Servidora do Campus Curitiba apresenta estudo no VII Encontro Nacional de NEABI – Campus Curitiba

pesquisa

Servidora do Campus Curitiba apresenta estudo no VII Encontro Nacional de NEABI

Publicado em

Copiado!

Aconteceu de 10 a 16 de setembro no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del Rei o VII Encontro Nacional de NEABI, NEAB e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação, com o tema: “Entre Resistências e Reconstruções”. Com o objetivo de criar um espaço coletivo de trocas, debates, reflexões e formação, o evento reuniu sujeitos e instituições de todo o Brasil que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O encontro teve como foco a busca constante e articulada para garantir a implementação da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Além disso, foram elaboradas reflexões sobre as Leis 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Durante o encontro, a servidora Regina Celia de Castro Gomes, do IFPR Campus Curitiba, apresentou um estudo destacando a importância do acolhimento.

Segundo a servidora, após um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas para a igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo de fenômenos excludentes no cotidiano escolar, envolvendo práticas de racismo, discriminação racial, gênero, homofobia, bullying e desrespeito religioso, entre outros. Essas práticas têm prejudicado o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos estudantes ao longo do tempo.

Topo