Campus Curitiba participa da Mobilização Nacional em prol dos Institutos Federais – Campus Curitiba

Confira o comunicado da Direção Geral do Campus Curitiba:
“A 40ª reunião dos dirigentes dos Institutos Federais (Vitória-ES) escolheu o dia 29 de setembro como dia de Mobilização Nacional em Prol dos Institutos Federais e contra as medidas que estão sendo tomadas e vão contra a promoção da educação pública de qualidade.

No campus Curitiba, houve reunião com discentes e servidores nos três turnos. Na reunião foi feita a leitura da carta de Vitória e exposto os itens que trazem grandes retrocessos a expansão da educação básica e profissional no Brasil.
Dentre os itens expostos e debatidos nas reuniões, citam-se:
I) Edição da MP 746. Reformula o ensino médio brasileiro. Tal medida requer amplo debate envolvendo a sociedade. O uso de medida provisória fere o princípio de construção coletiva e o protagonismo da sociedade na formulação das políticas de interesse coletivo. Ademais, a MP marginaliza disciplinas de base humanística, retrocede a formação integral de nossos jovens e adultos e ainda precariza o ensino, ao permitir o reconhecimento do “notório saber” para o exercício da docência.
II) PEC 241. Fixa limites de investimentos. Restringir investimentos na manutenção e expansão da rede, desvincular percentuais constitucionais obrigatórios e abolir a destinação do percentual de 10% do PIB são ações que ferem a garantia do direito à educação pública e gratuita. Há nítida contradição entre a MP 746 e a PEC 241, uma vez que a oferta de educação em tempo integral indicada na MP requer investimentos e não cortes. Além disso, entra na contramão, também, da formação humana integral ao romper a intrínseca relação entre a formação geral e a profissional, as quais estão na base da Educação Profissional, Técnica, Científica e Tecnológica da Rede Federal.
O momento exige muita reflexão e participação de toda a comunidade acadêmica a fim de garantir que os Institutos Federais continuem com sua política de inclusão social e formação técnica e humanista dos jovens brasileiros”.