Editais de transferência interna e externa e aproveitamento de curso são publicados, confira! – Campus Curitiba

Inicia-se, nesta segunda-feira (18), o período de inscrições para solicitar transferência interna e externa e aproveitamento de cursos técnicos de nível médio e cursos superiores do Instituto Federal do Paraná. As inscrições ocorrem até o dia 29 de julho de 2016, porém os candidatos devem ficar atentos para o prazo de postagem da documentação via Sedex, que deverá ser feito até a data máxima de 25 de julho.

A transferência interna é disponibilizada a estudantes regularmente matriculados em cursos do Instituto. Já a transferência externa é colocada à disposição de estudantes matriculados em cursos técnicos ou superiores de outras instituições de ensino, para ingresso em cursos do IFPR. Em ambos os casos, o ingresso ocorre a partir do segundo período letivo, em cursos de mesmo nível e forma de oferta, sendo necessário verificar a existência de vaga, entre outros critérios divulgados nos editais.

O aproveitamento de cursos se refere ao ingresso de estudante já diplomado em curso técnico ou superior em um curso de mesmo nível, de eixo tecnológico ou área correlata ao curso no qual foi diplomado, a partir do segundo período letivo, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios presentes nos editais.

Para as transferências, é importante observar que, no ato da inscrição, o candidato deverá estar cursando período ou série igual ao da vaga ofertada, ou ter concluído o período anterior. Além disso, no momento da matrícula, o candidato deverá ter concluído o período ou série imediatamente anterior ao da oferta da vaga pretendida.

Em relação aos cursos técnicos, alunos regularmente matriculados em instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica têm assegurado o direito à solicitação de transferência independentemente do prazo de inscrição previsto no edital, condicionada à existência de vaga no curso pretendido e à análise de compatibilidade curricular.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, anexa aos editais, e entrega da documentação exigida. Serão aceitas inscrições realizadas via Sedex cuja postagem tenha data máxima de 25 de julho de 2016.  Os documentos necessários para inscrição deverão ser entregues pessoalmente, ou via Sedex, na Secretaria Acadêmica do campus do IFPR que oferta o curso escolhido.

O resultado final será divulgado até o dia 05 de agosto de 2016 pelos campi, em suas páginas virtuais, e afixado em mural da Secretaria Acadêmica. Os candidatos classificados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar o registro acadêmico na Secretaria Acadêmica do campus que oferta o curso para o qual foi selecionado, entre 08 e 10 de agosto de 2016.

Editais de ingresso

Cursos Técnicos de Nível Médio

Edital nº 48/2016 – Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio, através de transferência interna e externa e aproveitamento de cursos técnicos, para o segundo período letivo de 2016.

Cursos de Graduação

Edital nº 49/2016 – Ingresso nos cursos de Graduação, através de transferência interna e externa e aproveitamento de cursos de graduação, para o segundo período letivo de 2016.

Os documentos, todos os anexos e demais informações são encontrados na página da Pró-Reitoria de Ensino (Proens).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Reitoria IFPR