Ciclo de Humanidades realizará a sua primeira edição de 2019 – Campus Curitiba

Notícias

Ciclo de Humanidades realizará a sua primeira edição de 2019

Publicado em

Copiado!

“CRONOS”: o que é o tempo? Quanto tempo tem o tempo? O tempo é uma convenção humana ou uma sucessão de instantes? Um fragmento da eternidade ou uma forma pura (humana) de intuição?
Em sua Primeira Edição de 2019, o Ciclo de Humanidades abordará a temática do “Tempo”. Mesmo que não saibamos defini-lo de imediato, o tempo subjaz a existência humana e, nesta condição, constitui o fundamento para a compreensão [Verstehen] da realidade. O que pouco se sabe é que ao longo da Tradição de Pensamento humano existem diferentes formas de compreender o tempo: cosmológico, cronológico, cíclico, ciclo-repetitivo, circular, linear, ciclo-linear, Steigerung, dialético…
Cada uma destas concepções estabelece-se à base de um modo distinto de interpretar os fenômenos humanos e naturais, definindo diferentes formas de pensar. Compreender o que é o tempo, nestes termos, equivale à compreensão de si e à compreensão da própria existência humana firmada no Mundo.

PALESTRANTES:
André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra suas pesquisas nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

DATA: 01/04/2019 – Segunda-feira
HORÁRIO: 19h30min
LOCAL: Auditório do IFPR/Campus Curitiba (R. João Negrão, 1285 – Rebouças)

ENTRADA FRANCA

Saiba mais sobre o Ciclo de Humanidades:
O “Ciclo de Humanidades”, Programa de Filosofia do Instituto Federal do Paraná / IFPR – Campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC e LAPEDUH/UFPR, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Mais informações em:
Evento no facebook
https://programabildung.net/
Facebook
Instagram 
Twitter

 

Fonte: Texto de divulgação enviado pela Equipe Bildung.

Topo