Professor do IFPR conquista o primeiro lugar nacional em premiação com a sua tese de doutorado – Campus Curitiba

O professor da área de administração do IFPR/Campus Curitiba, Rodrigo Luiz Morais da Silva, conquistou o primeiro lugar nacional na categoria Tese de Doutorado no Prêmio ICE 2019. A premiação é concedida pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) com o objetivo de reconhecer e incentivar pesquisas acadêmicas relacionadas aos negócios de impacto socioambiental e investimento de impacto. A tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM), da Universidade Federal do Paraná, e foi orientada pela profa. Dra. Andréa Paula Segatto.
O estudo, intitulado “Inovação social: um estudo a partir das parcerias desenvolvidas ao longo do seu processo em empresas sociais brasileiras e britânicas”, explora o processo de desenvolvimento da inovação social de organizações brasileiras e britânicas e suas parcerias. As conclusões principais da pesquisa revelam que o processo de inovação social é composto por cinco fases (reconhecimento do problema social/ambiental, análise e proposição de soluções, implementação, busca pela mudança institucional e escalabilidade), sendo avaliado constantemente, com possibilidade de retorno entre as fases e contando com a participação de atores distintos como parceiros nas diversas etapas do processo. Além disso, o estudo traz algumas sugestões sobre como o modelo de apoio às inovações sociais e empresas sociais brasileiras poderia ser melhorado a partir da experiência do Reino Unido.