O ProfEPT – Campus Curitiba

O ProfEPT

Atualizado em

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional se insere na área de
Ensino e na grande área Multidisciplinar da CAPES. O curso foi recomendado ao reconhecimento pela
CAPES, tendo obtido nota 3 na avaliação.

Tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a
produção de conhecimentos como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas
que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

Área de Concentração
O ProfEPT tem como área de concentração a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que
compreende os processos educativos em espaços formais e não formais relacionados ao mundo do
trabalho e à produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, com vistas à integração dos
campos do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia. Compreende ainda os espaços educativos
em suas dimensões de organização e implementação, com um enfoque de atuação que objetiva promover
a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir a
formação integral do estudante.

Linhas de Pesquisa

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e
Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Práticas Educativas em EPT
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e
interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Observatório ProfEPT
O Observatório ProfEPT tem como principal objetivo o mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de professores e elaboração de indicadores de pesquisa. O Observatório faz parte do Grupo de Pesquisa em Mineração da Dados e Imagens (MiDI) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. As estatísticas são realizadas usando o currículo Lattes dos professores permanentes das instituições pesquisadas.

Para mais informações sobre o Observatório ProfEPT, clique aqui.

Acesse o site nacional para encontrar informações gerais do ProfEPT como regulamento geral, documentos, processo seletivo, componentes curriculares entre outros.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.