Comunicado Grêmio Estudantil: Desligamento de Membros do Grêmio e 41º CONUBES – Campus Curitiba

Comunicado Grêmio Estudantil: Desligamento de Membros do Grêmio e 41º CONUBES

Nos dias 5, 6, 7 e 8 de Novembro de 2015 ocorrerá em Brasília, Distrito Federal, o 41º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). O CONUBES é a maior instância deliberativa do movimento secundarista nacional, discutindo e determinando os rumos da entidade para o próximo período. Em especial, o 41º CONUBES terá por objetivo a discussão acerca da pauta de reformulação do ensino médio, proposta pela UBES ao Ministério da Educação, visando levar a voz dos estudantes secundaristas brasileiros ao planejamento da Educação Federal.

Pela primeira vez, graças à organização da gestão da agremiação estudantil local, o campus Curitiba/IFPR poderá enviar delegados para representar as urgências do corpo discente em âmbito nacional, com poder de voto. Em virtude da organização das eleições para escolha desta delegação ser de responsabilidade do Grêmio Estudantil, a Presidente Marina Persegani (PF3), o Vice-Presidente Bernardo Szvarça (PF2) e a Secretária-Geral Ana Maria Falkiewicz (M3) comunicam seu afastamento temporário da entidade durante o processo eleitoral, conforme anexo. Ao término do pleito, independentemente do resultado, os mesmos voltam a atuar no Grêmio. Enquanto estes membros estiverem afastados, os poderes da presidência passam à Eloisa Pissaia (Eletrônica 3), conforme hierarquia da agremiação estudantil.

O campus Curitiba tem direito a 3 (três) delegados, conforme censo escolar divulgado pela UBES e baseado em dados fornecidos pelo MEC. Segue em anexo o regimento eleitoral para o processo de consulta, a ser publicado oficialmente hoje (21). Neste está disposto o regulamento para a escolha dos delegados, o calendário eleitoral e a ficha de inscrição de chapas. As inscrições ocorrerão do dia 22 ao dia 23 de setembro, com horário estipulado e maiores informações no respectivo regimento. A eleição/votação ocorrerá no dia 29 de setembro.

Conforme decidido com a Direção, será liberado um ônibus para transporte dos estudantes ao Congresso em Brasília. Neste, irão os 3 delegados, 3 suplentes destes, os membros do Grêmio Estudantil, além de 2 observadores representantes de cada curso técnico integrado ao ensino médio, a serem eleitos por estes. As eleições dos observadores por curso serão realizadas após a homologação do resultado para delegados, ou seja, no mês de Outubro. A seleção de observadores por curso se dará a fim de garantir que os estudantes que viajarão à Brasília participem de fato das discussões e plenárias.

Assim que forem passadas maiores informações pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, as encaminharemos aos estudantes. De antemão, avisamos que a partida do campus Curitiba está prevista para o dia 4 de novembro e retorno (chegada em Curitiba) no dia 9. Os participantes ficarão em alojamento e a alimentação estará inclusa no valor de inscrição, que será de R$50,00 para delegados e R$60,00 para observadores (valores sujeitos a alteração). Acompanhando os representantes do campus Curitiba nesta empreitada organizada pelo Grêmio, estará o professor Leandro Rafael Pinto. Junto a ele, escolheremos mais um servidor (técnico ou docente) para acompanhar a viagem.

Em anexo:

Edital de Convocação Delegados 41 CONUBES