Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Cursos Técnicos Subsequentes » Produção de Áudio e Vídeo » Mais informações

Mais informações

De acordo com o novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica brasileiro, o Ministério da Educação pretende, por meio de um estreito compromisso com o desenvolvimento integral do cidadão trabalhador, fomentar o ensino técnico e tecnológico e direcionar os alunos ao mundo do trabalho, desenvolvendo e gerando uma força de trabalho qualificada e eminentemente relacionada com as verdadeiras necessidades do mercado. Nesse sentido, o Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Curitiba, acompanhando as novas tendências para o ensino técnico de nível pós-ensino médio, apresenta o Curso Técnico Subsequente de Produção de Áudio e Vídeo.

Com a modernização dos equipamentos e das novas tecnologias audiovisuais e com o advento da internet como território livre para troca de arquivos, a realização de propostas em áudio e vídeo tornou-se comum e perfeitamente normal a qualquer cidadão. Há, portanto, uma verdadeira revolução na produção de material audiovisual acontecendo, também devido à melhoria no acesso do usuário doméstico e amador às ferramentas de qualidade para a produção de seus vídeos caseiros. Grandes flagrantes cotidianos já vão ao ar nos telejornais e pela internet através de filmagem caseiras feitas em aparelhos celulares. Até os festivais de cinema e vídeo já atentam para esta diversidade na captação de imagens e sons, assim como as filmadoras, que estão cada vez menores e mais sofisticadas.

Atualmente é notável também que novos jovens realizadores de material audiovisual apareçam quase que diariamente na internet, com seus vídeos caseiros muito bem produzidos com a utilização de modernos recursos de captação, edição e finalização de material audiovisual. Os preços desses recursos tornam-se cada vez menores e a aquisição por parte do usuário vai ficando cada vez mais acessível, tornando-se também democrática a utilização de equipamentos de áudio e vídeo de qualidade.

O Curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo vem ao encontro dos objetivos da criação dos Institutos Federais, formando profissionais capazes de atuar no mundo do trabalho que exigirá qualidade técnica necessária para suprir as suas necessidades. A proposta de realização deste Curso no Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, visa a formação de profissionais empreendedores para um mercado promissor, que se encontra em plena expansão.

O aluno aprenderá a produzir material audiovisual para atender a diversas demandas, tais como entretenimento, educação, treinamentos de pessoas, produção cultural e publicitária. O recurso audiovisual é inerente ao mercado atual, visivelmente informatizado e dependente das novas tecnologias. Nesse sentido, o profissional produtor de áudio e vídeo poderá dar suporte a diversas instâncias do mundo do trabalho que necessitem de qualquer recurso audiovisual, pois traz consigo a capacidade de inovação em produtos de software, em serviços de marketing e recursos humanos, dentre outros, por meio de variados recursos visuais e sonoros. O estímulo ao desenvolvimento da criatividade e da técnica merece destaque na abordagem do curso, que tem como propósito acelerar o ingresso do aluno no mundo do trabalho.

Objetivos

O Curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo pretende introduzir o aluno ao mundo da produção audiovisual a partir do mínimo necessário para a realização de um vídeo com qualidade, com ferramentas acessíveis e disponíveis no mercado, e por meio das principais ferramentas para a realização destas tarefas. Da mesma forma, o curso pretende fornecer noções básicas de captação de imagem através de filmadora digital (organização do equipamento, luz, foco, zoom, estabilização, enquadramento), digitalização para o computador (via placa de captura analógica e/ou digital), e finalização de vídeo (edição com inserção de trilha, narração em off, texto e titulagem, efeitos, autoração para DVD e finalização as diversas mídias e para a internet).

O aluno dominará o básico na operação das ferramentas e dos softwares, transformando idéias em produtos audiovisuais. Esse técnico, que trabalha para garantir a qualidade do som e da imagem transmitidos na mídia eletrônica e digital, poderá planejar, organizar e produzir material de áudio e vídeo a ser veiculado por emissoras de rádio e de televisão. Nesse sentido, o profissional também estará apto para fazer a edição de imagens e a inserção de vinhetas eletrônicas, de trilhas sonoras e de textos, além de criar e roteirizar peças vinculadas a estratégias de multimeios. Será capaz também de cuidar da fotografia e dos trabalhos em computação gráfica para cinema, televisão, propaganda e nas diversas mídias digitais.

Finalmente, o técnico em produção de áudio e vídeo poderá elaborar produtos de comunicação visual que utilizam multimídia interativa e técnicas de artes gráficas, além de promover a convergências das diversas mídias, como as rádios e TVs online. Ao final do curso, o profissional estará habilitado a lidar com os recursos audiovisuais, nas suas diversas instâncias. O técnico em produção de áudio e vídeo será capaz de empregar conhecimentos de computação gráfica e de tratamento de som e imagem digitais.

Requisitos de Acesso

O ingresso de acesso ao curso dar-se-á por meio do processo seletivo para alunos que tenham concluído o ensino médio. Este será divulgado por edital publicado no endereço eletrônico do Instituto Federal do Paraná – IFPR, com indicações dos quesitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas. Poderão ingressar no curso técnico subseqüente em produção de áudio e vídeo os alunos que atendam às seguintes exigências:

Comprovação da conclusão do Ensino Médio.

Aprovação, no limite de vagas oferecidas, em processo de seleção realizado de acordo com edital publicado com antecedência pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Perfil profissional de Conclusão

O técnico em produção de áudio e vídeo é um profissional qualificado e apto a desenvolver tarefas relacionadas à captação, edição e finalização de som e imagem, de caráter artístico e multidisciplinar e que sabe manipular as diversas interfaces e mídias audiovisuais para o exercício de profissões ligadas à produção de conteúdos audiovisuais nas suas diversas possibilidades.

O técnico em produção de áudio e vídeo seleciona componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes. São atribuições do técnico em produção de áudio e vídeo: interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelo fabricante de equipamentos; efetuar operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante; analisar e interpretar anomalias de funcionamento e formular hipóteses de causas prováveis; aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve; aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho; interpretar e reparar pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção; orientar e colaborar com equipes de manutenção; diagnosticar anomalias de funcionamento e proceder a operações de manutenção e reparação em equipamentos eletrônicos de áudio, vídeo e TV, utilizando as ferramentas e os instrumentos de medida e teste adequados; proceder à instalação, manutenção e reparação de sistemas de recepção de TV e rádio por via terrestre, por satélite e por cabo; efetuar estimativas de custos e orçamentos de instalações e reparações de equipamentos de áudio, vídeo e TV.

« « Subsequente   Subsequente » »

 

IFPR - Câmpus Curitiba - Rua João Negrão, 1285. Rebouças - CEP 80230-150 - Curitiba - Paraná - Brasil.