Descrição Geral dos Cursos – Campus Curitiba
Descrição Geral dos Cursos

Descrição Geral dos Cursos

Atualizado em

Copiado!

O diferencial do Instituto Federal do Paraná é o desenho curricular, cuja proposta político-pedagógica possibilita a oferta de todos os níveis de ensino, desde educação básica, em especial cursos de ensino médio integrado à educação profissional, até o ensino técnico geral. Farão parte dos Institutos os Cursos Superiores de Tecnologia, Licenciaturas, Bacharelados e Programas de Pós-Graduação – Especialização, Mestrado e Doutorado – além da formação continuada de trabalhadores.

Seguindo as diretrizes educacionais previstas para os Institutos, o IFPR oferece:

•    Educação Básica – que compreende os Cursos Técnicos de Nível Médio, nas modalidades Integradas e Subseqüentes (pós médio);
•    Educação Superior – que compreende Cursos Superiores de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas;
•    Pós Graduação – que compreende os Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado;

 

Ao Estudante que concluiu o Ensino Fundamental e deseja obter uma formação profissionalizante, o IFPR oferece 30 possibilidades de Cursos de Educação Profissional de Nível Médio, conhecidos como Cursos Técnicos. As opções variam de acordo com os Campi, com o nível de formação do estudante e estão disponíveis nas seguintes modalidades:

Cursos Técnicos Integrados – São cursos voltados aos estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental (8ª série). O termo integrado significa que o estudante vai cursar concomitantemente as disciplinas do Ensino Médio e da formação técnica profissional. Ao término do curso – que dura três anos – o formado terá diploma de Técnico de Nível Médio podendo exercer atividade profissional técnica. Além disso, se desejar, o técnico poderá dar continuidade aos estudos ingressando em cursos de nível superior.

Cursos Técnicos Integrados na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) – São cursos destinados aos jovens e adultos que concluíram o Ensino Fundamental (8ª série) e buscam a formação no Ensino Médio integrado à formação Técnica profissional sob a forma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de seleção para o Proeja é feito com base no histórico acadêmico do candidato – preferência para quem está há mais tempo fora da escola. O requisito é ter idade mínima de 18 (dezoito) anos no ato da matrícula. O curso tem duração de 3 (três) anos e confere ao formando o diploma de Técnico de Nível Médio, habilitando o estudante a prosseguir os estudos em curso de nível superior e ao exercício de uma atividade profissional técnica.

Curso Técnico Subseqüente – O curso técnico subseqüente, ou pós médio, é voltado aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio e buscam a formação técnica. O curso tem duração de 2 anos e confere ao formado o diploma de técnico de nível médio.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.