Edificações – Campus Curitiba

Edificações

Atualizado em

Resultado parcial do Edital 152/2022

Edital 152/2022 – 11 de maio – Processo de Certificação de Conhecimentos Anteriores, para os alunos regularmente matriculados no Curso Técnico Subsequente em Edificações

PTE – Edificações – 2021-08-05 – 1o semestre 2021

PLANO DE AÇÃO – EDIFICAÇÕES

PTE – Edificações

Curso Técnico em Edificações

Modalidade: Subsequente | Requisitos: Ensino Médio Completo

Duração: 2 anos

Turno: Noite

Projeto Pedagógico

Objetivo:

O objetivo principal do curso consiste na formação de um profissional legalmente habilitado, que possua competências para atuar em: escritórios de projetos, orçamentos, levantamentos de material para estimativa de custo, laboratórios de materiais de construção e solos, levantamentos topográficos, planejamento e execução de obras de construção civil, coordenação de equipes de trabalho, seleção e treinamento de pessoal, realização de interfaces entre áreas técnica e administrativa das construtoras.

O Curso Técnico em Edificações tem por objetivos preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adotada na ocupação do solo, tendo por premissa o respeito e a preservação ambiental.

Para isso será necessário a atuação nas seguintes atividades:

Realizar levantamento topográfico;
Desenvolver projetos sob supervisão;
Legalizar projetos e obras;
Planejar o trabalho de execução de obras civis;
Orçar obras;
Providenciar suprimentos e serviços;
Supervisionar execução e obras;
Executar controle tecnológico de materiais e solos;
Treinar mão-de-obra;
Executar a manutenção e conservação de obras.

Desenvolver a formação de profissionais conscientes de seu potencial e de suas responsabilidades, na participação e na construção do mundo de trabalho, como membros ativos da sociedade em que vivem objetivando o aprender contínuo, a postura ética (o trato das questões de sustentabilidade) e a flexibilidade nas relações (viver com a diversidade) em atenção ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.