Curso monitor em dependência química e grupo de estudos sobre drogas – GESD – Campus Curitiba

Notícias

Curso monitor em dependência química e grupo de estudos sobre drogas – GESD

Publicado em

Copiado!

O Curso com 242 horas criado pelo prof. Rubens Corrêa teve início na última segunda-feira (10)  e ocorrerá todas as segundas feiras das 8h as 22h40 e nos sábados das 8h as 17h30 minutos no Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba.

O Curso tem como objetivo proporcionar aos alunos a Capacitação, aperfeiçoamento, atualização, promovendo a conscientização em relação à prevenção do uso e reuso de drogas lícitas e ilícitas, bem como propiciar a aquisição de conhecimentos, habilidades, organização e supervisão na prevenção de recaída e manutenção da abstinência de substâncias psicoativas. O Monitor em Dependência Química deverá desenvolver ações no âmbito da educação, do trabalho e na área social possibilitando melhorar as condições de vida dos dependentes químicos e da família;

Entre outras funções deverá auxiliar no atendimento ao paciente; confrontar dados indispensáveis à formação do histórico da evolução terapêutica do paciente; trabalhar em campanhas e programas de esclarecimento junto à comunidade e famílias; buscar a valorização e preservação da vida e a redução do uso de drogas; auxilia na observação e condução de grupos de mútua ajuda; compreender os aspectos de vulnerabilidade dos participantes e oferecer subsídios educativos para fortalecer a manutenção da abstinência e a prevenção da recaída; atuar efetivamente no reconhecimento triagem e encaminhamento aos centros de tratamento para dependentes químicos; aconselhar as pessoas que convivem com usuários ou dependentes químicos;

O Monitor em Dependência Química fará parte de uma equipe interdisciplinar, portanto um papel de extrema importância para as instituições que trabalham com o tratamento de dependentes químicos.

O curso também oferecer conteúdos que abrangem áreas sociais, biológicas e psicológicas, bem como conteúdos de reinserção social, tais como informática, empreendedorismo e empregabilidade, contabilidade e finanças, gestão e artes.

Juntamente com o curso criado pelo professor Rubens Gomes Corrêa, foi criado também um Grupo de Estudos Sobre Drogas – GESD que receberá todas as quintas-feiras, das 17h as 19h convidados para debater sobre o tema das drogas e possibilitar a interação, tirar duvidas e ser também um grupo de apoio e de ajuda a toda comunidade interna e externa do IFPR. Os professores que fazem parte da proposta são Maria Helena Viana, Marli Becker e Rubens Gomes Correa.

 

 

 

 

Topo