Vem aí a quinta edição do Ciclo Humanidades – Campus Curitiba

Notícias

Vem aí a quinta edição do Ciclo Humanidades

Publicado em

Copiado!

Em sua 5ª Edição de 2016, o Ciclo de Humanidades abordará o fenômeno da Arte e seus meios de Expressão Imagéticos. Ao longo de toda a tradição do pensamento ocidental tem-se discutido o papel e o lugar da Arte em meio ao árido terreno da especulação racional: Seria um modo de conhecimento? Tem validade objetiva? Estaria reduzida à mera subjetividade do gosto? Não obstante as inúmeras especulações passíveis de serem realizadas, o único elemento que podemos considerar certo é o fato da Expressão Artística constituir o veículo primordial de expressão daquilo que permanece inapreensível conceitualmente.

PALESTRANTES:

 

André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra suas atividades de estudo e pesquisa nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

 

Paulo Henrique Camargo – Professor do IFPR/Curitiba e Fotógrafo. Concentra suas atividades de estudo e pesquisa nas áreas de Tecnologia e Sociedade, linguagem fotográfica, suas manifestações expressivas e artísticas com base na Filosofia.

 

DATA: 13/12/2016 – Terça-feira

HORÁRIO: 19:30h

LOCAL:  Teatro Paiol – Praça Guido Viaro s/n. Prado Velho. Curitiba – PR.

ENTRADA FRANCA 

O “Ciclo de Humanidades”, Programa de Filosofia do Instituto Federal do Paraná / IFPR –campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC e LAPEDUH/UFPR, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Confira o site e o facebook do programa Bildung 

Topo