Novo cronograma do curso “Panoramas do Ensino Médio Técnico Integrado” – Campus Curitiba

Novo cronograma do curso “Panoramas do Ensino Médio Técnico Integrado”

Confira o novo cronograma do curso de extensão “Panoramas do Ensino Médio Técnico Integrado: Epistemologias, Legislação e Políticas”. O Curso está sendo organizado pelos professores Thiago Divardim e Dalvani Fernandes e conta com apoio da direção do Campus Curitiba e do Sindiedutec.

O curso será certificado pelo IFPR como curso de extensão.

OUTROS DETALHES OU INFORMAÇÕES ESCREVER PARA:
dalvani.fernandes@ifpr.edu.br ou thiago.oliveira@ifpr.edu.br

NOVO CRONOGRAMA

1º ENCONTRO: 15/06/2018 – 08:30h até 12h
Palestra: “Institutos Federais: bases epistemológicas, limites e possibilidades na conjuntura atual ”.
Palestrante: Prof. Drª Marise Ramos (UERJ)

2º ENCONTRO: 20/06/2018 – 08:30h até 12h
Apresentação dos organizadores sobre a metodologia do curso e introdução referente ao conteúdo previsto anteriormente para o DIA 06/06/2018.

Roda de conversa, leitura e debate sobre os documentos. Material de leitura referente ao 2º encontro:
a) Leitura imprescindível: Lei 5154/2004, lei que altera as diretrizes e bases da educação nacional permitindo a existência do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio.
b) Leitura imprescindível: Lei 11.892/2008, lei de criação dos Institutos Federais.
c) Leitura complementar: Documento de base do Ensino Médio Inovador (EMI).
d) Leitura complementar: Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. (SHIROMA, CAMPOS e GARCIA, 2005)

3º ENCONTRO: 27/06/2018 – 08:30h até 12h
Palestra de abertura. Tema: “O Ensino Médio como um campo de disputas: as políticas, seus formuladores e proposições após a LDB de 1996”.
Palestrante: Prof. Drª Mônica Ribeiro da Silva (UFPR)

4º ENCONTRO: 04/07/2018 – 08:30h até 12h
Roda de conversa, leitura e debate sobre os documentos.
a) Leitura imprescindível: Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) 05/2011, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
b) Leitura imprescindível: “As políticas públicas de educação profissional no Brasil entre 2003-2014” (capítulo IV da tese de Lucas B. Pelissari).
c) Serão distribuídos textos e documentos para que os inscritos façam a apresentação.

5º ENCONTRO: 24/07/2018 – 08:30h até 12h
Mesa de debate. Tema: “Áreas do conhecimento e fragilização das especificidades científicas no novo contexto da EPCT”.
Convidadas: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (UFPR)
(FORMAÇÃO PEDAGÓGICA)

6º ENCONTRO: Primeira semana de agosto (em negociação de data) – 08:30h até 12h
Mesa de debate. Tema: “Egressos e evasão no EPCT”.
Convidados(as): Candida Santos Lima (IFPR/Curitiba) e Lucas Pelissari (IFMG)
Mediador: Thiago Augusto Divardim de Oliveira (IFPR/Curitiba)

7º ENCONTRO: 08/08/2018 – 08:30h até 12h
Roda de conversa.
Leitura imprescindível: Concepção do ensino médio integrado (Marise Ramos)
Leitura complementar: Projetos de reformulação do Ensino Médio e inter-relações com a Educação Profissional: (im)possibilidades do Ensino Médio Integrado (Mônica Ribeiro da Silva).

8º ENCONTRO: (em negociação)
Palestra de encerramento. Tema: “O papel dos docentes frente aos desafios da democratização da educação: o caso dos Institutos Federais”.
Palestrante: Prof. Drª Dermeval Saviani

9º ENCONTRO: 22/08/2018 – 08:30h até 12h
Roda de conversa, impressões sobre o curso, avaliação (participação necessária para emissão de certificado).