Instituto Federal do Paraná oferece 131 vagas em 33 cursos superiores através do Sisu – Campus Curitiba

Tem início na próxima segunda-feira (19) o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), sistema informatizado pelo qual instituições públicas de Ensino Superior disponibilizam vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Paraná, o Instituto Federal do Paraná é uma das instituições que utiliza o Sisu como subsídio para seleção dos candidatos. Para 2015, o IFPR disponibilizará 131 vagas em 33 cursos superiores nas cidades de Assis Chateaubriand, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.

Inscrições
As inscrições no Sisu devem ser feitas exclusivamente pelo site entre os dias 19 e 22 de janeiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Para conhecer quais são as ações afirmativas contempladas pelas vagas do IFPR, e o número de vagas destinadas para estas ações e para a concorrência geral, basta acessar oQuadro Geral de Vagas do Termo de Adesão firmado junto ao Ministério da Educação.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada no dia 26 de janeiro.

Ações afirmativas no IFPR
Das 131 vagas oferecidas em curso superior do IFPR por meio do Sisu, 66 foram destinadas às cotas de ações afirmativas previstas na Lei 12.711/2012 – que contempla candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. O candidato que deseja concorrer a uma dessas vagas deve indicar ainda no ato de inscrição em qual delas se encaixa.

Para mais informações, acesse a página do Sisu no site do IFPR.

Edital 004.2015 – Processo Seletivo Sisu 2015

Termo de Adesão ao Sisu