de Pernambuco (Recife). O tema do fórum foi “Em defesa da História e da Educação Profissional Tecnológica”.

A programação prevista foi efetivada na realização da mesa de abertura composta pelas professoras Lêda Cristina Correia da Silva do IFPE e Juliana Alves de Andrade da UFRPE, coordenadora do SNH 2019, a quem agradecemos em especial pelo trabalho de organização, mediação e divulgação junto à ANPUH, mais os professores Marivaldo Rodrigues Rosas, diretor geral do IFPE campus Recife, Flávio de Sá Cavalcanti de Albuquerque Neto, coordenador de pesquisa, e Ateniense Alves de Mendonça, coordenador de Ciências Humanas e Línguas. Todas as falas na mesa de abertura convergiram para o significado e necessidade desse fórum para o encontro, reflexão e enfrentamento aos difíceis tempos atuais.

Ocorreram duas mesas de debate no FORDHIFs – Mesa 1:- História, EPT e conjuntura; Mesa 2: Pesquisa e Ensino de História na EPT. O professor Thiago participou da Mesa 1, com a fala “A necessidade de uma crítica política e epistemológica a reforma do Ensino Médio”.

Os cortes/contingenciamento realizados no orçamento do MEC em 2019 inviabilizaram as solicitações de diárias e passagens para os servidores do IFPR. Apesar de ser um período de recesso escolar, a participação no evento da ANPUH e no Fórum de professores de História significam formação continuada, assim como uma forma de divulgação das pesquisas realizadas pelos profissionais da rede federal de educação, profissional e tecnológica. Diante desse problema (corte de verbas da educação) que afeta todos os servidores e a sociedade de maneira geral, o professor Thiago solicitou apoio ao Proifes-federação que contribuiu com o pagamento das passagens de ida e volta do professor. Uma vez que sua participação na mesa do fórum (a respeito da reforma do Ensino Médio) foi desenvolvida como parte das atividades do GT-educação da federação.

Segundo a organização do evento, apesar de todas as dificuldades de organização na conjuntura atual de ataques à educação, o principal objetivo do II Fórum dos Docentes da EBTT foi cumprido: resistir, dar continuidade e perspectivar a ampliação e consolidação do fórum em defesa do ensino, pesquisa e extensão em História, da Educação Profissional Tecnológica e da Educação pública, gratuita e de qualidade, direito de todos e dever do Estado.

Confira a “Carta de Recife” elaborada pelos participantes do fórum.