Alunos do Técnico Integrado realizam aula de campo de geografia para a região do PETAR – Campus Curitiba

Entre os dias 05 a 07 de outubro, os alunos dos terceiros anos dos cursos técnico integrado em Mecânica, Processos Fotográficos, Programação de Jogos Digitais, Petróleo e Gás, Contabilidade e Informática participaram da aula de campo integrada de Geografia, organizada pelos professores Leandro Pinto, Dalvani Fernades e Gabriela Bortolozzo, para a região do Parque Estadual do Alto do Ribeira (PETAR) em São Paulo.

O PETAR é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas.É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

No primeiro dia aula se concentrou no Parque Estadual da Caverna do Diabo, maior caverna do estado de são Paulo, com infraestrutura de visitação turística, os alunos puderam se deparar com diferentes espeleotemas e conhecer mais sobre a história da região, marcada pela presença dos quilombolas. No sábado, toda atividade se concentrou no PETAR, no qual os alunos puderam visitar e ter contato direto com as cavernas do Santana, Água Suja e Morro Preto, formadas de diferentes maneiras, algumas com presença de água, propiciaram aos alunos o contato direto com a natureza e a formação espeleológica.