Alunos do Curso Técnico em Serviços Públicos promovem Seminário: confira como foi! – Campus Curitiba

Na manhã de 14 de agosto de 2017 foi realizado o Seminário Acadêmico de Serviços Públicos: proposta de criação e implementação de um Arquivo Público na cidade de Campo Largo. O evento aconteceu no Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia Cerâmicas do Paraná e contou com a presença de autoridades locais do Poder Executivo e Legislativo de Campo Largo, do Diretor Geral do Campus Campo Largo, prof. João Claudio Madureira, do Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Curitiba, prof. Vilmar Fernandes, além de professores e alunos do IFPR.

A realização é fruto da disciplina de Seminários Locais, último componente curricular do curso Técnico em Serviços Públicos ofertado pelo NUTEAD do IFPR/Campus Curitiba. A atividade visa trabalhar com os estudantes as demandas locais, que necessitam de conhecimentos técnicos específicos, por meio de desenvolvimento de projetos que objetivem um diagnóstico situacional e regional do campo de atuação profissional e sua inserção no mundo do trabalho.

Na abertura do Seminário, o coordenador regional do curso, Marcelo Rodrigues da Silva, destacou a importância da inserção dos alunos na realidade local, buscando compreendê-la e modificá-la por meio de proposta de ações na esfera pública.

O Seminário contou com palestra proferida pela profa. Marlene Oliveira, do IFPR/Campus Curitiba, que tratou da importância do arquivo público para o registro histórico e memória das instituições e da própria sociedade. Abordou ainda os passos necessários para a instalação de um arquivo público, a estrutura de pessoal, as instalações e os recursos materiais.

Na sequência, o grupo de alunos responsável pelo Seminário apresentou os principais resultados da pesquisa que foi conduzida junto à sociedade de Campo Largo: foram 242 respondentes que apontaram como importante a instalação de um arquivo público no município. O grupo apresentou ainda sugestão de projeto de lei a ser encaminhado, sugestão de local e outros detalhes da proposta do Arquivo Público Municipal de Campo Largo.

O Seminário contou com cerca de 40 pessoas presentes e foi organizada por um grupo de alunos do curso – Felix, Luciano, Milton e Tainara –, sob a orientação da profa. Sirlei Branco Lima.

Confira agora as fotos do Seminário!