Convite: BILDUNG – “Ciclo de Humanidades: Somatos” – Campus Curitiba

Notícias

Convite: BILDUNG – “Ciclo de Humanidades: Somatos”

Publicado em

Copiado!

O CORPO [SOMATOS] é a dimensão humana experenciada por todos de modo único e indissociado da existência. Embora seja nele que se dê toda a experiência de vida, a tradição de pensamento prova que ainda permanece um mistério a ser desvendado, dada a inexistência de, sequer, uma definição homogênea deste: Invólucro da Alma ou sua prisão? Matéria animada ou carne sentente? Manifestação materializada da vida, forma [morphè] ou contraponto da sacralidade? Res extensa, organismo, fonte do pecado ou microcosmo?

Em sua Terceira Edição 2018, o Ciclo de Humanidades abordará a problemática do CORPO [SOMATOS], revisitando a Antiguidade Clássica – sobretudo no que concerne à obra de Plutarco, Platão e Aristóteles -, perpassando o Medievo Cristão e Renascentista, para finalmente ingressar na noção Moderna de corpo como Organismo. Como ápice, pretende-se apresentar a compreensão da corporeidade humana a partir da Fenomenologia contemporânea, de modo a oferecer subsídios para a análise do corpo segundo as visões sistêmicas da Medicina e a Neurologia atuais.

PALESTRANTES:

André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR campus Curitiba, concentra suas atividades de estudo e pesquisa nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

Jaime Amador Soares – Professor do IFPR campus Curitiba, concentra suas atividades de estudo e pesquisa em sistemas de pensamento orientais, Shiatsu, Tui-ná e no entrelaçamento destas áreas para com a Neurologia contemporânea.

DATA: 22/10/2018 – Segunda-feira
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Auditório do IFPR campus Curitiba (R. João Negrão, 1285 – Rebouças)

ENTRADA FRANCA

O “Ciclo de Humanidades”, Programa de Filosofia do Instituto Federal do Paraná / IFPR –campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC e LAPEDUH/UFPR, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Maiores informações em:
https://programabildung.net/
https://facebook.com/programabildung/
https://ifpr.edu.br/curitiba/
Instagram: @bild.ung (https://instagr.am/bild.ung)

Evento no Facebook

Topo