Campus Curitiba é premiado em evento científico nacional – Campus Curitiba

Campus Curitiba é premiado em evento científico nacional

O Campus Curitiba foi premiado na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que ocorreu entre os dias 19 a 21 de março em São Paulo (SP).

O projeto “Medidor de Chuva Dirigida” (desenvolvido por alunos e professores do Campus Curitiba), foi indicado pelo IFPR para participar da Febrace após ser premiado no VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin). Na Febrace, o projeto recebeu o prêmio da Defesa Civil de São Paulo pelo seu potencial como ferramenta de estudo e monitoramento de chuva em encostas. O Medidor de Chuva Dirigida pode identificar vertentes mais afetadas pela chuva dirigida e auxiliar na identificação de riscos de deslizamentos.

O projeto foi fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o IFPR, com apoio financeiro do CNPq, para o estudo de chuva dirigida. Em um primeiro momento, os alunos da Engenharia Civil desenvolveram mapas de intensidade no estado do Paraná baseados em dados meteorológicos. Na sequência, os alunos de eletrônica do Campus Curitiba, Arthur Sary e Felipe Paz, atuaram na parte do projeto focada no desenvolvimento do “Medidor de Chuva Dirigida” com automação, com co-orientação dos professores Alisson de Oliveira (IFPR) e Marcelo Medeiros (UFPR).

Sobre o Projeto

A professora do IFPR, Dominique Elena Giordano Gonzalez, também orientou o projeto e explicou um pouco sobre o “Medidor de Chuva Dirigida”.

“A incidência de chuva é um dos fatores ambientais aos quais as fachadas dos edifícios devem resistir. Ocorre que quando a chuva está associada ao vento, a quantidade de chuva e a pressão de água se intensificam sobre a fachada voltada para a direção do vento, de forma diferente das demais fachadas. Chamamos de Chuva Dirigida o fenômeno de chuva associada ao vento. Conhecer as intensidades típicas de chuva dirigida em cada direção, para uma determinada região pode auxiliar na especificação de materiais e sistemas de fachada diferenciados, de acordo com o grau de exposição, aplicando materiais mais resistentes e com maior custo apenas onde são mais necessários”.

Qual a importância do desenvolvimento de um “Medidor de Chuva Dirigida”?

“Atualmente os dados e mapas disponíveis são baseados em cálculos a partir de dados das estações meteorológicas padrões existentes. Porém, a direção e velocidade dos ventos podem variar significativamente conforme características locais. Por isso, o desenvolvimento de um medidor de chuva dirigida de custo relativamente baixo e fácil aquisição de dados pode contribuir para criar um mapa de chuva dirigida com uma melhor resolução.
O medidor desenvolvido realiza de forma automatizada a leitura e coleta de dados, transmitindo os mesmos por rádio frequência para um computador próximo, permitindo que os coletores sejam instalados no topo de edifícios, local de difícil acesso. Desse modo, as leituras são realizadas a partir de uma base próxima, viabilizando coletas de dados em longo prazo”.