Especialização em Educação Profissional – Campus Curitiba
Nossos Cursos Pós-Graduação Especialização em Educação Profissional

Especialização em Educação Profissional

Atualizado em

Copiado!


Nome do curso:

Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ESPEDU)


Área de avaliação (CAPES)

Colégio: Humanidades

Grande Área: Ciências Humanas (7.00.00.00-0)

Área de conhecimento: Educação: Ensino Profissionalizante (7.08.07.07-8)


Linhas de Pesquisa

Educação Profissional: Entende-se a educação profissional alicerçada na perspectiva teórica histórico-crítica, na reflexão crítica acerca da Tecnologia e Trabalho e comprometida com a emancipação humana, em contraposição à uma lógica instrumental, aligeirada e meramente ocupacional – focada apenas no trabalho como fonte de renda, para entendê-lo como fonte de sentido. Portanto, articula trabalho, ciência, tecnologia e cultura visando gerar uma interpretação do mundo ancorada na produção de conhecimento com base em demandas sociais. Tais preceitos estão fundamentados no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFPR e documentados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigência entre 2019 e 2023.  


Tipo de curso (conforme Lei nº. 9394/96, art.44, III e Resolução CNE/CES nº 1/2018) – Especialização

Público alvo

Professores que já estejam atuando ou pretendam atuar na Educação Profissional. 

Modalidade

Presencial com parte da carga horária a distância que será constituída por encontros síncronos, com câmeras abertas para que seja computada a presença. A Carga horária a distância será dividida em síncrona (ao vivo) e assíncrona, conforme detalhamento no item 2.12 do PPC.

Carga horária do curso e duração

O curso tem carga horária total de 408h e tem duração de, no mínimo, 18 meses.

Dia(s) e horários de realização do curso

Sextas-feiras no período da noite (19h às 22h – a distância, por meio de encontros síncronos via plataforma), sob responsabilidade do estudante referente a equipamento e acesso à internet, e sábados pela manhã (9h às 13h – presenciais, no IFPR Campus Curitiba). 

Local de realização do curso

Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba (Rua João Negrão n°1285, Rebouças, CEP 80230-150, Curitiba/ Paraná).


Objetivos do curso

Objetivo Geral:

Capacitar os profissionais que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio promovendo uma formação crítica e articulada à realidade do mundo do trabalho, à ação pedagógica e à base tecnológica de sua área de conhecimento, com vistas a desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem contextualizadas, interdisciplinares, ativas e criativas.

Objetivos específicos:

1. Formar e qualificar profissionais especialistas para atuar na Educação profissional como docente;

2. Aprimorar o desempenho dos profissionais da Educação que atuam na Educação profissional;

3. Ampliar a pesquisa referente à Educação Profissional e divulgá-la dentro dos princípios que norteiam a especialização no IFPR, produzindo conhecimentos interdisciplinares e focados no atendimento de demandas sociais;

4. Promover uma formação docente voltada à realidade da Educação Profissional e Técnica, na perspectiva de emancipação humana, compreendendo o trabalho como fonte de sentido, articulando trabalho, ciência, tecnologia e cultura;

5. Formar um profissional capaz de atuar na modalidade da Educação Profissional Técnica em nível médio de forma autônoma, crítica e propositiva frente aos problemas educacionais;

6. Formar um profissional comprometido com a inclusão social e as práticas democráticas, com a educação em Direitos Humanos, diversidade e sustentabilidade.


Vagas ofertadas 

a) Mínimo: 20 vagas (Resolução Consup/IFPR nº.121/2023)  

b) Máximo: 40 vagas

Caso não haja o número mínimo de inscritos em processo seletivo, caberá ao Colegiado do curso avaliar a abertura do curso.

Reserva de vagas

Além das vagas ofertadas, estima-se a reserva de 5 (cinco) vagas para estudantes concluintes de cursos de Ensino Superior do Instituto Federal do Paraná, atendendo à verticalização de ensino prevista pelo IFPR. 

Política de Cotas

Atende à Resolução Consup/ IFPR nº 41/2021 que define a Política de Cotas para inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência, pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), povos tradicionais, imigrantes e refugiados nos cursos e programas de Pós-graduação do IFPR em, no mínimo, 50% das vagas. 


Coordenação do curso

Nome: Profa. Drª. Tatiana de Medeiros Canziani

Titulação: Doutorado em Educação

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9289338448314952

E-mail: espedu.curitiba@ifpr.edu.br


Processo seletivo 2024: As inscrições para o processo seletivo 2024 estão abertas de 29/02/2024 a 28/03/2024.

Edital 89/2024 – 29 de Fevereiro – Processo Seletivo para o Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Link para Inscrição

Redes sociais

Instagram: @espedu.ifprcuritiba

Facebook:  espedu.ifprcuritiba


PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – PPC – CONSULTE AQUI

MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA – CONSULTE AQUI

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.