Projeto coordenado por docente do Campus Curitiba em parceria com o Google ajuda a divulgar Curitiba – Campus Curitiba

Notícias

Projeto coordenado por docente do Campus Curitiba em parceria com o Google ajuda a divulgar Curitiba

Publicado em

Copiado!

Inaugurada em 2017 (versão beta em 2016) a Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO), coordenada pela professora do IFPR/Campus Curitiba Jânia Duha, tem como um de seus objetivos divulgar a nossa cultura e incentivar a busca de conhecimento.

Curitiba é uma das cidades com maior número de espaços culturais e de lazer voltados para a população. No mundo, no entanto, muitos museus e espaços interessantes não se encontram acessíveis para visitas virtuais (Street View/interiores).

Pensando em como resolver esse problema, a equipe da olimpíada resolveu escrever para o Google e contar a história dessa olimpíada online, que queria colocar Curitiba no mapa. Como resposta a equipe da IPhCO foi selecionada para receber o equipamento do Google Street View  em setembro deste ano. Começou assim o trabalho inédito de mapeamento de interiores.

Museu do Expedicionário, Museu da Imagem e do Som, Museu Atílio Rocco, Museu Alfredo Andersen, Centro Juvenil de Artes Plásticas, Teatro Guaíra, Parque da Ciência Newton Freire Maia, são alguns dos espaços que já foram ou que estão sendo mapeados. Esse projeto de quase dois meses rendeu a equipe da olimpíada a classificação de Local Guide Nível 5 do Google Street View e uma coletânea de informações culturais fascinantes sobre a história da nossa cidade e do Paraná.

Com muita determinação a equipe – composta por professores que atuam regularmente em sala de aula e trabalham em diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão – conseguiu que o trabalho fosse bem sucedido.

O mérito do trabalho foi recompensado com a renovação do prazo de uso do equipamento, que será utilizado numa segunda etapa do trabalho nos meses de novembro e dezembro deste ano. A equipe agradece a todos os diretores e responsáveis pelos espaços visitados, ao Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Renato Carneiro Jr. e, em especial, ao Google pelo incentivo à cultura e a divulgação da cidade de Curitiba e do estado do Paraná.

 

 

Topo