Projeto de Extensão Educação Financeira para Crianças – Campus Curitiba

Projeto de Extensão Educação Financeira para Crianças

Duas oficinas do projeto foram realizadas na Escola Municipal Eny Caldeira, que já está desde agosto de 2014 recebendo atividades do projeto.
A colaboradora Cristina Miho Takahashi Ikuta trabalhou em dois momentos com as crianças da 5a série.
A 1ª oficina foi “Educando para o Bom Uso do Dinheiro” e a 2ª “O custo da doença – Perder saúde custa Caro”.

No 1º encontro os alunos simularam uma planilha financeira, onde em uma coluna eram colocados as receitas e em outra coluna as despesas, enfatizando para a necessidade do equilíbrio dos gastos no intuito de não contrair dívidas. Com o objetivo de discutir com as crianças a importância de cada um no controle de suas dívidas.

No 2º encontro, 15 dias após, como forma de integração com pais e
comunidade, os alunos conversaram com vizinhos e familiares perguntando se tinham alguma doença crônica, quais remédios tomavam e o custo dos remédios.

A partir da apresentação das pesquisas foi realizada uma reflexão com os alunos a respeito dos agentes e dos hábitos causadores das doenças e quais as formas de prevenção.

A questão da moderação nos gastos nos hábitos alimentares, a influência na saúde propriamente dita e na saúde financeira foram apresentados como temas para a composição de textos e cartazes para entregar no final do mês de novembro.

O projeto de extensão “Educação Financeira para Crianças” é coordenado pela Profa. do IFPR Adriana S. Somavilla.