Pedagogia – Campus Curitiba

Vagas totais (anual):

Mínimo: 20

Máximo: 40

Prazo de Integralização Curricular:  Prazo mínimo: 4 anos / Prazo máximo: 7 anos.

Turno: Vespertino

Horário de oferta do curso: 13h30 às 17h45 – Aulas de segunda a sexta-feira

Prazo de Integralização Curricular

Carga-Horária total do Curso: 3.200h

Plano de trabalho da coordenação

Matriz Curricular do Curso de Pedagogia

Diagrama da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia

Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – 2018

Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – 2019

Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – 2021

Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – 2022

Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – 2024

Apresentação do Curso:

O Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia visa promover a apropriação dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento da ação do pedagogo nas mais diversas possibilidades de atuação que existem na sociedade.

Enfatiza-se que a docência constitui a base do Curso de Pedagogia do IFPR, tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que a ação do Pedagogo na Gestão Educacional reveste-se de importância ímpar. Atualmente esse profissional pode atuar em diferentes espaços, posto que a educação é um processo humano que está presente em toda a sociedade.

A perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica é o que se busca no Curso de Licenciatura em Pedagogia, uma concepção historicizada da prática educativa, compreendendo a natureza da educação enquanto trabalho. Uma Pedagogia que compreende que o papel da educação escolar é a de possibilitar o acesso dos indivíduos aos conhecimentos sistematizados, aos conhecimentos formais da cultura letrada, como condição para o exercício da liberdade (SAVIANI, 2008).

Objetivos:

• Promover a apropriação dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento da ação do pedagogo nas mais diversas possibilidades de atuação que existem na sociedade, tendo como enfoque basilar a docência especificamente.

• Formar o docente para atuar com os processos de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos estudantes, planejando, acompanhando e avaliando os processos educacionais.

• Possibilitar formação para o desenvolvimento da autonomia, articulação entre teoria e prática, atuação profissional como pesquisador e docente na perspectiva integral, na compreensão da diversidade cultural como profissionais que defendam e construam a cidadania e o respeito mútuo;

Áreas de Atuação do Egresso:

• Docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e matérias pedagógicas do Magistério, Nível Médio;
  • Gestor Educacional de Instituições formais e não formais de Ensino;
  • Assessor pedagógico nas áreas de planejamento, gestão e avaliação institucional;
  • Área de tecnologias, educação à distância e desenvolvimento de materiais didáticos;
  • Pesquisador educacional;
  • Outras organizações em que o princípio educativo prepondere, como associações, fundações, Ongs etc.
  • Espaços em que a atuação do pedagogo se faz necessária para a continuidade do processo educativo sistemático: hospitais, EJAS (Educação de Jovens e Adultos), Comunidades, empresas, entre outros.

Núcleo Docente Estruturante:

Profª. Dra. Cíntia Souza Batista Tortato

Profª. Dra. Diana Gurgel Pegorini

Profª. Dra. Iara Aquino Henn

Profª. Dra. Luciana dos Santos Rosenau

Profª. Dra. Rosangela Gonçalves de Oliveira

Profª.  Me. Gabriela Chicuta Ribeiro

Prof. Dr. Wesley Soares Guedes de Moraes

*PORTARIA IFPR CAMPUS CURITIBA nº 80/2022

Comissão de Organização do Reconhecimento do Curso:

Profª. Dra. Diana Gurgel Pegorini (Presidente)

Prof. Dr. Adriano Willian da Silva Viana Pereira

Profª. Dra. Cíntia Souza Batista Tortato

Profª. Dra. Iara Aquino Henn

Profª. Dra. Luciana dos Santos Rosenau

Profª. Dra. Rosangela Gonçalves de Oliveira

Profª. Dra. Tatiana de Medeiros Canziani

*PORTARIA IFPR CAMPUS CURITIBA Nº 94/2022

Endereço de Oferta:

IFPR – Campus Curitiba

Rua: João Negrão, 1285.

Bairro: Rebouças

Cidade: Curitiba

UF: PR.

Repositório  – Trabalhos de Conclusão de Curso

Página no facebook do Curso de Pedagogia do IFPR – Campus Curitiba

Editais Internos

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.