Ação Loucos pela Vida – Campus Curitiba

Notícias

Ação Loucos pela Vida

Publicado em

Copiado!

Com o objetivo de trazer a reflexão sobre o processo de saúde/doença mental em nossa sociedade foi promovida, na última segunda-feira (18), a Ação Loucos pela Vida no Câmpus Curitiba.

Tal Ação, que contou com a iniciativa das professoras de psicologia Adriana Pellanda Gagno, Berenice Romanelli e Érika Pessanha d’ Oliveira, consistiu em pendurar frases e expressões em varais que ficaram espalhados pelo espaço do Câmpus.

Esta Ação, ainda, buscou provocar questionamentos acerca de como a “loucura” é tratada em nosso meio. A Ação trouxe questionamentos como: “Afinal, você conhece alguém normal?”, “O que seria normalidade?”, “É possível passar pela vida sem vivenciar sofrimento psíquico?”, “Como promover a saúde em meio às loucuras do mundo?”

Saiba mais sobre a luta Antimanicomial

 
A data de 18 de maio marca o Dia da Luta Antimanicomial, movimento que visa valorizar os direitos das pessoas com sofrimento mental e desenvolver estratégias mais humanas e eficazes de tratamento, fora dos manicômios.

A Luta Antimanicomial se fundamenta na constatação de que o isolamento (privação de liberdade) e a medicação indiscriminada, ao invés de ajudar, prejudicam a qualidade de vida das pessoas e inviabilizam as condições para uma vida digna. O movimento antimanicomial é tão importante que levou à alteração da legislação. Você já ouviu falar da Reforma Psiquiátrica ou da Política Nacional de Saúde Mental? Esta redirecionou o modelo de assistência em saúde mental para o atendimento em meio aberto e de base comunitária, mas ainda há muito a avançar para a consolidação desta nova estratégia.

Lembramos que a responsabilidade de acolher e apoiar as pessoas que estão vivendo momentos difíceis de sofrimento mental deve ser compartilhada por todos. Cada um de nós tem um papel fundamental na rede de apoio, que é constituída pelos serviços de saúde, pelos profissionais da área, pelos parentes, amigos, professores.

 

Topo