Programas e Projetos – Campus Curitiba

Programas e Projetos

Atualizado em

PROGRAMAS E PROJETOS

Visando facilitar a elaboração de propostas de projetos e programas seguem algumas definições:

Programa de Extensão o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

Projeto de Extensão o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.

Programas e projetos devem contemplar as diretrizes das ações de extensão: impacto e transformação, interação dialógica, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.

A sistematização das ações de extensão em programas constitui-se em uma das melhores soluções para o cumprimento das diretrizes acima. Algumas estratégias podem ser implementadas para a formação de um programa:
1. Identificação de projetos que atuam em uma mesma Linha de Extensão; articulação e integração dos mesmos, sob a forma de reuniões de ‘conciliação’ ou seminários temáticos; estabelecimento de mecanismos de gestão, etc.
2. A partir de linhas consideradas prioritárias, institucional e socialmente, ou pela demanda de políticas públicas, a implementação de programas, pode ser desencadeada por meio de uma chamada à apresentação de projetos, que vai reunir antigas e novas ações de extensão, agora estruturadas como o programa desejado.

Os programas estruturados, por seus projetos, vão oferecendo outras ações de extensão relacionadas à Linha de Extensão à qual atende o programa, como cursos, eventos, prestação de serviços e elaboração e publicação/difusão de produtos acadêmicos. Muitas dessas ações – desenvolvidas em parceria pelos projetos e seus participantes – tem forte ação consolidadora do programa.

Abaixo um exemplo de um programa com seus respectivos projetos vinculados e demais ações de extensão.

Fonte: Extensão Universitária: organização e sistematização / Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2007.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.