Equipe do Campus Curitiba vence o Concurso de Astronomia do Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA – Campus Curitiba

A equipe do Campus Curitiba – formada pelos alunos do Ensino Médio Integrado, Vinicius Druciak Regis e Miguel Monteiro Naufel De Toledo e orientados pela professora de Física, Jania Duha -, venceu o Concurso de Astronomia do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) na categoria Ensino Médio.

No concurso de Astronomia do LNA os participantes devem elaborar uma proposta que indique aos astrônomos profissionais um objeto celeste de interesse científico e visual, para ser fotografado digitalmente com o Telescópio SOAR (Southern Astrophysical Research Telescope).

A proposta vencedora é premiada com uma imagem (fotografado digitalmente com o Telescópio SOAR) de alta resolução do objeto astronômico indicado. O objeto indicado pela equipe do IFPR foi o NGC 2818: A Nebulosa Misteriosa.

Confira AQUI o texto vencedor da equipe do IFPR

Além da imagem digital de alta resolução, o Campus Curitiba receberá a visita de um astrônomo do LNA que irá proferir uma palestra sobre o LNA e o Telescópio SOAR e sobre o objeto astronômico escolhido por nossos alunos, vencedores do concurso. A data da visita será definida em conjunto com a direção da escola e a organização do concurso.

Sobre a Imagem:

Dada a complexidade do procedimento de observação com um telescópio profissional do porte do SOAR, as observações serão feitas por astrônomos do LNA, remotamente de sua sede em Itajubá, MG. Além disso, as datas exatas de quando as observações serão executadas somente serão definidas posteriormente, junto com a programação científica do telescópio. Assim que as observações forem realizadas, os estudantes serão avisados. As imagens serão publicadas um mês após as observações.

As imagens serão processadas profissionalmente e amplamente divulgadas, com a explicação dos detalhes científicos que as imagens descrevem. A escola receberá um quadro com a imagem impressa (tamanho aproximado 50x50cm). A divulgação da imagem será feita através dos sites da OBA e do LNA, através também do Boletim Eletrônico da SAB e à imprensa especializada.