Mensagem de boas-vindas da Direção Geral aos alunos – Campus Curitiba

Notícias

Mensagem de boas-vindas da Direção Geral aos alunos

Publicado em

Copiado!

10 anos do campus Curitiba: Você constrói essa História !

Em 2018 comemoramos 10 anos do campus Curitiba do IFPR. São 10 anos em que foi constituída através da Lei nº 11.892/2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com as seguintes finalidades:
I – ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

II – desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

III – promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

IV – orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;

V – constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;

VI – qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

VII – desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

VIII – realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;

IX – promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

Nesse período, tivemos um avanço significativo na oferta de cursos. Em 2008, eram ofertados os cursos técnicos integrados Informática, Petróleo e Gás, Contabilidade, e os cursos técnicos subsequentes Saúde Bucal, Prótese Dentária, Massoterapia, Radiologia, Enfermagem, Administração, Secretariado, Transações Imobiliárias. Hoje, além destes cursos, ofertamos os cursos técnicos integrados em Mecânica, Processos Fotográficos, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais e Administração, os cursos técnicos subsequentes em Eventos, Edificações, Telecomunicações, Eletromecânica, Mecânica, Produção de Áudio e Vídeo, Processos Fotográficos, Eletrotécnica, Mecânica, os cursos superiores de Ciências Contábeis, Gestão Pública, Secretariado, os cursos de Especialização em Educação Profissional Técnica de nível médio, Gestão e Negócios, Gestão Tributária, Empresarial e Contábil, Gestão Pública, além do Mestrado Profissional em Educação Profissional.

Para 2018 ainda teremos a oferta da Especialização em Educação Musical. Em processo de formulação ou análise, ainda temos a Especialização em Gestão Social, em Ensino de Física, em Educação do Campo, em Educação de Jovens e Adultos, além dos cursos superiores de Processos Gerenciais, Massoterapia, Processos Escolares, Pedagogia, Engenharia da Computação e Mestrado Interdisciplinar.

No que se refere ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação, temos 115 projetos dentre os de extensão, pesquisa e inovação, demonstrando nossa contribuição na construção e formulação de conhecimento, inclusive, com a participação de estudantes de nível técnico.
Com a ampla participação da comunidade, avançamos na democratização dos espaços coletivos, com a constituição dos colegiados de curso, colegiado de gestão pedagógica, Conselho Diretivo do Campus e Grêmio Escolar.

Com uma política de incentivo a capacitação dos servidores, concedemos até 70% dos recursos de destinados a diárias e transporte do campus para os servidores participarem de congressos e encontros, expondo seus trabalhos e aqueles desenvolvidos com os alunos do campus. Na expansão do acervo bibliográfico, adquirimos somente em 2017 um total de 218.000,00 (duzentos e dezoito mil) reais em aquisição de livros.
Investimos na compra de materiais permanentes num montante de 8.500.000,00 (oito milhões e quinhentos mil) reais visando atender e equipar os laboratórios do campus, e dessa forma, garantindo uma formação profissional mais qualificada para os nossos estudantes. A reforma dos prédios da Mate Real que abrigou o setor administrativo do campus, a Secretaria Acadêmica e os laboratórios de Mecânica, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica e Eletrônica, também são conquistas de nossa Unidade.

De um total de 38 docentes que éramos em 2008 e 18 técnicos administrativos, hoje somos 202 docentes e 78 técnicos, com possibilidades de nos tornarmos 250 docentes em nossos quadros e 150 técnicos. Antes, éramos 800 alunos presenciais, hoje somos 2600 alunos nos cursos presenciais e temos em média 400 alunos nos cursos à distância, atendendo a região metropolitana de Curitiba e levando o nome do nosso campus nos bairros mais distantes da nossa capital.
Com as Jornadas Científicas, os Festivais de Bandas e de Artes, promovemos a cultura e as artes em nosso campus e mostramos a todos o talento dos nossos discentes.

No que concerne à infraestrutura, em 2018 teremos uma reforma de prédio para abrigar os laboratórios de Desenho Técnico, Física, Química, Petróleo e Gás e Processos Fotográficos, além da cobertura da quadra. Serão mais de Um milhão de reais a serem investidos visando melhoria das condições de ensino e de práticas desportivas. Além disso, teremos o uso das catracas que trará mais segurança a toda a comunidade acadêmica. Porém, uma possibilidade de permuta pode mudar este cenário de investimentos, mas trará resposta a um desejo da comunidade escolar que é antigo, o de ter as instalações do campus em um terreno mais amplo, com prédios novos e num local e de mais fácil acesso!
Esses foram apenas alguns avanços que tivemos nestes anos.

Por isso, ressaltamos que temos que avançar na consolidação da infraestrutura do campus, porque é através dela que mais atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação, culturais, artísticas e desportivas poderão acontecer de forma satisfatório e com qualidade.
Por isso, conclamamos toda a comunidade acadêmica a participar dos eventos comemorativos dos 10 anos do campus Curitiba, pois será uma forma de nos congraçarmos, relembramos nossa trajetória, projetarmos nossas ações futuras e homenagearmos todos aqueles que fizeram parte desta história de conquistas e sucesso!

Topo