Apresentação – Campus Curitiba

Atualizado em

A Coordenadoria Pedagógica e de Apoio ao Estudante (CPAE) é responsável por ações que contribuam com a melhoria do processo ensino aprendizagem, por meio da cooperação com as coordenações de curso, docentes, estudantes e familiares.

É formada por uma equipe composta por profissionais das áreas da pedagogia, psicologia e licenciaturas, que auxiliam a comunidade escolar para a qualidade da oferta do ensino.

Principais ações da Coordenadoria Pedagógica e de Apoio ao Estudante:

• Atua junto às coordenações de curso no atendimento das necessidades dos estudantes.
  • Realiza ações coletivas para favorecer o desenvolvimento escolar (orientação profissional, organização dos estudos, acompanhamento de representantes de turma, projetos de promoção do bem-estar escolar e prevenção ao bullying, etc).
  • Apoia os docentes no planejamento de estratégias para sala de aula, como: modos de manejo de turma, estratégias inclusivas, novas metodologias, etc.
  • Acolhe e realiza orientação aos estudantes, sob demanda deles, em questões pontuais referentes a relações interpessoais, processos intrapessoais e dificuldades educacionais.
  • Orienta pais/responsáveis e articula ações com eles para promover o melhor desenvolvimento escolar dos estudantes.
  • Encaminha para atendimento externo situações que extrapolam a possibilidade de solução na escola (assistência à saúde, atenção psicossocial e segurança).
  • Realiza reuniões com profissionais externos e facilita a implementação de ações necessárias ao desenvolvimento do estudante na escola.
  • Produz pareceres que subsidiam os colegiados de curso em processos decisórios.
  • Colabora na elaboração e reformulação de PPC – Projetos Pedagógicos de Curso e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.
  • Participa da organização escolar, colaborando com documentos como: calendário, editais, orientações, etc.
  • Organiza encontros pedagógicos e momentos formativos.

(41) 3535-1671 (inclusive whatsapp)

cpae.curitiba@ifpr.edu.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Atendimento presencial, preferencialmente, mediante agendamento.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.