JIFPR 2014 terminam com Câmpus Curitiba no 2º lugar geral – Campus Curitiba

Notícias

JIFPR 2014 terminam com Câmpus Curitiba no 2º lugar geral

Publicado em

Copiado!

 

Na última sexta-feira (21), com o ginásio do Câmpus Foz do Iguaçu lotado, foi realizado o encerramento dos Jogos do Instituto Federal do Paraná 2014 (JIFPR 2014).

Durante os 5 dias de embates, as 12 delegações puderam confraternizar umas com as outras e, obviamente, disputar as 10 modalidades presentes na competição (Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Natação, Voleibol, Voleibol de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez).

No Atletismo, várias provas foram realizadas no complexo do Ginásio Costa Cavalcanti. Depois de muito suor e disposição, as atletas de Paranavaí terminaram em primeiro lugar com 25 medalhas ao todo. Na modalidade Masculino, Paranaguá conquistou 23 medalhas, ficando na primeira posição. Um dos destaques do Atletismo, o atleta André Lima, de Jacarezinho, conquistou 4 medalhas de ouro. Ele recebeu todo o apoio dos Professores Wagner Fernandes e Elaine Fernandes.

No Basquetebol, os atletas de Curitiba levaram a melhor, vencendo Jacarezinho (2º lugar) e Paranaguá (3º lugar). Para o armador da equipe, Luis Cunha, os jogadores esperavam um bom desempenho. “Nós vínhamos treinando bastante e procuramos levar os jogos a sério, jogar como equipe”, comentou.

No Futebol, a final foi muito disputada e, depois de muita emoção, a delegação de Foz do Iguaçu venceu a de Curitiba por 1 a 0. O terceiro lugar foi para Assis Chateaubriand.

Na modalidade Futsal Feminino, a equipe de Curitiba se sagrou campeã, vencendo Ivaiporã na grande final por 4 a 1. A terceira posição foi conquistada pelas meninas de Jacarezinho. No Futsal Masculino, os atletas do litoral do estado venceram a delegação da casa por 4 a 3. Jacarezinho ficou com o terceiro lugar.

Em jogo único, logo na abertura dos Jogos, a equipe feminina de Handebol Feminino do Câmpus Ivaiporã bateu Assis Chateaubriand por 15 gols a 10, conquistando o título da modalidade. No masculino, Telêmaco Borba ganhou o troféu, Ivaiporã ficou em segundo e Irati na terceira posição.

Na piscina do complexo do Ginásio Costa Cavalcanti foram realizadas as provas de Natação. Depois de muita disputa, Foz do Iguaçu ganhou o ouro nas 4 modalidades. Nos 200m Nado Livre, Matheus Santos da Silva conquistou a primeira posição e João Vitor Canestrano, de Curitiba, a segunda. Nos 50m Nado Borboleta, o vencedor da prova dos 200m, Matheus Santos da Silva, também conquistou a primeira posição. Na sequência apareceu Victor Gabriel Bieber, de Cascavel. Na modalidade 50m Nado Livre, Isshak Mohamed Darwich conquistou a primeira colocação, finalizando a prova em 31”01. Logo a seguir, Merinson Filho, de Telêmaco Borba, marcou 34”27. A medalha de bronze ficou com o atleta Mauro Figueiredo, de Ivaiporã, com 35”19. Na prova dos 50m Nado Peito apareceu o quarto ouro para Foz do Iguaçu. O nadador Matheus Quirino Ferreira terminou a prova em 37”19, enquanto o atleta Gabriel Brito, de Curitiba, marcou 1’06”56, ficando com a prata.

Na modalidade Voleibol Feminino, a grande final foi disputada por Irati e Foz do Iguaçu e, depois de 4 sets emocionantes, as visitantes levaram a melhor, vencendo por 3 a 1. Em terceiro lugar ficaram as londrinenses. No Voleibol Masculino, os atletas de Londrina conquistaram a primeira posição, seguidos de Curitiba e Jacarezinho.

O Voleibol de Praia também esteve presente nos Jogos. No Feminino, as atletas de Assis Chateaubriand levantaram a taça. Cascavel ficou em segundo lugar e Ivaiporã em terceiro. Entre os homens, a dupla de Paranaguá conquistou a primeira posição, com o Câmpus Telêmaco Borba em segundo e Umuarama na terceira colocação.

No Tênis de Mesa, Cauê Moro Mehl, de Curitiba, conquistou a primeira colocação na modalidade Individual Masculino. Do Câmpus Paranaguá, Wellington da Silva Perez terminou a competição em segundo, com o atleta Matheus Marques Martins, da cidade anfitriã, em terceiro lugar. Entre as mulheres, Vitória Milena Alves de Souza, de Londrina, terminou o campeonato em primeiro lugar. Na segunda colocação ficou Gabriela da Silva, de Curitiba. Em terceiro ficou a atleta de Assis Chateaubriand, Natália de Oliveira. No jogo de Duplas Feminino, a cidade de Curitiba trouxe mais uma medalha pra casa. Gabriela Silva e Bruna Luizon conquistaram o primeiro lugar. Na segunda colocação ficou a dupla Aline Sieckzo e Natália Diniz, de Paranaguá. De Ivaiporã veio a dupla Sthefany Makita e Fabiana Ferreira para fechar o pódio.

Na tarde da quarta-feira (19) foram conhecidos os campeões da modalidade Xadrez. O primeiro lugar no masculino ficou com a equipe de Paranaguá (12 pontos), seguido de Paranavaí (11 pontos) e Telêmaco Borba (10,5 pontos). O Câmpus do litoral do estado não fez bonito só com os homens. A equipe feminina também conquistou o título, totalizando 13 pontos. O segundo lugar ficou com o Câmpus Telêmaco Borba (10 pontos), e as meninas de Paranavaí (9 pontos) fecharam o pódio.

No final da cerimônia de fechamento dos JIFPR 2014, foi anunciado o Câmpus Paranaguá como o campeão geral da competição, seguido de Curitiba e Foz do Iguaçu. Muita festa tomou conta do ginásio do câmpus.

Delegações vão embora satisfeitas com os Jogos

Durante os cinco dias de competição foi possível observar muita alegria e satisfação entre todas as delegações e os demais envolvidos no evento.

Para Lauriza Lúcia, atleta de Paranaguá, o evento foi muito proveitoso. “É a primeira vez que eu venho e estou achando muito legal. Não me importo se não ganhar medalha, só de estar aqui já me deixa muito feliz. As pessoas da organização são ótimas, todos muito receptivos e compreensíveis”, comentou.

O atleta do Basquetebol, Alessandro Bernardi, também de Paranaguá, fala que o clima de amizade tomou conta da competição. “Está muito divertido conviver com os outros atletas, estou fazendo muitas amizades”, festejou.

E não foi somente as amizades feitas que deixaram os atletas satisfeitos. Desde o pessoal envolvido com o evento até a comida do refeitório foram citados pelos estudantes. O atleta da cidade de Ivaiporã, Vinícius Lopes, comenta: “É minha primeira participação, e estou adorando tudo”. Para a atleta Miriany Ferreira, da mesma cidade, a hora das refeições eram muito esperadas, porque a comida estava muito bem feita. “Todos os dias eu espero ansiosa pela hora das refeições, a comida é muito boa. Não esperava que seria tão deliciosa”. A estrutura dos locais dos Jogos também foi destacada pelos estudantes. Antônio Eduardo, atleta do Handebol, comenta: “A estrutura dos locais das competições é ótima. O câmpus é muito grande, com muito espaço para todos os atletas, e as instalações esportivas não deixam nada a desejar”. Já Carolina Montanha cita o pessoal da organização como mais um diferencial para que os Jogos obtivessem sucesso. “Todos são muito educados e abertos para nos ouvir, isso facilita quando precisamos de algo”.

O treinador de Jacarezinho, Wagner Fernandes, agradeceu a todos os envolvidos com a realização dos Jogos. Para ele, foi tudo perfeito. “Eu só tenho a agradecer por estar aqui. A maneira como o evento foi realizado está perfeita. A estrutura do câmpus é ótima, a comida do refeitório é muito boa e tudo no geral me deixou muito alegre e satisfeito. Tenho que agradecer em especial ao pessoal da cozinha e da alimentação, todos muito dedicados e abertos a nos receber”, salienta.

Os atletas esperam ansiosamente pelos jogos em 2015.

Acompanhe tudo sobre os jogos no site do evento.

Topo