Curso de Extensão – Campus Curitiba

Curso de Extensão

Atualizado em

CURSOS DE EXTENSÃO

Visando facilitar a elaboração de propostas de cursos de extensão seguem algumas definições:

Curso de extensão: ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância,planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 08 horas e critérios de avaliação definidos.

Observações:

• Ações dessa natureza com menos de 08 horas devem ser classificadas como

“evento”.

• Prestação de serviço realizada como curso deverá ser registrada como curso.

Classificação (tipos) de cursos e definições

Quanto à modalidade de realização:

Presencial

Curso cuja carga horária computada é referente à atividade na presença de professor / instrutor.

À distância

Curso de extensão a distância é caracterizado pela não-exigência da presença do aluno durante toda a oferta da carga horária; as atividades presenciais (sessões de esclarecimento, orientação presencial, avaliação, etc) não devem ultrapassar 20% da carga horária total.

Quanto ao objetivo:

Cursos livres de extensão – cursos que objetivam a iniciação ou atualização em uma área do conhecimento, com carga horária mínima de 8 horas e inferior a 40 horas.

Formação Inicial e Continuada (FIC)*

Também denominados de Curso de Qualificação Profissional, podem se apresentar de duas formas:

• formação inicial – voltado para estudantes que buscam qualificação e possuem carga horária igual ou superior a 160 horas;
  • formação continuada – voltado para aqueles que já possuem conhecimento e atuação na área, e buscam atualização e/ou aprofundamento de conhecimentos, possuindo carga horária mínima de 40 horas.

Aperfeiçoamento*

Curso com carga horária mínima de 180h, destinado a graduados.

Especialização*

Curso com carga horária mínima de 360h, destinado a graduados.

*Estes três últimos tipos serão registrados junto à Direção de Ensino.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.