Alunos do Mestrado PROFEPT realizam aula de campo em Jacarezinho/PR – Campus Curitiba

Alunos do Mestrado PROFEPT realizam aula de campo em Jacarezinho/PR

Nos dias 21 e 22 de maio, os alunos da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) realizaram uma aula de campo conjunto de todas as disciplinas deste semestre no município de Jacarezinho/PR. O objetivo era visitar duas instituições que ofertam educação profissional com metodologias diferenciadas, conhecer suas infraestruturas, projetos políticos-pedagógicos, além de conversar com docentes, técnicos e alunos.

Os discentes foram acompanhados pelo coordenador do mestrado PROFEPT – Prof. Dr. Leandro Rafael Pinto, pelo secretário do programa – Técnico em Assuntos Educacionais Bruno Coletty, pelo docente da disciplina de “Organização e Gestão dos Espaços Pedagógicos em EPT” – Prof. Dr. Wilson Lemos Junior, e pela docente da disciplina de “Práticas Educativas em EPT” – Profa. Dra. Márcia Valéria Paixão.

No dia 21, a aula aconteceu no IFPR – Campus Jacarezinho, que oferta o ensino técnico integrado com uma metodologia voltada a liberdade do aluno escolher as unidades curriculares que irá cursar ao longo dos 4 anos de curso, desde que respeite as cargas horárias necessárias para cada área de formação. A equipe foi recebida pelo Diretor Geral do Campus, Pela Diretoria de Ensino e pela Coordenação de Ensino.

Já no dia 22, ocorreu uma visita a Catedral da cidade de Jacarezinho, que além de um marco histórico e religioso, tem importantes influências na educação local. Após, a aula aconteceu no SESI/SENAI, no qual o Diretor Geral de ensino apresentou a junto a pedagoga responsável pela unidade a “Metodologia de Projetos” que caracteriza o sistema de ensino da instituição.

De acordo com o professor Leandro: “a aula de campo foi muito enriquecedora para os alunos e professores, pois foi possível ter contato com realidades educacionais distintas das encontradas em Curitiba, o que pode contribuir na elaboração dos produtos educacionais que caracterizam parte da dissertação que os discentes do mestrado PROFEPT terão de produzir até metade de 2019”.

Texto e fotos enviados pelo prof. Leandro Rafael Pinto.