Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Curitiba
Início notícias Professor do Campus Curitiba participa do II Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais (FORDHIFs)

Professor do Campus Curitiba participa do II Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais (FORDHIFs)

Publicado em

O professor de História do Campus Curitiba,  Thiago Augusto Divardim de Oliveira, participou II Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais (FORDHIFs). O Fórum fez parte da programação do 30º Simpósio Nacional de História da ANPUH, que ocorreu no dia 18 de julho no Instituto Federal de Pernambuco (Recife). O tema do fórum foi “Em defesa da História e da Educação Profissional Tecnológica”.

A programação prevista foi efetivada na realização da mesa de abertura composta pelas professoras Lêda Cristina Correia da Silva do IFPE e Juliana Alves de Andrade da UFRPE, coordenadora do SNH 2019, a quem agradecemos em especial pelo trabalho de organização, mediação e divulgação junto à ANPUH, mais os professores Marivaldo Rodrigues Rosas, diretor geral do IFPE campus Recife, Flávio de Sá Cavalcanti de Albuquerque Neto, coordenador de pesquisa, e Ateniense Alves de Mendonça, coordenador de Ciências Humanas e Línguas. Todas as falas na mesa de abertura convergiram para o significado e necessidade desse fórum para o encontro, reflexão e enfrentamento aos difíceis tempos atuais.

Ocorreram duas mesas de debate no FORDHIFs – Mesa 1:- História, EPT e conjuntura; Mesa 2: Pesquisa e Ensino de História na EPT. O professor Thiago participou da Mesa 1, com a fala “A necessidade de uma crítica política e epistemológica a reforma do Ensino Médio”. 

Os cortes/contingenciamento realizados no orçamento do MEC em 2019 inviabilizaram as solicitações de diárias e passagens para os servidores do IFPR. Apesar de ser um período de recesso escolar, a participação no evento da ANPUH e no Fórum de professores de História significam formação continuada, assim como uma forma de divulgação das pesquisas realizadas pelos profissionais da rede federal de educação, profissional e tecnológica. Diante desse problema (corte de verbas da educação) que afeta todos os servidores e a sociedade de maneira geral, o professor Thiago solicitou apoio ao Proifes-federação que contribuiu com o pagamento das passagens de ida e volta do professor. Uma vez que sua participação na mesa do fórum (a respeito da reforma do Ensino Médio) foi desenvolvida como parte das atividades do GT-educação da federação.

Segundo a organização do evento, apesar de todas as dificuldades de organização na conjuntura atual de ataques à educação, o principal objetivo do II Fórum dos Docentes da EBTT foi cumprido: resistir, dar continuidade e perspectivar a ampliação e consolidação do fórum em defesa do ensino, pesquisa e extensão em História, da Educação Profissional Tecnológica e da Educação pública, gratuita e de qualidade, direito de todos e dever do Estado.

Confira a “Carta de Recife” elaborada pelos participantes do fórum.

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Topo