Inserção Social – Campus Curitiba

Inserção Social

Atualizado em

Os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPR têm foco na aplicabilidade prática da pesquisa científica, proporcionando a inserção social das descobertas e seus resultados.

Os estudantes do ProfEPT desenvolvem produtos educacionais que são aplicados em determinadas realidades sociais, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a inserção social em espaços formais e não formais da Educação Profissional e Tecnológica. Com isso, o ProfEPT capacita profissionais qualificados, objetivando a melhora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.

Como ações de inserção social, destaca-se o projeto Centro de Memórias do IFPR que mantém documentos relacionados a história da Educação Profissional e Tecnológica na cidade de Curitiba e em especial das instituições que deram origem ao IFPR. Atualmente, o Centro de Memórias coordenado pelo professor Dr. Wilson Lemos Junior atende membros da comunidade local interessados na história da EPT na cidade de Curitiba. O Centro de Memórias conta como participantes: discentes do ProfEPT, bolsista PIBIC-Jr, professores e bolsista da modalidade PBIS (Programa de Bolsa de Inclusão Social). Vários trabalhos relacionados ao Centro de Memórias foram apresentados nos anos de 2018 e 2019: na Semana de Pedagogia da UFPR, na Jornada Científica do IFPR – Campus Curitiba, no Sepin do IFPR e no EDUCERE (Congresso Nacional de Educação) realizado na PUCPR no mês de setembro de 2019.

Outro projeto de cunho de inserção social é o projeto de extensão “IFPRa Todos: O conhecimento além das Salas”, coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Rafael Pinto, que tem por objetivo auxiliar na divulgação do IFPR – Campus Curitiba, seus cursos, princípios e formas de acesso, principalmente nas escolas públicas de Curitiba e região metropolitana e projetos sociais da prefeitura municipal de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS). O projeto ocorre desde 2016, com a participação de bolsistas PIBEX-Jr, PBIS e voluntários. Seus resultados já foram apresentados em diversos eventos científicos, revistas de extensão, dentre outros. Além disso, os resultados já serviram de objeto de estudo para discentes do ProfEPT, além de referência como metodologia de ação de extensão visando diminuir a distância entre comunidade e Instituto federal.

Os produtos do Mestrado do ProfEPT do IFPR têm sido divulgados em diversos eventos tanto locais, quanto nacionais e até mesmo internacionais, como por exemplo, no VII Sepin do IFPR, em 2018, no II Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio em 2018, na REDITEC e na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica em 2018, no I Encontro de Pós-Graduação em Educação da FE-USP em 2018, no ConectaIF em 2018, VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo – EBEM 2018, no EDUCERE, em 2019, na Semana de Pedagogia da UFPR, em 2019, no 5º Congresso de Educação da FAG em 2018, no IV Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação, realizado em Natal em dezembro de 2018, no VI Colóquio Internacional de Educação – Democracia em Tempo de Crises, realizado em Joaçaba (SC) em setembro de 2018, no Congresso Internacional de Educação e Tecnologia, em junho de 2018, entre outros. Além disso, destacam-se vários artigos publicados em periódicos voltados para a área de Ensino.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.