Campus Curitiba recebe a Exposição Kalliope – Mulheres Austríacas: confira! – Campus Curitiba

Notícias

Campus Curitiba recebe a Exposição Kalliope – Mulheres Austríacas: confira!

Publicado em

Copiado!

Entre os dias 11 a 19 de junho, o IFPR/Campus Curitiba recebe a Exposição “Kalliope – Mulheres Austríacas”. A Exposição itinerante é uma iniciativa da Embaixada Austríaca em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). A mostra procura apresentar um panorama dos últimos dois séculos com biografias de austríacas ilustres – aristocratas, artistas, cientistas, feministas e políticas que fizeram parte da história. Entre estes nomes estão Dona Leopoldina, Ida Pfeiffer, Lisa Meitner e Emilie Flöge.

Muitas vezes, as mulheres austríacas foram esquecidas, negligenciadas e marginalizadas na história oficial de seu país. Por isso, essa exposição procura apresentar um panorama dos últimos 200 anos com biografas de austríacas ilustres. São mulheres que, com talento, força de vontade e coragem, enriqueceram e deram forma ao seu país. A identidade intelectual do país, ou pelo menos metade dela, também foi formada por vidas e obras de mulheres, que procuramos homenagear nesta exposição, mesmo sabendo das lacunas (às vezes gritantes) que permanecem.

O tema central da exposição é a emancipação feminina, com todos os seus triunfos e contratempos. Muito mudou desde o movimento libertário da restauração pós-napoleônica (período conhecido como Biedermeier) até o século 21, mas a exposição mostra que, mesmo assim, direitos iguais ainda não foram alcançados. O assunto não poderia ser mais atual: movimentos como o #metoo mostram que as mulheres ainda encontram dificuldades. Trazer a história dessas mulheres para o Brasil é apresentar exemplos para que as mulheres continuem buscando seu caminho e, assim como Calíope, primeira das nove musas da mitologia grega, sirvam de inspiração para as próximas gerações. Ainda há muito a se fazer.

Assim, essa homenagem é um também alerta sobre as dificuldades que todas as mulheres ainda enfrentam na atualidade. Trazer a história dessas mulheres para o Brasil é apresentar exemplos para que todas continuem buscando seu caminho e, assim, como Calíope, primeira das nove musas da mitologia grega, sirvam de inspiração para as próximas gerações.

 

Fonte: Texto enviado pelo Prof. Dr. Alysson Ramos Artuso

Topo