IFPR se pronuncia sobre aula de Educação Física – Campus Curitiba

IFPR se pronuncia sobre aula de Educação Física

Sobre a reportagem divulgada na tarde desta segunda-feira, dia 27 de agosto, acerca de uma atividade da aula de Educação Física, no IFPR Campus Curitiba, que teria sido realizada durante a chuva na sexta-feira, dia 24 de agosto, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) aponta que:

1. O IFPR não compactua com punições abusivas impostas pelos seus educadores, sejam eles professores ou técnicos-administrativos em Educação, aos estudantes de qualquer uma de suas unidades. Respeitamos, em âmbito institucional, os preceitos instituídos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público, assim como há um Regulamento Disciplinar do Corpo Discente do IFPR em vigor na instituição. Este documento regulamenta direitos e deveres do corpo discente, das proibições e responsabilidades, além das sanções disciplinares a serem aplicadas nos casos em que o discente o contrarie.

2. As medidas cabíveis foram tomadas pela Direção-Geral e de Ensino do IFPR Campus Curitiba, assim que os gestores tomaram ciência do fato. No dia 25 de agosto, sábado, em reunião de pais já programada no Calendário Acadêmico da unidade, o professor de Educação Física compareceu e prestou esclarecimentos acerca da questão para os quatro pais de estudantes da turma de 1º ano do curso de Informática que estavam presentes ao evento.

3. A Direção do Campus Curitiba também assumiu a mediação do conflito, e realizou reunião com o servidor com o intuito de esclarecer os acontecimentos e agendou para a próxima semana, a partir de 03 de setembro, uma retratação do professor de Educação Física perante a turma, tendo em vista que entre 27 e 31 de agosto estão sendo realizadas eventos e atividades culturais no campus.

4. A instituição dispõe de canais de atendimento eficientes para a realização de denúncias, como a Ouvidoria Institucional.

5. O IFPR reassume seu compromisso com a formação integral dos estudantes, e com o fortalecimento da perspectiva formativa do esporte enquanto fator de desenvolvimento humano, promoção de saúde e exercício pleno da cidadania.

O IFPR está à disposição para esclarecimentos adicionais.