Processo Seletivo para cursos técnicos EaD tem inscrições prorrogadas até 26 de novembro – Campus Curitiba

O Processo Seletivo regido pelo Edital nº 033/2017, que seleciona estudantes para 3320 vagas em cursos técnicos a distância do IFPR oferecidos por meio do Pronatec Bolsa Formação E-Tec, teve seu período de inscrições prorrogadas até o domingo (26). As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível na página da Diretoria de Educação a Distância do IFPR.

O Processo Seletivo vigente seleciona candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio para os cursos técnicos em Serviços Públicos, Administração, Meio Ambiente, Logística, Segurança do Trabalho e o novo curso técnico em Vendas. As vagas estão distribuídas em 23 dos 25 campi do IFPR – há campi que oferecem todos os cursos e outros apenas alguns. Você pode conferir os cursos oferecidos em cada campus no link.

Encontros Presenciais

Os cursos terão início ainda em 2017 e contarão com encontros presenciais semanais, além dos conteúdos e atividades a distância realizados por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A duração média dos cursos é de dois anos.

Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana, das 19h ás 22h, nos seguintes dias:

Segunda-feira – Serviços Públicos
Segunda-feira – Vendas
Terça-feira – Administração
Quarta-feira – Meio Ambiente
Quinta-feira – Logística
Sexta-feira – Segurança do Trabalho

Municípios

Os polos (Nuteads) com vagas abertas são: Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Seleção

A avaliação será feita por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou Certificado do Enem de cada candidato. As notas finais das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática devem ser informadas no momento da inscrição.

Inclusão social

Para esta oferta, atendendo às exigências da Bolsa Formação (Portaria 817, de 13 de agosto de 2015- artigo 8º), serão atendidos prioritariamente os estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da EJA, ou que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; aos trabalhadores; aos beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda, entre outros que atenderem a critérios previstos no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, instituído por meio do Decreto n.º 7.492, de 2 de junho de 2011; Dentro das prioridades específicas desta oferta, como também ocorre nos cursos presenciais do IFPR, 60% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação – IFPR.