Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Cursos Técnicos Subsequentes » Eventos » Mais informações

Mais informações

Apresentação

No final do ano de 2008, o Ministério da Educação criou um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica, estruturado a partir do potencial instalado nos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), Escolas Técnicas Federais, Agrotécnicas e vinculadas às Universidades Federais. Os assim denominados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, contribuirão para que o nosso país Brasil atinja as condições estruturais necessárias ao seu desenvolvimento educacional e socioeconômico.

O foco dos Institutos Federais é a justiça social, a equidade, a competitividade econômica e a geração de novas tecnologias. Atuando em todos os níveis e modalidades da educação profissional, os Institutos Federais terão o estreito compromisso com o desenvolvimento integral do cidadão trabalhador e com o todo social, enquanto algo que funda a igualdade na diversidade social, econômica, geográfica e cultural.

Diante de tais pressupostos, o campus Curitiba do IFPR propõe a oferta do curso técnico de nível médio subseqüente em Eventos. A proposta de realização deste curso passa, portanto, pelo entendimento da urgência de ações voltadas para a formação, qualificação e atualização de recursos humanos para atuar neste setor do mundo do trabalho.

Percebe-se que o mercado de trabalho para os profissionais da área de eventos mostra-se promissor, já que eventos são realizados com as mais diversas finalidades, tais como: realização de feiras, exposições de negócios, congressos e eventos nacionais e internacionais. Tais dados comprovam o constante desenvolvimento do mercado de eventos que a cada dia atrai novos investimentos.

Autoridades governamentais, empresas privadas e diversos profissionais já estão cientes dos benefícios causados por tal atividade, trazendo inúmeros investimentos neste setor. Ao agirem na captação de eventos, os organizadores de eventos acabam impactando, direta ou indiretamente, uma série de atividades que estão, necessariamente, ligadas à profissão do técnico em evento.

As atividades que se relacionam, ou melhor, que prestam serviços auxiliares em eventos são: segurança, limpeza, gráficas, recepcionistas, tradução simultânea, transporte, floriculturas, shows, buffets, restaurantes, casas noturnas, shoppings, táxis, comunicação visual, enfim, um universo calculado em mais de cinquenta atividades que, somadas, ajudam a compor a base da economia do turismo, responsável por cerca de 8% do PIB nacional, de acordo com especialistas.

A ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) divulgou uma lista das cidades que mais receberam eventos internacionais em 2009. O Brasil ocupa o 7.º lugar no ranking mundial e realizou 293 eventos internacionais no ano passado. Curitiba é a oitava cidade que mais sediou eventos internacionais no Brasil e ocupa a 55ª posição no ranking de todas as Américas.

A cidade de Curitiba, por sua vez, é considerada uma das metrópoles brasileiras mais bem planejadas, organizadas e com ótima qualidade de vida do país. Constitui um exemplo para outras cidades por sua criatividade em soluções de urbanismo e sua tecnologia em transporte urbano, além de extensas áreas verdes, fomentando a realização de diversos eventos na cidade, foco do curso técnico em eventos.

Objetivos Específicos do Curso Técnico de Eventos

– Formar técnicos em eventos para atuarem em diversos setores ligados ao eixo tecnológico de hospitalidade e lazer.

– Promover os meios para dotar a região de condições técnicas, gerenciais e organizacionais para o desenvolvimento e captação de eventos.

– Capacitar o aluno para a prestação de serviços de gestão, planejamento, organização, promoção, coordenação, operacionalização, produção e assessoria de eventos.

– Capacitar o aluno para que compreenda a natureza das empresas Organizadoras de Evento.

Requisitos de acesso

O acesso ao curso técnico de nível médio subseqüente em Eventos será realizado através de processo seletivo regulamentado pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição.

No ato da matrícula para o ingresso na Habilitação de Técnico em Eventos o aluno deverá: apresentar certificação de conclusão do Ensino Médio; ter idade mínima de 18 anos.

Perfil profissional de conclusão

O Técnico em Eventos é um profissional com uma ampla gama de conhecimentos para a realização das etapas de um evento:

– Prospecção, planejamento, organização, coordenação e execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal;

– Realização de procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos;

– Coordenação, armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.

A área de atuação abrange empresas especializadas na organização de eventos e de animação turística, hotéis, clubes, empresas promotoras de eventos corporativos, desportivos, recreativos, gastronômicos, educativos, dentre outras, assim como oportuniza ao aluno uma formação empreendedora que o permita e estimule a desenvolver seu próprio negócio dentro do setor em questão.

« « Eletrotécnica   Integrado » »

 

IFPR - Câmpus Curitiba - Rua João Negrão, 1285. Rebouças - CEP 80230-150 - Curitiba - Paraná - Brasil.