Confira como foi o IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF) – Campus Curitiba

De 08 a 10 de maio, o Campus Curitiba sediou o IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF), que teve como tema “Políticas e percursos para o campo das Artes nos Institutos Federais: articulações e desafios”, com o intuito de promover espaços de discussão e diálogo sobre as políticas e os caminhos do ensino de Arte nos Institutos Federais.

Foram três dias intensos, das 08:00 às 22:00, com a oferta de palestras; oficinas; apresentações culturais; grupos de trabalho voltados para as práticas pedagógicas, formação docente, projetos de extensão e projetos de pesquisa, das diferentes áreas de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Audiovisual).

O evento recebeu 195 participantes inscritos e aproximadamente 250 participantes transitórios, que apreciaram alguns momentos da programação.

Os participantes do IV ENPAIF realizaram também uma visita técnica no Museu Oscar Niemeyer, referência artística da cidade.

O IV ENPAIF foi construído por uma Comissão Nacional (professores de Arte de diferentes lugares do Brasil), o Núcleo de Arte e Cultura do Campus Curitiba e uma Comissão Local, composta por servidores do Campus Curitiba e colaboradores de diferentes Campus do IFPR e com a importante parceria de estudantes do Curso Técnico de Eventos, como membros da Comissão Local, de alunos do Curso de Processos Fotográficos, Curso de Informática, Curso de Especialização em Educação Musical e do Curso de Massoterapia do Campus Curitiba.

Houve a participação de alguns estudantes do ensino médio como voluntários, que contribuíram com a elaboração de materiais e a logística do IV ENPAIF, pertencentes aos Cursos de Petróleo e Gás, Contabilidade, Mecânica, Administração, Jogos Digitais e Eletrônica.

A Coordenação Geral do evento, formada pelas Profa. Dra. Cristine Roberta Piassetta Xavier (Campus Curitiba), Profs. Ms. Carine Rossane Piassetta Xavier (Campus Colombo) e Profa. Dra. Joyce Luciane Correia Muzi (Campus Curitiba), organizaram também um livreto contendo a programação completa do IV ENPAIF e dicas extras para os participantes de outras cidades.

Além das diferentes ações, o IV ENPAIF ficou marcado pela votação da Direção Pró tempore da Associação de Professores de Arte do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, que visa contribuir para o fortalecimento da área na Educação Profissional, em todo o território nacional.

Texto enviado pela Coordenação Geral do evento.

Confira as fotos AQUI.