Especialização em Gestão e Negócios – Campus Curitiba
Nossos Cursos Pós-Graduação Especialização em Gestão e Negócios

Especialização em Gestão e Negócios

Atualizado em

Copiado!

Especialização em Gestão e Negócios

Curso autorizado pela RESOLUÇÃO Nº15 de 24 de MARÇO DE 2017

Dias de realização do curso: sexta-feira (18h40 às 22h40) e sábado (09h00 às 13h00)

Carga horária total do curso: 480h

Contato: esp.gn.curitiba@ifpr.edu.br

Apresentação
Proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidades técnicas que sustentam o processo de tomada de decisões, ampliando suas habilidades de gestão, capacidade de liderança e poder de decisão, transformando-o em um efetivo agente de mudanças nas organizações.

O curso se propõe a formar especialistas, com a abundância de ferramentas de apoio a tomada de decisões de gestão e estratégias, sem desconsiderar a parte humana, em virtude de que as organizações são compostas de pessoas e geridas por pessoas, desenvolvendo sua capacidade analítica e de implantação de planos, por ele desenhados.

O objetivo específico do curso de Pós-Graduação em Gestão e Negócios é preparar especialistas em estratégias e gestão empresarial, capazes de dar suporte seguro e inteligente nas decisões dos altos escalões.

Pré-requisitos
Conclusão de Curso de Graduação.

Público Alvo
O público alvo desta especialização é o profissional com formação superior, licenciado ou não, preferencialmente que atue na área de gestão e negócios, profissionais que buscam atuar nas áreas executivas, de gestão, financeira e estratégica das organizações, ocupando cargos de executivos, diretores, gerentes, controllers, coordenadores e supervisores de área e que fazem parte do “staff” da área executiva como secretários executivos e assessores e profissionais que queiram iniciar o caminho de consultoria independente ou assessoria estratégica com visão empreendedora e voltada à inovação e as relações interpessoais.

Modalidade
Presencial.

Proposta do Curso
O curso foi idealizado em 3 (três) módulos, sendo dois deles englobando as funções gerenciais tradicionais (Recursos Humanos, Gestão) e um englobando o estratégico, considerado atualmente essencial na rentabilidade e competitividade de qualquer negócio, seja ele novo ou já estabelecido.

Cada módulo, por sua vez, será composto por cinco unidades curriculares que, em conjunto, procurarão não só capacitar o discente na análise, planejamento e implantação e gerenciamento nas referidas funções, mas, também instrumentalizando-o a fazê-lo numa perspectiva empreendedora e inovadora. Fazendo assim, a equipe que atuará no curso acredita estar efetivamente cumprindo o seu papel de qualificar um discente capaz de atuar no gerenciamento junto a qualquer setor da economia, promovendo o desenvolvimento socioeconômico pautado na competitividade e lucratividade organizacionais e na geração de emprego e renda.

Objetivo Geral
Proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidades técnicas que sustentam o processo de tomada de decisões, ampliando suas habilidades de gestão, capacidade de liderança e poder de decisão, transformando-o em um efetivo agente de mudanças nas organizações. O curso se propõe a formar especialistas, com a abundância de ferramentas de apoio a tomada de decisões de gestão e estratégias, sem desconsiderar a parte humana, em virtude de que as organizações são compostas de pessoas e geridas por pessoas, desenvolvendo sua capacidade analítica e de implantação de planos, por ele desenhados.

Objetivos Específicos
O objetivo específico do curso de Pós-Graduação em Gestão e Negócios é preparar especialistas em estratégica e gestão empresarial, capazes de dar suporte seguro e inteligente nas decisões dos altos escalões.Para atingir tal propósito, o curso tem os seguintes objetivos específicos:

  • Prover um conhecimento abrangente do ambiente de negócios e sua dinâmica e da inserção das empresas com o devido posicionamento;
  • Propiciar conhecimento sobre o processo de gestão e estratégica, seus conceitos e ferramentas tradicionais, com visão das melhores e mais atuais práticas das organizações nessa área;
  • Dar uma visão prática e abrangente do processo de formulação das decisões de gestão e estratégicas nas organizações complexas, com esclarecimento dos aspectos metodológicos e humanos envolvidos.
  • Orientar e compreender as relações de pessoas, bem como, a gestão de talentos e competência, para obtenção dos resultados desejados pelas organizações empresariais, tendo o ser humano e habilidades e competências como diferencial competitivo.

Linhas de Pesquisa

O Curso oferece Três linhas de Pesquisa, nas seguintes áreas:

I – Humanidades: Esta linha corresponde às seguintes unidades curriculares: Gestão de Carreira, Empreendedorismo, Gestão de Talentos e Pessoas, Finanças Comportamentais, Psicologia das Relações Humanas. Esta linha tem por objetivo a pesquisa relacionada ao fator humano nas organizações e a gestão de talentos. Poderá ser realizada pesquisas relacionadas aos temas das disciplinas que apresentem inovação, análise, estudo de caso, projetos implantados em empresas que se destacaram nesta área.

II – Gestão: Esta linha corresponde às seguintes unidades curriculares: Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Gestão de Eventos Empresariais, Gestão de Projetos, Gestão da Cadeia de Suprimentos. Esta linha tem por objetivo temas relacionados à gestão da pequena, média e grande empresa, no que se refere a oportunidades de negócios, sistemas e métodos de gestão implantados, estudo de casos de empresas que se destacaram e projetos inovadores.

III – Estratégico: Esta linha corresponde às seguintes unidades curriculares: Marketing Estratégico, Planejamento Estratégico, Análise Estratégica de Demonstrações Financeiras, Gestão Financeira e Orçamentos, Gestão Estratégica de Custo. Esta linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar estratégias implantadas ou propostas em diversos segmentos da administração e de negócios, bem como, recuperação de empresas, novos negócios e inovações na área.

Matriz Curricular

Coordenação

Informaremos nova portaria

Dr. Adriano Fuzaro – Coordenador

Outras informações e documentos

Regulamento TCC – Especialização em Gestão e Negócios (2021) – v5

Relação de Professores

Apresentação do Funcionamento do Curso

Representantes – Comunicado

CONVITE – Informação sobre o início das aulas

V12 – TURMA E/F
v11 – GRADE TURMA E
v11 – GRADE TURMA F

Editais

Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Gestão e Negócios  (2017)

Editais – 2021

Editais – 2020

Editais – 2019

Editais – 2018

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.