Abertura do III SE²PIN salienta importância do evento para o IFPR – Campus Curitiba

Abertura do III SE²PIN salienta importância do evento para o IFPR

Na última segunda-feira (20), aconteceu a abertura do III Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, e Inovação (SE²PIN), no Câmpus Foz do Iguaçu do IFPR. O evento acontece até o dia 23 de outubro e conta com 600 convidados, sendo 450 alunos. Na cerimônia estiveram presentes o Reitor Substituto e Pró-Reitor de Ensino do IFPR, Professor Ezequiel Westphal, o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Professor Ezequiel Burkarter, a Diretora-Geral do Câmpus Foz do Iguaçu, Roseli Dahlem, o Presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, além de alunos e servidores do Instituto.

O Reitor Substituto destacou a importância de eventos como este para a consolidação da instituição: “O conhecimento e o saber são, também, construídos com a experiência, o convívio, a troca, a imersão. Garantir momentos como o SE²PIN é essencial para colocar o IFPR como instituição de referência e excelência do país”.

Burkarter falou sobre o espaço que inovação e pesquisa ainda têm a ser ocupado e o quanto é relevante para o dia a dia. O Pró-Reitor também agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. “É maravilhoso vivenciar esse momento com alunos ansiosos por conhecimento e por dividir seus trabalhos com outros estudantes. O IFPR se dedica há meses ao evento. São tempos de expectativas coroados com essa noite e, com certeza, com o SE²PIN 2014”, finaliza Burkarter.

Além da cerimônia, a abertura contou com uma palestra e apresentação cultural. A palestra do Professor Marco Randi – professor da UFPR e Doutor em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp – abordou o tema “Ciência, Tecnologia e Cotidiano”. O professor ressaltou que são situações como essas que contribuem para a melhoria da sociedade: “Conhecer é o primeiro passo para construir um mundo. Um estudante, que participa de um evento assim, terá estimuladas suas habilidades voltadas para o convívio com a ciência, a tecnologia e a educação. E assim se tornarão melhores cidadãos, mais aptos para a construção de uma sociedade e de um futuro melhor para todos nós”.

A apresentação cultural foi realizada pelo grupo Cantarolando – Clube da Música, que existe há dois anos e é formado por alunos do primeiro ano do Ensino Médio do câmpus anfitrião.

Matéria via Sepin

III SE²PIN, Câmpus Foz do IguaçuMarco Randi – professor da UFPR e Doutor em Biologia Celular e Estrutural pela UnicampDiretora-Geral do Câmpus Foz do Iguaçu, Roseli Dahlem; Reitor Substituto, Ezequiel Westphal; Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Ezequiel Burkarter; Presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel SamekApresentação Cultural – Grupo Cantarolando