Curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo – PAV  – Campus Curitiba
Nossos Cursos Cursos Técnicos Subsequentes Curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo – PAV 

Curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo – PAV 

Atualizado em

Copiado!

Coordenadora: Profa. Fabiana van Abbema

Vice-coordenadora: Profa. Cassia Cristina Moretto da Silva


Contato: 

fabiana.abbema@ifpr.edu.br 

cassia.silva@ifpr.edu.br

Modalidade: Subsequente – Presencial 

Gratuito

Requisitos: Ensino Médio Completo

Duração: 24 meses

Turno: Noite e Tarde alternado a cada ano. Em 2024 terá entrada da turma da tarde e em 2025 da turma noturna. 

Quer ingressar no curso?  se inscreva no processo seletivo anual, que ocorre no segundo semestre, geralmente em agosto. Todas as informações essenciais, incluindo o edital, são divulgadas no site e nas redes sociais do Campus. Acesse https://curitiba.ifpr.edu.br/. Mantenha-se informado no site do IFPR Campus Curitiba e não perca a chance de fazer parte dessa experiência!

Projeto Pedagógico do Curso – válido a partir de 2023

Apresentação do Curso:

O curso PAV é um curso técnico com duração de 2 anos na modalidade presencial, a cada semestre o estudante aprofunda a experiência na prática audiovisual através de atividades em grupo e individuais.

O objetivo do curso é promover a formação de profissionais técnicos para produção audiovisual de forma criativa, empreendedora, crítica e autônoma, com domínio dos processos de produção e das principais ferramentas presentes nos fazeres profissionais, com conhecimento da linguagem audiovisual e das inovações decorrentes das mídias digitais, dentro de uma perspectiva de formação humana integral capaz de enfrentar os desafios de um contexto laboral complexo e em constante transformação.

Durante o curso os estudantes produzem uma média de três produções audiovisuais por semestre, acompanhando desde a pré-produção até a finalização. Com o certificado do curso é possível solicitar DRT em diferentes funções do audiovisual diretamente na Delegacia Regional do Trabalho.

Os componentes curriculares do curso são:

1º SEMESTRE 

 

(360 h/aula 299 hs)

2º SEMESTRE 

 

(360 h/aula 299hs)

3º SEMESTRE (400 h/aula 333hs)4º SEMESTRE

 

 (340 h/aula  282 hs)

Captação de som diretoPós produção de som I – Edição de efeitosLegislação aplicada à produção audiovisualPós produção de som II –  Edição de diálogos, música e mixagem
Fotografia BásicaDireção de fotografia para cinema e vídeoTeoria e análise de Documentário Empreendedorismo 
Projeto Multidisciplinar I – Audiovisuais não-ficcionais: institucionais, educativos e jornalísticosProjeto Multidisciplinar II – Audiovisuais ficcionaisProjeto Multidisciplinar III – DocumentárioProjeto audiovisual final – Produção e Pós-produção
Produção para cinema e vídeoPráticas de produção e edição de imagensProjeto audiovisual final – Pré-produção Produção de eventos de fruição de filmes
Introdução à edição digital de imagensHistória e estética do cinema e audiovisual mundialPós-produção e finalização de vídeo História e estética do cinema brasileiro
Roteiro para cinema e vídeoPsicologia das relações humanasPráticas Audiovisuais 
Vídeo digital   

Turmas:

TARDE – com início do 1o semestre 2024

14hs às 17h40 – intervalo 15h40 às 16hs

NOITE – com início do 1o semestre  2025

19hs às 22h40 – intervalo 20h40 às 21hs


Conheça o perfil do curso no instagram

Vídeo – apresentação do Curso


Notícias:


Depoimentos sobre o Curso

“O curso foi uma porta de acesso para o mundo do audiovisual, pois eu cheguei sem saber absolutamente nada e agora tenho uma base de referência para buscar o que me atrai nesse campo. Me diverti muito e aprendi bastante em um curto período de tempo.”

Ana Lídia Gaete (Finalizou o curso em julho de 2023)

“Olá, sou Blo e artisticamente atendo por Blonden. O Pav surgiu em um momento crucial da minha jornada, especialmente quando eu estava atravessando um período de bloqueio criativo. Sentia que necessitava de uma abordagem educacional para me orientar, aprimorar minhas habilidades e me descobrir melhor como artista. A experiência abrangeu direção, direção de arte e atuação, cada uma desempenhando um papel significativo no meu desenvolvimento. Sou profundamente grato por todas essas oportunidades.”

Blo (Finalizou o curso em julho de 2023)

“O curso pra mim foi bom,surpreendente e revelador porque consegui descobrir coisas que tinha perdido e que não sabia que ainda poderia fazer. E não sabia o que esperar. Descobri o áudio e o cinema e sei que posso mergulhar nisso. Audiovisual é um mundo gigantesco e acredito que posso me desenvolver mais nessa área. Fora que conheci pessoas fantásticas que há muito não tinha contato então foi benéfico.”

Fernando Detoni (Finalizou o curso em julho de 2023)

“Estudar no PAV foi transformador para mim. Eu sinto que estou preparado para atuar na área e tenho um conhecimento prático de como trabalhar em conjunto com outros departamentos dentro e fora de um set. Fico muito feliz por ter tido essa oportunidade de aprender, crescer profissionalmente, e conhecer colegas, professores e técnicos. Uma certeza para mim é que o PAV faz parte do coração de todo mundo que já passou por lá.”

Tiago Guimarães Ribeiro (Finalizou o curso em julho de 2023)

Eu não entendia muito bem quando via todos aqueles termos nos créditos depois de cada filme ou programa de tv. O PAV me permitiu conhecer, exercer várias daquelas funções e acima de tudo enxergar como através da divisão inteligente de tarefas e confiança no talento dos colegas é possível atingir coletivamente resultados que seriam inimagináveis sozinho.

Uriel Novais (Finalizou o curso em julho de 2023)

“O curso foi uma virada de chave na minha vida. Sempre sonhei em estudar e trabalhar com audiovisual, mas não tinha condições de iniciar. Quando consegui ingressar no PAV, quis aproveitar ao máximo a oportunidade e recebi todo o apoio dos professores para isso. Tive contato com muitos materiais enriquecedores, recebi suporte e principalmente pude colocar em prática tudo que aprendia nas aulas: operação de câmeras, microfones e outros equipamentos, softwares de pós-produção, processos burocráticos e principalmente o desafio de lidar com pessoas dentro de uma produção. Hoje trabalho como técnico audiovisual em uma empresa e sei que isso não teria sido possível se não fosse o PAV, que além de todo aprendizado já citado, também me forneceu portfólio pelas produções que participei, possibilidade de estágio para enriquecer o currículo e contato com colegas que tinham o mesmo objetivo que eu”

Gabriel Mendes Martins (Finalizou o curso em 2022)

“Passar pelo IFPR foi uma experiência transformadora em minha vida, um lugar onde sempre me senti à vontade mesmo cursando depois de uma certa idade. Aprendi minha profissão da qual eu sou apaixonada e fiz contatos dos quais fui construindo minha carreira profissional.  Curso prático, com equipamentos e estúdios permitindo já pôr a mão na massa e ir criando confiança. Biblioteca maravilhosa para quem gosta e tem tempo de ler. Sou extremamente grata ao PAV e todo seu corpo docente que é formado por profissionais competentes que fazem desse curso público e gratuito uma oportunidade única para quem valoriza.  Vida longa ao PAV ao IFPR e ao audiovisual brasileiro. Seguimos resistindo. Muito obrigada por tudo!”

Nanashara Scaravelli (Finalizou o curso em 2019)

“Sem dúvida, optar por fazer o curso técnico em produção de áudio e vídeo do IFPR foi uma das melhores decisões que já tomei. É um curso altamente prático que me permitiu avançar rapidamente e me profissionalizar no campo do audiovisual. Além dos excelentes laboratórios, que proporcionam uma experiência prática de qualidade, os professores são incríveis: extremamente dedicados e repletos de experiência para compartilhar. Aprendi demais com eles, tanto na parte teórica como na parte prática. Graças a esse curso, estou atualmente trabalhando no mercado audiovisual e pretendo continuar nessa área por muitos anos!”

Rayssa Meiring (Finalizou o curso em 2017)

“O Curso de Produção de Áudio e Vídeo do IFPR foi um divisor de águas na minha vida em 2012. Me encontrei em uma profissão que amo e sou muito realizada. Já nos primeiros 10 meses de curso consegui estágio na área e desde então não parei mais de trabalhar com audiovisual. Nesses 11 anos inserida no meio, já trabalhei em estúdio, cinema, institucionais, mas foi nos eventos sociais e ensaios onde me encontrei.O curso é muito completo, te dá um panorama vasto sobre diversas áreas incríveis que o audiovisual possibilita ingressar. Com um time de professores maravilhosos e que expandem a visão através de aulas teóricas e práticas, com muita densidade a cada semestre, você se vê mais preparado para produzir nessa área que cresce e se reinventa mais a cada dia.”

Patrícia Carvalho (Finalizou o curso em julho de 2013)

“Me formei em 2012, fiz parte da segunda turma do curso de Produção de Áudio e Vídeo e, desde então, continuei trabalhando com audiovisual. Estabeleci ótimas parcerias que duram até hoje, com colegas que se tornaram ótimos profissionais. Naquele momento, foi muito importante para mim estímulo de me sentir cercado por outros alunos com vontade de criar e professores generosos, com vontade de ensinar. Certamente, foi uma boa formação para me permitir trabalhar na área em que sempre sonhei.”

Wiliiam de Oliveira (Finalizou o curso em julho de 2012)

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.